Marketing médico: saiba como evitar punição do Conselho de Ética

O setor da saúde tem especificidades que não podem ser deixadas de lado no momento de iniciar uma estratégia de Marketing Digital. As práticas de divulgação são reguladas pelo Conselho Federal de Medicina, que publicou e atualiza quando necessário o Manual de Publicidade Médica, portanto esse planejamento não pode simplesmente seguir o que profissionais de outras áreas fazem.

De toda forma, e como qualquer outro profissional, o médico precisa divulgar seus serviços para atrair pacientes, pois a área médica é tão ou mais acirrada quanto as outras. Nesse contexto, o Marketing Digital é comprovadamente a melhor estratégia.

Vamos ver a seguir quais são as proibições do Conselho Federal de Medicina e como o Marketing Digital pode ser a melhor ferramenta para evitar punições.

 

Fuja da autopromoção

Em hipótese alguma o médico pode aparecer como o “mais capacitado”, “o único”, “o melhor”, nem promover a clínica como a mais moderna.

Também não pode divulgar qual a aparelhagem disponível no consultório, mesmo que o investimento tenha sido muito alto e que seja o melhor disponível no mercado.

Uma boa dica para divulgar que sua clínica é bem estruturada é falar da importância desses equipamentos para o tratamento e diagnóstico de doenças.

 

Exibir fotos dos pacientes

Nem “antes e depois”, nem nenhuma sugestão de divulgação do seu trabalho. Os paciente não podem ser expostos, mesmo que tenham autorizado.

A regra é uma das mais importantes do CFM e deve ser seguida à risca. Primeiro porque cada paciente tem suas características e estes não podem servir de comprovação de resultados. Além disso, médicos não podem usar seus pacientes para se promoverem.

 

Preços e descontos

Não divulgue quanto é cobrado em determinados tratamentos ou consultas.  Preços, promoções, parcelamentos, formas de pagamento e descontos não são permitidos como diferencial de qualidade.

Epidemias

Mesmo que seja com a melhor das intenções, criar alarmes de ameaça de epidemias e contaminações não é permitido. A ação pode ser vista como autopromoção a fim de ganhar credibilidade e respeito da população. Caso a informação seja cientificamente comprovada, apenas informe o órgão responsável.

 

Monitoramento de Marketing Digital

Um bom planejamento de Marketing Digital é importante para evitar esses erros. Por ser uma estratégia passível de monitoramento e estatísticas, o trabalho pode ser feito com perfeição e garantindo menos riscos de punições no Conselho de Ética do CFM.

O meio online oferece diversas ferramentas para que haja uma boa divulgação sem ser necessário se expor às proibições.

Uma equipe de Marketing Digital especialista em saúde saberá exatamente o que é necessário para um planejamento eficiente e seguro.

Entre os cases da Estrutura temos exemplos de como atender clientes da área médica de forma ética e com responsabilidade, preservando as regras de divulgação e mesmo assim gerando resultado para os profissionais de saúde. Converse com nossa equipe e saiba como é possível.

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