Sua empresa pode se tornar referência através de um livro

Quantos livros você já leu? Talvez nunca tenha parado para contar, mas sabe que através deles é possível adquirir conhecimento, informação e entretenimento. Os livros ajudaram a transmitir histórias, culturas e ensinamentos ao passar dos séculos, e ainda hoje, por mais digital que seja a realidade do mundo, eles são indispensáveis.

Um livro não precisa apenas contar uma história, ele pode ser um manual técnico de um serviço ou produto, reunir sugestões de gestão e dicas de especialistas em qualquer tipo de segmento, um guia sobre uma determinada localidade e pode, também, ser um registro histórico de uma empresa. Com certeza seu negócio pode estar representado em um livro, e não precisa completar o primeiro centenário para achar que sua empresa tem direito a um.

Uma das vantagens da era de informação rápida que vivemos foi o acesso à facilidades para publicação de um livro que não existiam há alguns anos. A edição de uma tiragem envolve profissionais de diferentes áreas e uma agência de comunicação vai te ajudar a identificar, planejar e executar todas as etapas desse projeto.

Conheça os cases de alguns livros produzidos pela Estrutura

Cervejarias Artesanais de Santa Catarina

A obra nasceu do desejo de divulgar a produção artesanal de cerveja em SC, a partir do contato do cliente, nossa equipe montou um projeto que contemplasse todas as necessidades e, para isso, contou com uma equipe de editor, pesquisador, redator, revisor, tradutor, fotógrafo, diagramador e designer gráfico, sob o comando de um coordenador e de um diretor de conteúdo, profissionais experientes e prontos para produzir um conteúdo inédito e que despertasse o interesse do leitor.

Quantum – 25 anos de muita energia

Este livro foi elaborado para contar a história de sucesso da Quantum Engenharia – empresa catarinense do setor de energia –, e comemorar seus 25 anos de história. Para isso, a Estrutura realizou pesquisas a documentos e fotos do acervo da empresa, entrevistou colaboradores, diretores e pessoas que fizeram parte da história da Quantum. Após o levantamento do material, passamos para produção, revisão, preparação e edição de texto. Além disso, contamos com fotógrafos e diagramador e realizamos todo trabalho de seleção, edição de fotos e o projeto gráfico.

Amigas da Lua

Um livro para meninas pré-adolescentes foi um desafio gratificante para toda a equipe. A autora pôde contar com nossa equipe, que trabalhou desde a concepção do projeto até a entrega do livro pronto. Nosso trabalho envolveu ilustração; revisão, adequação de linguagem e preparação do texto; diagramação e edição. Todo trabalho foi coordenado pela Estrutura Assessoria de Imprensa e Conteúdo.

Ferramentas da Administração

A partir do material – textos dispersos de vários autores, professores do curso de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) –disponibilizado pelos idealizadores, nossa equipe fez a organização, a revisão e a preparação dos textos para que se tornassem, enfim, um livro, uma espécie de manual, ao mesmo tempo simples e completo, para estudantes e profissionais de Administração.

Por que os FDPs sobem nas instituições

Nesse divertido manual de convivência em ambiente corporativo, os autores descrevem tipos comuns nas empresas e organizações. A partir dos originais dos autores e ideias dispersas, após algumas reuniões, a equipe da Estrutura traçou planos de ação. Neste projeto, coordenado por nós, realizamos revisão, adequação de linguagem, preparação edição do texto; diagramação.

Planejando um livro: das ideias à publicação

  1. Conversar com um profissional da comunicação, os mesmos que podem fazer assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo da sua empresa, é o primeiro passo para identificar os assuntos em potencial para o projeto de um livro. Se o seu negócio oferece um serviço, produz algo ou vende determinados produtos, uma análise da empresa será suficiente para identificar o formato que o livro terá. Ele poderá ser um manual, um guia ou ainda um registro histórico e social da sua marca;
  2. Definido o formato que o livro terá, o texto pode ser escrito pelos profissionais da agência de comunicação, que através de entrevistas e consulta de arquivos irão construir esse documento;
  3. Enquanto a parte editorial é revisada e aguarda aprovação, a ilustração do material já pode iniciar. Para definir a melhor forma de unir imagem e texto será criado o projeto gráfico. As imagens podem ser fotos, mapas, gráficos, ilustrações, reprodução de documentos históricos e o que mais a criatividade permitir;
  4. O projeto ganha personalidade e passa a ter características de livro quando a diagramação determina. Nesta etapa são pensadas as fontes, as cores, a distribuição das ilustrações e a capa. O responsável por isso será um profissional da área de design gráfico. É ele quem cria o equilíbrio da obra;
  5. Com todo conteúdo aprovado e a diagramação finalizada o arquivo pronto segue para a gráfica, onde ganhará vida real, se tornará um produto palpável e pronto para ser distribuído.

Para que o projeto tenha qualidade, cada etapa deve ser produzida com profundidade, cuidado e muita atenção. Da primeira ideia até a edição impressa, o livro precisa passar pelas etapas de pesquisa, produção, redação, edição, revisão e projeto gráfico, e o tempo de conclusão vai depender do tipo de livro e sua proposta, mas, com agilidade, é possível finalizá-lo em até dois meses.

Ficou com vontade de ver seu negócio sendo assunto de um livro? Não perca tempo! Converse com a gente e comece já a idealizar a noite de autógrafos.

foto 2

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo