Saiba como agir em casos de fraude de cartão

Ter o controle dos gastos e saldos mensais faz a diferença na hora de descobrir se você teve algum cartão clonado. Outra prática essencial é conferir os extratos com freqüência, assim você saberá exatamente onde e quando seu dinheiro foi investido. Procure usar caixas eletrônicos de lugares seguros, como agências e shoppings ou ainda sacar, quando possível, em casas lotéricas. Esse tipo de atitude pode ser crucial para evitar que seu cartão seja clonado.

Três em cada dez brasileiros já sofreram com fraudes em cartões de crédito, débito e pré-pagos, segundo uma pesquisa realizada pela ACI Worldwide, empresa que produz sistemas de prevenção a fraudes bancárias e lavagem de dinheiro.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, o fato de muitos cartões possuírem chip, cerca de 85%, inibe a clonagem nacional. Mas atenção com viagens ao exterior, as máquinas leitoras de chip são minoria, por isso pode acontecer de a tarja ser clonada e o cartão usado para compras lá fora, com o agravante de ser em moeda estrangeira. Fique de olho na sua fatura, mesmo que esteja no débito automático. Uma outra prática para evitar dores de cabeça é avisar o gerente do banco e a administradora em caso de viagem ao exterior, a empresa poderá, assim, ter maior controle sobre compras internacionais registradas no cartão e poderá avisar o consumidor se desconfiar de alguma operação.

Fique atento também com outro tipo de fraude comum, aquela feita virtualmente, quando o consumidor faz compras pela internet ou pelo telefone e fornece os dados do cartão. Compre sempre em sites seguros e evite baixar no seu computador arquivos de procedência duvidosa.

Caso aconteça algum tipo de fraude de cartão, saiba que o banco tem total responsabilidade pelas transações realizadas e que deve devolver o dinheiro. Ao constatar o problema, primeiro faça um boletim de ocorrência e depois se encaminhe ao banco, o gerente da sua conta vai pedir alguns documentos e assim encaminhar o procedimento de devolução, que costuma ser rápido. Se o caso não for solucionado, o cliente pode recorrer ao Procon, ou entrar com ação judicial. Se acontecer de pagar as contas cobradas a mais sem perceber ou a administradora do cartão clonado insista em fazer a cobrança, o consumidor deve receber o valor de volta, em dobro.

 

Dr. Luciano Duarte Peres é especialista em direito bancário e presidente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Bancário

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