Quando uma empresa faz um investimento os gestores esperam que o que foi investido tenha um retorno positivo para os negócios. Mas, será que é possível mensurar o que dá ou não resultado nas ações de marketing digital? Quem tem a resposta é o ROI. É esse cálculo que poderá orientar as estratégias e análises.
ROI é uma sigla da expressão em inglês “Return over Investiment”, traduzido como retorno sobre o investimento. Na prática esse indicador é utilizado para avaliar se os investimentos realizados nas estratégias de marketing e outras ações estão gerando mais volume de negócios, qual tipo de estratégia funciona mais e qual deve ser transformada para não causar prejuízo.
A fórmula mais simples para calcular o retorno sobre o investimento é utilizar a fórmula:
ROI = Receita – Custo dividido pelo custo x 100
(VALE FAZER UMA ARTE PARA ESSA PARTE)
Para chegar ao número da receita você deve classificar tudo que a empresa soma em vendas. Mas é importante começar e terminar com dados relacionados ao mesmo setor ou campanha.
Se a empresa investiu em uma campanha de compra de mídia patrocinada e vendeu uma quantidade de produtos relacionados a essa ação, este será o número da receita a ser considerado para o cálculo de ROI
Já os custos são todas as despesas que foram empregadas na viabilidade da ação que você vai calcular.
Considerando a campanha de compra de mídia para anunciar um produto, você deve incluir o valor investido na plataforma de anúncios, a equipe de produção das artes, a compra de imagem ou produção de foto para criar o anúncio e assim por diante.
Com esses números mapeados é a hora de colocar na fórmula para saber se foi mais positivo ou negativo, se o custo de aquisição do lead e do cliente está dentro da sua estratégia e se vale a pena investir mais, ou parar de investir.
Esse é o objetivo do cálculo de ROI: fazer você tomar decisões estratégicas sobre como criar e manter ações de divulgação, propaganda, treinamento de equipe e ferramentas de gestão.
O ROI é uma métrica que apresenta o resultado em percentual, e não em número absoluto, por isso é mais fácil comparar as ações, mesmo que elas sejam distintas em seus formatos.
Por exemplo: vale mais a pena investir no treinamento da equipe, identificação de um ponto de venda e produção de material impresso para anunciar um lançamento de um produto ou fazer campanha no meio digital para vender o mesmo produto online.
Com o cálculo de ROI será possível chegar a essa decisão.
Quem está à frente de um negócio sabe que deve considerar cada real investido, e pretende saber qual canal traz mais retorno para que possa ampliar os ganhos. Desta forma, calcular o ROI pode trazer respostas e insights sobre:
Para que essas métricas reflitam a real situação do negócio é importante que a equipe esteja alinhada no registro dos dados e manutenção das informações atualizadas.
O ROI é um cálculo, ele será expresso em números, e a resposta certa só será entregue se a conta for feita com dados verdadeiros.
Uma das grandes vantagens do marketing digital é que praticamente toda ação pode ser mensurada, e isso é fundamental para a análise e cálculo de ROI. Se você estudar sobre grandes campanhas e estratégias vai encontrar uma equipe multidisciplinar cuidando de cada etapa do processo.
Para ter os melhores retornos sobre o investimento é indispensável desenhar uma estratégia do ponto de partida até onde deseja chegar com determinada campanha. Para isso, profissionais de pesquisa de mercado, produção de conteúdo, gestão de tráfego e compra de mídia patrocinada, designer, produção de foto e vídeo, envio de email marketing e jornada de nutrição do lead devem ser os envolvidos em uma campanha que visa obter um retorno.
Para cada um desses pontos é possível encontrar métricas de desempenho e de acompanhamento que vão permitir ajustar a caminhada e ceder informações suficientes para realizar o cálculo de ROI.
Olhando para sua equipe hoje, você enxerga profissionais muito habilitados em todas essas esferas de conhecimento e trabalho? Se a resposta for não, ainda não tenho toda essa estrutura, o ideal é contar com o trabalho de agência de comunicação com uma equipe completa para atender as necessidades do seu negócio.
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