Entenda por que você deve usar estratégia de comunicação integrada para seu negócio

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Por Erich Casagrande

Você tem uma boa ideia, um bom produto e as melhores intenções do mundo, mas nada disso será o bastante neste planeta de comunicação digital. É preciso também ser ouvido, lido e assistido em cada canto em que existe alguém com interesse no que você oferece. Afinal, o que mais queremos é entregar produtos, serviços e ideias que resolvam os problemas de quem realmente precisa, mesmo que as pessoas ainda não saibam o que é. Certo? Pois é, essa é uma missão complicada, mas que pode ficar mais fácil quando a sua comunicação é integrada e envolve assessoria de imprensa e inbound marketing.

Entender o que cada estratégia de comunicação busca e traz como resultados é o primeiro passo para entender como trabalhar com as duas frentes. Assim como ambas podem funcionar individualmente, é certo que a integração das estratégias irá potencializar os resultados uma da outra. Da assessoria, podemos ganhar exposição qualificada em veículos de imprensa com grande repercussão, mas é através das estratégias de inbound marketing que conseguimos capitalizar as visualizações, gerar resultados e vendas de forma direta.

Como trabalhar a comunicação integrada da sua marca

Em qualquer forma de comunicação, ter claro quais são os seus valores, quais informações devem ser transmitidas e entendidas pelo público-alvo, e quais os resultados esperados com esse processo é fundamental para ser eficiente em comunicar o que se deseja. Isso, basicamente, significa um bom brand marketing: consistente, claro e incorporado pela empresa. Se isso é importante para uma frente de comunicação, quando se trabalha com duas é ainda mais relevante, porque elas devem sempre estar alinhadas: você não pode comunicar um valor de empresa através dos e-mails marketing e outro valor em uma coluna da imprensa.

Dito isso, cabe entender como cada estratégia de comunicação irá trabalhar para sua marca ou empresa, para, em seguida, observar como a comunicação integrada de assessoria de imprensa e o inbound marketing, juntos, podem impulsionar os resultados.

O que a assessoria de imprensa pode fazer pela sua marca

A assessoria de imprensa trabalha para que a sua marca, empresa e negócio estejam presentes nos principais veículos de comunicação que sejam interessantes para suas estratégias de branding e vendas. Esses veículos podem ser jornais tradicionais, jornais locais, redes de televisão, revistas segmentadas e, principalmente, sites. O objetivo é ser visto pelo público em geral, a fim de familiarizar a marca com o mercado consumidor, mas tudo isso inserido dentro de assuntos relevantes e de utilidade para o público. É nesse ponto que a assessoria de imprensa se diferencia da propaganda e da publicidade convencional, pois é um trabalho constante, e não um anúncio interruptivo.

O trabalho com a imprensa também contribuiu para gerar autoridade e credibilidade. Afinal, uma reportagem na televisão, site, revista ou jornal impresso em que o seu produto ou marca é bem visto gera imediatamente uma boa referência a ele. As pessoas confiam no que a mídia informa e atribuem como verdade o que é dito ali. Logo, será uma grande vantagem quando a imprensa falar bem de você.

Assim como a assessoria trabalha para garantir que a marca esteja inserida em um contexto positivo ela também evita associações com assuntos negativos. Dessa forma, a marca se protege de crises ou as minimiza quando acontecem.

O que o inbound marketing pode fazer para sua marca

O inbound marketing cuida da parte profunda do que envolve posicionamento, presença e comunicação da sua marca na internet. Isso ocorre de tal maneira que o seus clientes chegarão de forma natural (ou orgânica) até sua marca e produtos. Esse trabalho consiste na produção de conteúdo qualificado sobre o mercado dos seus produtos e clientes, na presença nas redes sociais como forma de comunicar as soluções oferecidas, em e-mail estratégicos com cálculos de abertura e avaliações de cliques. Aos poucos, o inbound marketing irá cria um relacionamento com seus futuros clientes ao mesmo tempo em que mantém os atuais conectados à marca.

Diferentemente de interromper a rotina com anúncio ou propaganda num momento em que a pessoa nem mesmo está interessada na sua proposta, o inbound marketing trabalha para aparecer e estar presente no exato instante de curiosidade ou de anseio por solução sobre determinado assunto. Como a maioria das compras começa pela pesquisa de informações na internet, o Google concentra 3,5 bilhões de buscas diárias, e essa é a hora em que sua marca deve aparecer como algo interessante ao cliente, nesse caso, potencial cliente. O inbound marketing utiliza diversos recursos on-line para que esse processo aconteça o maior número de vezes e da forma mais eficiente.

Por que a integração das duas áreas é a melhor para você?

De forma simples, trabalhar a comunicação integrada de assessoria de imprensa e inbound marketing é fazer com que as duas frentes de comunicação apresentem resultados melhores. Em sintonia, esse trabalho rende mais conteúdos para nutrir a imprensa com boa informação, rende mais links em site externos, melhora seu posicionamento nos resultados de busca do Google e gera uma maior presença on-line da marca.

post-estrutura-comunicacaointegrada-icone-linkLink building

Há quem diga que o melhor lugar para esconder algo no mundo é a segunda página de buscas do Google. E pense bem: Quantas vezes você se deu o trabalho de navegar até a página dois ou três para encontrar o que procurava? Além dos conteúdos de qualidade que devem estar presente no seu site ou blog, outro fator muito importante para levar sua marca ao topo da primeira página do Google, de forma orgânica, é a construção de link building.

Esse processo ganha fôlego quando se otimizam as citações geradas pelo trabalho da assessoria de imprensa, transformando-as em hiperlinks direcionados ao seu site ou produto. Isso é link building: mencionar outros portais estratégicos para o negócio e ser mencionado por site de boa reputação no Google. Comunicação integrada potencializa esse trabalho e garante melhores resultados, que por consequência irão te ajudar a escalar os resultados de busca do Google.

post-estrutura-comunicacaointegrada-icone-conteúdoMelhor informação

Um dos pilares do inbound marketing é a produção de conteúdo: textos, infográficos, vídeos. Não importa o formato, é preciso produzir conteúdo inteligente e de qualidade sobre seu mercado e produto. E nesse ponto a comunicação integrada volta a se mostrar vantajosa em comparação a outras estratégias. Quando você tem uma escala de produção para o inbound marketing, esse mesmo conteúdo servirá de informação para trabalhar com a imprensa.

Por exemplo, junto a um release avisando sobre uma pauta, você pode enviar um vídeo no qual o diretor da empresa explica determinado processo. Além de esclarecer uma eventual dúvida, o repórter, ou o produtor de conteúdo do veículo de comunicação pode incorporar o vídeo na matéria, e o diretor aparecer para os leitores de forma espontânea. Desse modo, sua marca irá aparecer gratuitamente e com o desejado hiperlink para o seu site.

post-estrutura-comunicacaointegrada-icone-socialprofSocial proof

Outra vantagem é o social proof que a comunicação integrada favorece. Ou seja, a confiança que se cria por aparecer na mídia e pode ser otimizada quando se reúnem algumas das menções na imprensa e cria um conteúdo de decisão no seu fluxo de blog ou e-mails. Se a assessoria conseguir bons resultados no semestre, por exemplo, escreva um conteúdo e envie uma newsletter ressaltando a relevância dos portais de comunicação nos quais sua empresa e negócio foram bem avaliados.

post-estrutura-comunicacaointegrada-icone-influencerInfluenciadores

A integração de assessoria de imprensa com inbound marketing também colabora para o trabalho com os influenciadores. Geralmente, assessores de imprensa têm fácil acesso a pessoas influentes e sabem ter “jogo de cintura” para vender bem suas ideias e pautas. Trabalhar essas oportunidades de forma estratégica e não apenas casual irá gerar resultados expressivos de conversão. Mapeia, classifique, contate e ative influenciadores.

O resultado de todas essas ações é o aumento direto de tráfego qualificado no seu site e em torno da sua marca. São mais pessoas e organizações direcionando boas informações e comentários que valorizam seu jeito de trabalhar, seus valores e produtos de modo que a sua marca se torne referência. comunicação-integrada

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