7 dicas sobre linguagem corporal: Os sinais não verbais na comunicação

Recentemente, falamos da importância do Media Training, dentro de uma estratégia de Assessoria de Imprensa, para a comunicação entre sua marca e a imprensa e demos  algumas dicas para facilitar esse processo. Em entrevistas, palestras ou um simples bate-papo, além do que é dito, há outros fatores que influenciam na mensagem e no modo como o conteúdo é entendido pelo interlocutor. A comunicação não verbal (entonação, gestos, expressões faciais etc.) é extremamente importante e pode fazer com que nosso discurso seja ou não bem recebido. Muitos estudiosos em linguagem não verbal defendem que pelo menos 90% da nossa comunicação é não verbal.

A linguagem corporal pode tanto confirmar como contradizer o que está sendo dito. Por isso, prestar atenção nos sinais que o corpo envia é importante, ainda mais quando se está diante de jornalistas ou de uma plateia. Algumas expressões de medo ou de ansiedade, por exemplo, podem ser confundidas com sinais de mentira, uma gagueira repentina e voz embargada denotam nervosismo ou falta de certeza do que está sendo dito. Para não ser traído por suas expressões ou gestos, é fundamental dominar o assunto, manter a calma e ter cuidado com alguns movimentos:

1. Mantenha uma boa postura: Postar-se com a coluna reta e com a cabeça erguida é sinal confiança.

2. Fale em um tom baixo, mas firme: Mantenha a voz firme, fale de maneira articulada e não grite jamais.

3. Não cruze os braços: Esse sinal pode passar a impressão de que vocês está na defensiva. Permaneça em uma posição receptiva.

4. Gesticule com as palmas das mãos para cima: Isso passa confiança a quem está lhe vendo. Permanecer com as mãos fechadas pode parecer que está desconfiado ou escondendo algo.

5.  Evite tocar o próprio rosto: Dá a impressão de que está em dúvida ou desconfia do que está sendo dito.

6. Não repita um gesto sistematicamente: Mexer constantemente em uma caneta, nos óculos ou nos cabelos, por exemplo, demonstra vulnerabilidade.

7. Sorria: O sorriso aproxima você do interlocutor, aumentando a confiança e fazendo com que fiquem mais relaxados.

 

Vale ressaltar que nenhum desses sinais devem ser interpretados como verdade absoluta, é preciso sempre avaliar o contexto.

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