Por que é preciso estar bem ranqueado no Google?

Conquistar um lugar de destaque na internet e aparecer nas primeiras colocações nos resultados das buscas é a meta de praticamente todo negócio digital. Mas, o que é preciso fazer para estar bem ranqueado no Google? 

O Google, uma das principais empresas de serviços online, tem o portal mais popular de pesquisas em todo o mundo. Isso faz com que os sites que operacionalizam negócios através da mídia virtual queiram estar bem ranqueados, para que possam ser encontrados pelos interessados em seus produtos e serviços.

A grande fonte de renda do Google é a venda de espaços publicitários. Qualquer empresa pode ser anunciante no gigante da internet, mas o que a maioria deseja é aparecer de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir em anúncio, para ser mostrado nas primeiras páginas do portal.

Com milhões de sites registrados na web, milhares deles sendo concorrentes, o que os especialistas em mercado digital querem é aparecer primeiro. Para que essa lista mostrada seja a melhor possível, o famoso ranqueamento no Google, a empresa criou mecanismos para qualificar e avaliar as páginas. Essa qualificação é realizada por meio dos algoritmos.

O que é o algoritmo do Google

O algoritmo é uma fórmula desenvolvida pelos especialistas do Google para fazer a leitura dos sites e pontuar o quão relevantes eles estão para serem mostrados aos usuários. Ao longo de duas décadas de atividade esse mecanismo já passou por uma série de mudanças e vem tornando a experiência para a pessoa que busca algo na internet cada vez mais personalizada.

Estima-se que atualmente são cerca de 200 elementos diferentes que o algoritmo leva em consideração quando vai classificar uma página dentro do seu modelo de ranqueamento. Sendo assim, não existe fórmula mágica e sim adaptações do seu conteúdo que tornam suas páginas boas candidatas às primeiras posições e seu site bem ranqueado no Google.

Tudo começa pela escolha da palavra-chave e as técnicas de SEO que são aplicadas em cada página de um site. Nós explicamos o que é o SEO, e apresentamos um case bem prático, aqui no blog. Clique aqui para ler.

Mas, além de saber usar as técnicas de SEO, existem outras práticas que tornam seu site melhor ranqueado no Google melhor para o seu site. Confira algumas que escolhemos para detalhar:

Conteúdo original é importante para ranqueamento no Google

Existe uma regra de boas práticas na produção de conteúdo para seu site e blog: Não copie o texto de outros sites. A autenticidade do seu conteúdo é um dos elementos que o Google leva em consideração na hora de qualificar a página.

Vamos levar em consideração que, se tem alguém que conhece tudo que está publicado na web, esse “alguém” é o Google. Os mecanismos automatizados de cruzamento de dados que a empresa têm são muito avançados, ele consegue rapidamente identificar quando um conteúdo é uma cópia ou é original.

E, no caso de ser uma cópia, seu site vai ficar severamente penalizado. Desta forma, não corra o risco de ficar fora das pesquisas por ter publicado algo que alguém já fez. Invista na produção de textos autorais e jamais plagiados.

Tamanho do conteúdo fala sobre sua profundidade

Quando os especialistas em marketing digital falam em “geração de conteúdo” eles se referem aos textos, vídeos e materiais gráficos que seu negócio utiliza para mostrar o que faz. 

Criar conteúdo é dividir com sua audiência, clientes e interessados o que seu negócio faz e qual problema ele soluciona. Por isso, não faz sentido copiar algo de outra empresa, ou ser muito superficial, afinal, por meio do conteúdo você deseja se tornar uma opção para quem está buscando um produto ou serviço.

Desta forma, quanto maior for um conteúdo publicado no blog, mais o Google vai entender que seu site sabe do que está falando. Mas, atenção! Não é para escrever um texto de três mil palavras com técnicas de ocupar espaço, o famoso encher linguiça.

Quando você tem o que dizer, será natural produzir algo autoral e bem completo sobre o que está vendendo. E isso contribui para um bom ranqueamento no Google.

Site com design responsivo ajuda a estar bem ranqueado no Google

Basta olhar ao seu redor para perceber: a maioria das pessoas consomem conteúdo pelo smartphone. Por isso, invista em ter um site que se adapte ao celular. Isso é conhecido tecnicamente como design responsivo.

Seu site deve ter um formato para o computador e outro para o celular, porque é desta forma que a experiência para quem acessa ele será melhor.

Esse é um dos 200 fatores que o Google leva em consideração na hora de mostrar um site em vez de outro, principalmente quando a busca é feita pelo mobile. Ele não vai querer entregar no resultado da busca um site que vai ter uma navegação ruim, por isso, para estar melhor posicionado que seu concorrente, fique atento a isso.

Esses são alguns dos critérios que o Google leva em consideração na hora de classificar um site, mas como a gente falou anteriormente, são mais de 200. 

Gerar mais tráfego e oportunidades de negócio por estar bem ranqueado no Google

Mas, por que é importante pensar em tudo isso? Porque quem aparece melhor colocado atrai mais volume de acessos para o site e, consequentemente, gera mais oportunidades de negócio. 

As vendas online são feitas baseadas em um funil. São necessários um volume “X” de acessos para que um número “Y” de pessoas se tornem leads, para que então você tenha a chance de converter “Z” em clientes.

O Inbound Marketing é uma das técnicas que podem ser aplicadas para que você entenda quantos acessos precisa para vender. Conhecendo esses números será possível ajustar elementos como campanhas pagas, produção de conteúdo, mídias de atração e canais de venda.

Quer ranquear melhor seu site no Google, conhecer seu funil de marketing digital e vender mais? Então fale com nossa equipe! Temos especialistas em SEO, produção de conteúdo, campanhas patrocinadas e estratégia de comunicação integrada. 

Conheça nossos cases e saiba como temos feito a diferença para nossos clientes.

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