Roi no Marketing: saiba o que é e como fazer esse cálculo

Roi no Marketing: saiba o que é e como fazer esse cálculo

Quando uma empresa faz um investimento os gestores esperam que o que foi investido tenha um retorno positivo para os negócios. Mas, será que é possível mensurar o que dá ou não resultado nas ações de marketing digital? Quem tem a resposta é o ROI. É esse cálculo que poderá orientar as estratégias e análises.

ROI é uma sigla da expressão em inglês “Return over Investiment”, traduzido como retorno sobre o investimento. Na prática esse indicador é utilizado para avaliar se os investimentos realizados nas estratégias de marketing e outras ações estão gerando mais volume de negócios, qual tipo de estratégia funciona mais e qual deve ser transformada para não causar prejuízo.

Como o ROI é calculado?

A fórmula mais simples para calcular o retorno sobre o investimento é utilizar a fórmula:

ROI = Receita – Custo dividido pelo custo x 100

(VALE FAZER UMA ARTE PARA ESSA PARTE)

O que incluir na receita de ROI

Para chegar ao número da receita você deve classificar tudo que a empresa soma em vendas. Mas é importante começar e terminar com dados relacionados ao mesmo setor ou campanha.

Se a empresa investiu em uma campanha de compra de mídia patrocinada e vendeu uma quantidade de produtos relacionados a essa ação, este será o número da receita a ser considerado para o cálculo de ROI

O que incluir no custo de ROI

Já os custos são todas as despesas que foram empregadas na viabilidade da ação que você vai calcular.

Considerando a campanha de compra de mídia para anunciar um produto, você deve incluir o valor investido na plataforma de anúncios, a equipe de produção das artes, a compra de imagem ou produção de foto para criar o anúncio e assim por diante.

Com esses números mapeados é a hora de colocar na fórmula para saber se foi mais positivo ou negativo, se o custo de aquisição do lead e do cliente está dentro da sua estratégia e se vale a pena investir mais, ou parar de investir. 

Esse é o objetivo do cálculo de ROI: fazer você tomar decisões estratégicas sobre como criar e manter ações de divulgação, propaganda, treinamento de equipe e ferramentas de gestão.

O ROI é uma métrica que apresenta o resultado em percentual, e não em número absoluto, por isso é mais fácil comparar as ações, mesmo que elas sejam distintas em seus formatos.

Por exemplo: vale mais a pena investir no treinamento da equipe, identificação de um ponto de venda e produção de material impresso para anunciar um lançamento de um produto ou fazer campanha no meio digital para vender o mesmo produto online.

Com o cálculo de ROI será possível chegar a essa decisão.

Quais respostas posso encontrar com o cálculo do ROI no marketing?

Quem está à frente de um negócio sabe que deve considerar cada real investido, e pretende saber qual canal traz mais retorno para que possa ampliar os ganhos. Desta forma, calcular o ROI pode trazer respostas e insights sobre:

  • Quais são os canais que dão mais retorno para a empresa;
  • De onde vem as maiores fontes de lucratividade;
  • Eficácia do processo de vendas;
  • Qual retorno as campanhas de email marketing, conteúdo e anúncios patrocinados estão trazendo mensalmente para o negócio.

Para que essas métricas reflitam a real situação do negócio é importante que a equipe esteja alinhada no registro dos dados e manutenção das informações atualizadas.

O ROI é um cálculo, ele será expresso em números, e a resposta certa só será entregue se a conta for feita com dados verdadeiros.

Trabalho de marketing é feito em equipe 

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que praticamente toda ação pode ser mensurada, e isso é fundamental para a análise e cálculo de ROI. Se você estudar sobre grandes campanhas e estratégias vai encontrar uma equipe multidisciplinar cuidando de cada etapa do processo.

Para ter os melhores retornos sobre o investimento é indispensável desenhar uma estratégia do ponto de partida até onde deseja chegar com determinada campanha. Para isso, profissionais de pesquisa de mercado, produção de conteúdo, gestão de tráfego e compra de mídia patrocinada, designer, produção de foto e vídeo, envio de email marketing e jornada de nutrição do lead devem ser os envolvidos em uma campanha que visa obter um retorno.

Para cada um desses pontos é possível encontrar métricas de desempenho e de acompanhamento que vão permitir ajustar a caminhada e ceder informações suficientes para realizar o cálculo de ROI.

Olhando para sua equipe hoje, você enxerga profissionais muito habilitados em todas essas esferas de conhecimento e trabalho? Se a resposta for não, ainda não tenho toda essa estrutura, o ideal é contar com o trabalho de agência de comunicação com uma equipe completa para atender as necessidades do seu negócio.

Quer saber mais sobre ROI e sobre ter uma agência trabalhando para sua empresa? Então fale com a gente!

Por

Estrutura de Comunicação

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