Marketing de influência: Você sabe quando está sendo impactado?

Quantas vezes você já acessou suas redes sociais hoje? Será que em alguns minutos já foi possível ter sido impactado pelo marketing de influência? Dados de pesquisas realizadas por plataformas de mídias e audiência registram que cerca de 140 milhões de brasileiros acessam as redes sociais todos os dias. Isso representa 66% da população do país.

São números expressivos! É possível afirmar que jovens e adultos consomem conteúdos por, em média, três horas ao longo do dia. De acordo com a plataforma norte-americana, Socialbakers, o Instagram é a rede social com maior engajamento. São cerca de 500 milhões de contas que utilizam a plataforma todos os dias e acessos diários em todo o mundo.

De olho nesta audiência grandiosa, e com o poder de escolher com quem você quer falar, a partir da seleção do público alvo e das estratégias de comunicação, o marketing de influência tem crescido cada dia mais.

Saiba como funciona o marketing de influência

Mas, o que é o marketing de influência? Para que você entenda de forma prática, basta imaginar as contas que acumulam milhões de seguidores e fazem de seus protagonistas os grandes anunciantes dos dias atuais. 

As marcas que entenderam o valor deste tipo de relacionamento já estão realizando ações com influenciadores e formadores de opinião na expectativa de mostrar seus produtos para mais pessoas, e conquistar uma audiência qualificada através das contas que se comunicam para diferentes públicos.

Existem empresários focados em negociar espaços de mídia com grandes perfis do Instagram, e que cobram valores milionários para fazer uma “publi”, que é como um post patrocinado é conhecido neste meio.

Mas, nem sempre é necessário fazer um contrato de compra de espaço. Há muita força em ativar formadores de opinião, profissionais da mídia e influenciadores regionais que dedicam parte do seu tempo para fazer uma publicação espontânea, levando para seus seguidores uma indicação que de alguma forma mexeu com eles.

Conquistando a mídia de forma espontânea

Realizar essas ações é uma das especialidades da equipe de Assessoria de Imprensa da Estrutura de Comunicação. “Mantemos um banco de informações que é constantemente atualizado para saber quem são os principais formadores de opinião da região. Esse relacionamento já acontecia com as mídias tradicionais, agora porém sabemos que conquistar uma publicação de forma espontânea”, conta Karyna Pereira, CEO da Estrutura.

Em 2021 a BR Machine, empresa que administra gruas de entretenimento em mais de 250 shoppings espalhados pelo Brasil, fez uma campanha com influenciadores de Santa Catarina. O diferencial das máquinas de bichinhos da BR Machine é a qualidade das pelúcias que fazem parte dos seus produtos.

E para mostrar esses bichinhos, salientando que os brinquedos são certificados pelo Inmetro, e falar sobre a dinâmica da brincadeira que envolve as máquinas de captura, a equipe de Assessoria de Imprensa da Estrutura escolheu entre os influenciadores aqueles que tinham o perfil ideal para receber um press kit.

Press kit BR Machine

Foram criados kits com alguns bichinhos de pelúcia, iguais aos que estão nas gruas, e junto um release sobre a BR Machine, que é uma empresa catarinense líder neste segmento. O texto falava sobre a experiência de brincar em uma grua de entretenimento, que como o próprio conceito explica, se trata de um momento de diversão, e não de um jogo.

Através desta ação foi possível resgatar nos influenciadores a emoção de brincar e de poder capturar uma das pelúcias de muita qualidade. 

O efeito foi imediato! Conforme foram recebendo o press kit e lendo o release, as publicações começaram a acontecer. Algumas com foto e marcação da empresa, outras com vídeos falando um pouco sobre essa questão da grua de entretenimento. Os acessos às redes da empresa cresceram, e toda vez que as pessoas passarem por uma das máquinas da BR Machine farão a ligação entre a qualidade e a brincadeira.

É assim que o marketing de influência acontece, na prática! 

Formadores de opinião contribuem para o marketing de influência

O marketing de influência acontece também na aproximação dos profissionais da comunicação e da mídia com as empresas. Outro case de marketing de influência que a Estrutura realiza são as ações como da Unicred. 

A cooperativa do setor financeiro está localizada em diferentes regiões de Santa Catarina, e está organizando visitas às suas instalações para que os influenciadores possam conhecer a estrutura e ver como as operações e atendimentos são realizados.

Com essa experiência fica mais fácil falar com esses influenciadores no futuro, uma vez que eles já conhecem a empresa e como realizam suas ações.

Assessoria de Imprensa é relacionamento

Esses são apenas dois cases mais recentes que a equipe de Assessoria de Imprensa da Estrutura realizou, mas contabilizamos dezenas de ações de marketing de influência. A internet permitiu aproximar muito mais a comunicação, e agir através dos influenciadores é uma excelente estratégia para chegar ao público que deseja despertar a atenção.

Criar ideias de relacionamento é nosso forte! Amamos criar e planejar com nossos clientes. Você tem um produto ou serviço e deseja criar uma ação especial? Incentivamos você a saber mais sobre as possibilidades. Conte com a Estrutura de Comunicação para ser visto e conhecido! 

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