O digital não está dando resultado? Encontre o erro na estratégia de comunicação

O digital não está dando resultado? Encontre o erro na estratégia de comunicação

Investir em estratégias de comunicação para atuar de forma digital é uma realidade para qualquer tipo de negócio. Mas, e quando você não vê resultado, será que está cometendo algum erro na estratégia de comunicação? Há um ano o Brasil vive um cenário de pandemia e foi a presença online que garantiu a sobrevivência de diversas empresas no país.

Ter uma presença digital consolidada, que dá oportunidades para reforçar a marca e gerar mais negócios, é um posicionamento que exige planejamento, acompanhamento de métricas e desenvolvimento de ações estruturadas. Atuar no online não significa ter um site, um perfil nas redes sociais e enviar campanhas de e-mail marketing quando o mercado está aquecido.

Se você já começou a movimentar sua empresa na internet, mas ainda não vê resultados, é hora de analisar o que pode estar errado. Reunimos alguns erros mais comuns na estratégia de comunicação e convidamos você para uma reflexão. 

Identificando o erro na estratégia de comunicação

Atuamos como agência de comunicação há quase uma década, neste período a Estrutura de Comunicação já recebeu clientes de todos os portes. Empresas grandes e com departamento de marketing; empresas pequenas e sem muita ideia de como começar; empresas de médio porte que já tinham dado alguns passos, mas não viam resultado e nos procuraram para alavancar os negócios.

Em todos os casos é possível desenhar uma estratégia em busca de resultados, que vão depender do objetivo de cada empresa. Com toda essa experiência de mercado, e com uma equipe especializada em Comunicação Integrada, conseguimos observar que na maioria das vezes quem acha que está fazendo um bom trabalho no online, na verdade, não definiu um planejamento e uma estratégia.

Nesses casos os resultados não aparecem. É sobre esses erros na estratégia de comunicação, e como podemos atuar em cada um deles, que vamos falar a seguir:

Não falar com o público certo

Falar em público alvo nas estratégias de marketing digital é falar de “persona”. A persona é o cliente ideal de um negócio. E cada serviço ou produto pode ter diferentes “personas”.

Quando um negócio não desenha esse perfil ideal de cliente, e não sabe com quem está falando, é comum criar um conteúdo sem direcionamento, o que reflete em um dos erros mais comuns: sua mensagem não chega ao seu potencial cliente.

Vamos usar como exemplo um dos nossos clientes do mercado imobiliário, a Alínea /J.A. Urbanismo. Eles realizam a incorporação de loteamentos, e comercializam terrenos nesses espaços. A persona deste negócio são as pessoas interessadas em adquirir um imóvel, e que consideram a compra de um terreno. 

Na hora de programar os conteúdos, a compra de mídia online e as ações de comunicação, se eles não determinarem que essas pessoas são as que vão fazer parte dessa estratégia, eles vão gastar recursos de tempo e dinheiro para falar com a pessoa errada. 

Gerar leads desqualificados

O resultado do erro anterior é o que vai fazer o negócio chegar neste erro: leads sem qualidade para o negócio. Para entender o que é um lead você pode ler esse artigo do blog

Com um contato que não tem o perfil adequado a equipe comercial não terá uma atuação eficaz, uma vez que o filtro aplicado na aquisição daquele contato não tinha uma definição clara.

Para conquistar leads qualificados a comunicação do seu negócio precisa ter as palavras-chaves corretas, as páginas com conteúdo que direcionam para uma ação que você deseja e também a segmentação de público na hora de anunciar seu produto ou serviços nos canais de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads.

Não ter um bom planejamento

Criar um planejamento de comunicação é o primeiro passo para colocar uma estratégia bem elaborada em ação. Sem um bom planejamento a empresa que está investindo no digital corre o risco de ter pouca efetividade.

Um bom planejamento inclui:

  • Levantamento de temas relevantes para levar conteúdo de qualidade para a persona; 
  • Calendário de publicação nos canais de comunicação da marca, como blog, redes sociais e equipe comercial;
  • Abordagens com linguagens diferentes para cada um desses canais;
  • Levantamento de momentos oportunos para envio de e-mail marketing com ações promocionais, cupons de desconto e reativação do lead na base de engajados;
  • Análise de cada uma das ações realizadas.

Deixar de acompanhar os resultados é um erro na estratégia de comunicação

Um dos diferenciais do marketing digital, em relação ao marketing tradicional, é a quantidade de informações  e dados gerados a partir de ações online. Quando uma empresa compra um espaço de mídia nos meios tradicionais, como televisão e rádio, por exemplo, existe uma estimativa de audiência de cada veículo, mas não será possível saber ao certo quantas pessoas assistiram e quem são os interessados em seu produto.

No marketing digital é diferente. Você consegue acompanhar exatamente quantas pessoas acessaram seu site. É possível saber quais páginas concentram o maior número de pessoas e quanto tempo elas passam lendo o que está publicado. 

Para lançar um anúncio é possível escolher o perfil, de acordo com sua persona, para mostrar a campanha certa e na hora que você desejar. 

E se tudo isso está ao seu alcance, não analisar esses dados se transforma em um erro na estratégia de comunicação. Por isso, ter uma equipe especializada na análise de dados e no ajuste de estratégia faz toda a diferença para os resultados positivos.

Abrir mão do marketing em momentos de crise

Um erro na estratégia de comunicação é olhar para o marketing como gasto e não como investimento. Cortar ações de comunicação quando o mercado está instável acaba sendo a estratégia errada a seguir. 

Sem utilizar os recursos digitais de atração de tráfego, e de divulgação do negócio, a tendência é a queda ainda maior nas vendas e na obtenção de novos potenciais clientes.

A solução para esse erro é enxergar o valor que a estratégia de comunicação e marketing oferecem para as empresas que atuam de forma digital.

Como resolver os erros na estratégia de comunicação?

Quando um empresário que começou a investir em ações digitais olha para os números e não tem um bom retorno, esses erros acima são os primeiros que devem ser observados. 

A solução para encerrar o ciclo de maus resultados é atuar com planejamento, produção de conteúdo de qualidade para a persona certa, análise de dados e investimento constante na atração de tráfego.

Para que essa estratégia aproveite todo o potencial, o ideal é contar com uma equipe de múltiplos conhecimentos e experiências, afinal, enquanto você se interessa pelo desenvolvimento do seu produto e serviço, um time completo de comunicação cuida de toda produção e execução do que realmente importa para obter os melhores resultados das ações digitais.

Confira nossos cases de sucesso, e entenda a importância de contar com uma agência de comunicação integrada.

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


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