3 motivos importantes para sua empresa investir em um blog corporativo

Quer entender o valor de construir um blog corporativo? Faça um exercício de memória, lembre como era o processo de compra antes de ter acesso aos conteúdos da internet: Você percebia que estava na hora de trocar o seu colchão. Com essa necessidade percebida, era hora de fazer uma pesquisa entre amigos para buscar uma indicação; depois tinha que ir até uma loja para conversar com um vendedor. Às vezes era preciso ir em mais de uma para escolher o produto de acordo com sua preferência. 

Nesta jornada de compra, antes da internet, era comum ter que separar um período completo do seu dia para fazer uma compra. E hoje? Como é comprar o mesmo produto?

Você percebe que precisa de algo novo para sua casa ou para sua empresa. Segundo os índices de pesquisa do CDL e do Portal E Commerce Brasil, 97% dos internautas pesquisam antes de fazer uma compra. 

É exatamente neste momento que ter um blog corporativo vai fazer toda a diferença em sua estratégia de venda, mesmo que seu produto não seja entregue pela internet ou se você é um prestador de serviços.

O que é um blog corporativo

O blog é um canal de comunicação criado para reunir conteúdos em texto e imagens que são um banco de informações sobre empresas e pessoas. Ele é um dos canais de comunicação conhecidos na internet e que se tornou fundamental nesta era da informação.

Ter um blog corporativo para sua empresa é como administrar o seu próprio portal de notícias, levando ao público o que é mais relevante para seus clientes e prospects. Um blog vai tornar sua estratégia de vendas mais robusta porque ele tem funções bem estratégicas:

  • Posiciona seu site no Google;
  • Gera mais autoridade para seu negócio;
  • Ajuda a vender mais.

Quer saber como acontecem esses movimentos? Acompanhe com a gente:

1 – Como um blog corporativo ajuda a ranquear seu site no Google

Quando sua empresa desenvolve um blog e ele passa a ser mostrado no site todos os conteúdos publicados nele são lidos pelo Google. Quanto mais textos publicados com as palavras-chaves relacionadas aos seus produtos e serviços, mais relevante esse blog se torna para o maior buscador mundial.

Isso significa que o seu site entrega conteúdos que respondem as pesquisas feitas pelos internautas, e para o Google será melhor sugerir um link que tem a ver com o que a pessoa buscou. Sendo assim, quanto melhor for o conteúdo, melhor posicionado será o seu blog dentro dos critérios do Google.

2 – O blog gera autoridade

Ter o seu próprio canal de comunicação com as pessoas que acessam o seu site é a oportunidade ideal para aprofundar os temas relacionados aos seus produtos e serviços.

O blog é o espaço certo para publicar conteúdos que vão educar sua audiência e preparar os interessados para o fechamento de negócios. Vamos voltar ao caso da compra de um colchão.

Se antes era preciso ir em diversas lojas para pesquisar preço e qualidade, hoje você faz isso online. O preço é fácil de encontrar, cada site vai fazer sua melhor oferta ao mostrar os anúncios para sua busca.

Mas e a qualidade, como determinar? Esse é o papel da autoridade que você pode gerar mostrando os diferenciais do seu produto. É possível criar textos explicativos, vídeos com tutoriais, falar da matéria prima e do processo de fabricação. 

Mostre ainda seus vendedores falando sobre o produto como se fosse pessoalmente com o cliente. Cada um desses conteúdos publicados no blog corporativo se transforma em um ativo para o seu negócio.

Os posts do blog podem ser usados em envios de e-mail marketing, conversas no Whatsapp, publicados nas redes sociais e também em campanhas patrocinadas de compra de mídia.

Outra forma de encontrar informações sobre a qualidade dos produtos é através dos comentários que os clientes fazem. Em um blog é importante deixar o canal de comentários ativos e atualizado.

3 – Tenha um blog e venda mais

Com um conteúdo bem posicionado, e com entrega de informações de valor será possível perceber o aumento das vendas como resultado dessa estratégia. 

Contudo, para que essa jornada de compra e de inbound marketing seja bem construída, o que um blog corporativo precisa é de conteúdo autoral e de qualidade. Seu portal de informações deve respeitar a cultura da sua empresa, ser alinhado a persona de cada produto e não deve apenas replicar conteúdos publicados em outros lugares.

Blog corporativo faz parte da estratégia de Inbound Marketing 

Em uma estratégia de atração de atenção de audiência, entrega de conteúdo e nutrição dos leads, o blog corporativo está totalmente envolvido.

Desta forma, investir na criação de uma produção de conteúdo com técnicas de SEO é indispensável. Mas, chegou a hora de fazer mais uma pergunta: Você sabe, ou tem equipe preparada, para desenvolver um blog corporativo com qualidade e estratégia?

Ter um time de especialistas para desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing é o caminho para conhecer a persona dos seus produtos, estudar as palavras-chaves para produzir conteúdo, publicar textos e imagens e fazer a nutrição dos leads de acordo com o momento da jornada de cada um.

A Estrutura de Comunicação atua há mais de sete anos com a criação de conteúdos para blogs corporativos e estratégia de Inbound Marketing. Nossos cases falam sobre os resultados obtidos e como nossos clientes conquistaram mais autoridade no mercado e mais vendas. Conheça nossos cases, e fale com a gente para saber mais sobre blog corporativo.

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