Varejo do Futuro revela mudança no perfil do consumidor

O comportamento dos varejistas nos próximos anos foi o assunto da palestra “O Varejo do Futuro”, de Danilo Nascimento, no almoço-debate promovido pelo LIDE Santa Catarina nesta quinta-feira (11). De acordo com o especialista, é necessário que empresários tenham planejamento de longo prazo para manter a eficiência.

De 2002 até 2013, o Brasil experimentou um período extremamente produtivo para o varejo. O momento de inclusão social e financeira, com redução do desemprego e evolução da educação criou uma situação rara no mercado mundial. Danilo Nascimento, Vice-presidente da Dotz, maior empresa de fidelidade por coalizão do varejo brasileiro, é formado em Engenharia de Comunicação pela UFSCar, especialista em Varejo Americano pela Youngstown State University e membro do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. “A década de ouro do varejo brasileiro foi um fato raro nas economias modernas, em que a demanda é maior que a oferta”, afirma Nascimento. No entanto, a partir de 2013, houve o crescimento do descontrole de consumo e dificuldade de planejamento. “Vimos 60% da população ativa com alguma restrição financeira, ou seja, população endividada”, explica.

De acordo com Nascimento, esta alteração do poder de compra dos brasileiros alterou também o modo como o consumo ocorre. Com acesso massivo à Internet e variedade infinita de informações, fidelizar os clientes tornou-se uma tarefa extremamente difícil. “Os consumidores acreditam mais na opinião dos outros consumidores do que nas empresas e entidades. Isso impõe um desafio importante para o varejo”, constata. Para manterem-se competitivos no atual cenário, o especialista acredita na necessidade de planejamento. “Todos nós temos que atuar no curto prazo, mas com visão para longo”, pontua. Além disto, a retomada de crescimento estaria atrelada a estabilidade política e governabilidade, bem como equilíbrio fiscal e restauração da confiança do consumidor.

O almoço-debate, promovido pelo LIDE Santa Catarina, faz parte das ações para troca de experiências e conhecimento entre os líderes empresariais catarinenses. “Temos sempre que nos mantermos atentos às tendências e preparados para os desafios. Todos sentimos as mudanças recentes que estão ocorrendo no varejo brasileiro, por isso falar sobre o assunto é essencial para o crescimento e construção constante do grupo”, comenta o presidente do LIDE SC, Wilfredo Gomes.

Sobre o LIDE

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, é uma organização que reúne os principais líderes do Brasil e do mundo. Com o objetivo de integrar empresas, organizações e entidade privadas, por meio de programas de debates, fóruns de negócios, atividades de conteúdo. Fomenta o intercâmbio cultural, amplia a oportunidade de relacionamento e visa estimular a geração de negócios entre seus filiados. Fundado em junho de 2003, atualmente, são mais de 1.700 empresas filiadas no Brasil, que representam mais de 52% do PIB privado brasileiro.

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem 75 filiados no Estado, entre elas, 9mm, ACAERT, Associação Comercial de Criciúma, ADI, Angeloni, Anjo Tintas, Banco BTG Pactual, Báscara Investimentos Imobiliários, Brognoli, Calcard, Coan Gráfica, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Dot Digital Group, Dotz, Dudalina, Fiesc, Flex Contact Center, Gasparino Farbo Lebarbenchon Roman Sachet e Marchiori Sociedade de Advogados, GK Company, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guerreiro Negócios Imobiliários, Hertz Rent a Car, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Minister Vigilância, Multicorp, Multilog, Neoway, Nexxera, Oi, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, Queiroz Administradora de Imóveis, Regional Properties, SC Gás, Sebrae/SC, Sicoob, Sinepe SC, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Taschibra, Têxtil RenauxView S/A, TGB – Terminal Graneleiro da Babitonga, Tractebel, Villaggio Grando Boutique Winery, RRS Advogados Associados.

Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Blocolit, Cianet, Clear Inovação, Colormar, Damyller, Jô Cintra Boutique Viagens, Lumis Construtora, Mari Pelegrini, Vida Nova Imóveis, Par Mais Planejamento Financeiro, Procave, Santa Clara, Lica Paludo Produções, Khronos, Menton Turismo e JPS Negócios.

Ao LIDE Futuro estão associadas Mirach, Viaje Global, Grupo Maria´s, Dr. Cuco, Agência Mito, Magic Bubble e Lumensul.

Entre os critérios para filiar-se ao LIDE Santa Catarina estão: ser uma empresa líder em seu segmento, praticar a governança corporativa, ter pelo menos um programa de apoio constante no terceiro setor e projetos associados ao meio ambiente.

 

Sobre a Dotz

Com quinze anos de tradição, a Dotz é a líder de programa de fidelidade por coalizão do varejo brasileiro. A moeda Dotz, que faz a vida do brasileiro render mais, está presente em 13 praças, 690 cidades e permite que o consumidor ganhe Dotz em diversos lugares onde o programa foi lançado, com uma ampla rede de parceiros físicos, e depois troque os Dotz por produtos, passagens aéreas e um zilhão de outras coisas. São 18 milhões de consumidores e DZ 885 distribuídos por segundo, gerando mais de 10 mil trocas por dia. Em 2009, a empresa canadense LoyaltyOne, gestora do maior programa de fidelidade no modelo de coalizão do mundo, o Air Miles, tornou-se acionista e possui atualmente 37% de participação na Dotz.

Onde encontrar

Site: www.dotz.com.br

Facebook: facebook.com/programadotz

Twitter: @Programa_Dotz

Instagram: @Programa_Dotz

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo