Reaproveitamento de resíduos move indústria catarinense que recupera restos de peixe

Reaproveitamento de resíduos move indústria catarinense que recupera restos de peixe

As empresas que trabalham com sustentabilidade têm ganhado mais espaço e destaque dentro dos mais diferentes mercados nos dias atuais. A preferência dos consumidores por produtos que estampam a responsabilidade ambiental já é uma estatística e o crescimento desse número é devido ao novo olhar da sociedade para as questões que evolvem o bem estar da população e a saúde do planeta.
A catarinense Agroforte, indústria de processamento de resíduos que transforma as sobras de pescado em matéria-prima para a fabricação de alimento animal, ativou o mercado com esse viés sustentável no ano de 2002, e beneficia, até hoje, aquilo que provavelmente iria ter como destino os lixões das grandes cidades. Uma empresa que não se importa apenas com a produção e lucro, mas também com o reflexo que as ações têm no meio ambiente.
Diariamente caminhões levam para a sede da Agroforte, na Grande Florianópolis, toneladas de resíduos de pescado. O material é resultado da sobra da filetagem realizada em peixarias e indústrias pesqueiras de todo o litoral catarinense que acabam descartando entre 50 e 70% do peixe – como cabeça, rabo e ossos, partes sem valor para consumo humano. Para evitar que esse produto de qualidade acabe sendo desperdiçado, a empresa de processamento atua na transformação destes resíduos em farinha e óleo. Desse insumo 25% é farinha, 5% é óleo e 70% é agua, que a empresa devolve dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes para o meio ambiente.
Países como: Sri-Lanka, Chile, Argentina, Taiwan, Bangladesh, Vietnam e Panamá escolhem a farinha e óleo produzidos aqui em Santa Catarina, justamente pelo cuidado que a indústria tem com o meio ambiente, que do ponto de vista dos importadores é positivo, pois buscam produtos sustentáveis provenientes do processamento da indústria alimentícia.
Uma indústria que trabalha com excelência na coleta de resíduos de peixes e hoje é uma empresa totalmente voltada para o crescimento da sociedade e preocupada com a sustentabilidade.

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo