Quer vender mais em seu e-commerce? Conheça três passos que irão ajudar nesta conquista

O comércio eletrônico é um setor atrativo para a economia brasileira em 2016, de acordo com as previsões da E-bit, plataforma-referência no fornecimento de informações sobre e-commerce nacional. O principal espaço de crescimento está no aumento de vendas por dispositivos móveis. Uma pesquisa realizada com usuários de internet móvel apontou que cerca de 45% dos entrevistados já realizaram alguma operação de pagamento através do smartphones, principalmente para aquisição de roupas, e acessórios (59%); celulares (56%); e eletrônicos em geral (49%), os dados são de 2015, e a pesquisa foi encomendada pelo Mercado Pago, em parceria com o Instituto Ipsos.

Em um cenário favorável como esse, é natural que os empreendedores queiram migrar para o ambiente virtual no desejo de vender seus produtos e serviços, e com esse plano são centenas de negócios online, o que leva ao questionamento: “O que eu preciso para vender mais no e-commerce?”

As lojas virtuais precisam estar sobre bases sustentáveis que irão determinar o crescimento dos negócios: Dinheiro em caixa; estoque; loja ativa e marketing digital. Esses são os pilares que farão o negócio ter rotatividade e conquistar sucesso. Se você é gestor de um e-commerce e entende das questões financeiras e operacionais, mas não domina as estratégias de marketing digital, acompanhe os passos básicos para encaminhar o planejamento das vendas online.

 

  • Apareça no resultado das buscas

Vender na internet é concorrer com centenas de outros negócios, por isso, para se destacar e aparecer antes do concorrente, otimize seu site/ loja virtual de acordo com as regras de SEO (Search Engine Optimization) – um conjunto de técnicas que ajudam a classificar sua página entre os resultados dos motores de busca, principalmente o Google.

Essas regras fazem referência ao conteúdo, autoridade e relevância. Cada uma das páginas e descrição de produtos deve ter conteúdo original, com descrição mais completa possível e utilizar palavras-chave. Quando sua página segue essas orientações, seu site ganha autoridade e a constante atualização gera tráfego, o que torna sua loja uma opção relevante para ser apresentada para quem busca por um produto que você tem para oferecer.

 

  • Monte uma base segmentada de contatos

Ter um blog associado à loja é uma boa estratégia de manter o tráfego em seu site, por isso a importância de atualizar com frequência esse espaço. Ofereça conteúdos ricos, como e-books, infográficos e dicas em vídeo a respeito do seu produto ou serviço e registre os e-mails dos interessados em seu conteúdo, dessa forma, é possível criar uma base segmentada de interesses. Faça o mesmo com quem já é cliente, separando esses contatos por tipo de interesse.

 

  • Crie e mantenha um relacionamento com os clientes

Utilize os e-mails (com devida autorização) para manter a comunicação e informar sua base a respeito das promoções e lançamentos em sua loja. A segmentação da base de contatos é essencial para que e-mails específicos possam ser enviados com uma frequência adequada e o tráfego no site seja constante, porém sem precisar atrair sempre as mesmas pessoas.

Se você vai lançar uma campanha específica de produtos para mulheres, não precisa enviar e-mails para quem compra apenas produtos masculinos, mas pode incluir os homens que já compraram algo para presentear, por exemplo. Essas informações são detalhadas quando você usa uma base de automação de marketing, uma ferramenta que permite a segmentação e envio de conteúdos para essas listas de e-mails.

Utilize também as redes sociais nesse relacionamento. Faça publicações constantes, responda às dúvidas e aceite as sugestões dos clientes e interessados em sua loja, crie um canal de comunicação rápida e mantenha a proximidade.

Usar uma estratégia bem planejada, seguir essas regras de conteúdo, atração e relacionamento e ter produtos de qualidade poderão fazer seu negócio conquistar sucesso online, por isso, invista no marketing digital e veja as taxas de conversão crescendo.

Para saber mais sobre como implantar e-commerce na sua empresa, converse conosco!

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo