Publicidade + Marketing digital: Conheça a tendência do omnichannel

Com certeza, você já ouviu falar que “a propaganda é a alma do negócio”. E, sim, entra ano e sai ano, e os resultados de uma empresa sempre vão depender da propaganda. Assim, a questão que se coloca atualmente é: Qual o lugar da publicidade tradicional em meio a tanta informação digital? A resposta para essa pergunta está no omnichannel, a tendência de comunicação que une publicidade e marketing digital.

O mundo dos negócios está em constante evolução, as estratégias de marketing precisam se atualizar no mesmo ritmo. A publicidade convencional viveu sua época de ouro quando a televisão era o meio de comunicação mais visto, quando os jornais impressos reinavam entre as pessoas que buscavam por notícias. 

Hoje, quando todas as informações que buscamos estão na palma da mão, é fundamental se destacar nesse mar de informações. O consumidor atual não quer mais ser “bombardeado” pela publicidade, ele quer ser o agente dos processos. É aí que o marketing de conteúdo entra como um dos protagonistas das estratégias de marketing digital. Pois é principalmente pelo conteúdo que o público é atraído, é o conteúdo que cria engajamento e que transforma a marca em autoridade.

Neste artigo, vamos falar de publicidade tradicional e de marketing digital trazendo uma boa notícia: Com o omnichannel não é preciso escolher entre um ou outro, já que se pode romper as barreiras para obter os melhores resultados.

Omnichannel: a tendência que une o melhor da publicidade com o melhor do marketing digital para tornar a experiência do cliente mais completa

Com o mercado competitivo e expectativas em constante mudança, as empresas precisam oferecer mais do que seus produtos ou serviços para se destacar. Seja qual for o canal escolhido pelo cliente, a estratégia omnichannel possibilita que as empresas ofereçam uma jornada de compra unificada e personalizada. 

Há menos de uma década, bastava um site e um e-mail para que as empresas complementassem os canais físicos de vendas era um diferencial. É preciso investir em estratégias de comunicação que integrem canais, como e-mail marketing, redes sociais com atualização constante, catálogos virtuais, atendimento virtual e eventos físicos.

Ao integrar estratégias da publicidade convencional com marketing digital e pontos de contato, como a loja física, o e-commerce e as mídias sociais, as marcas permitem que os consumidores tenham acesso ao que desejam de forma simples e eficiente. Ou seja, ao mapear a jornada do cliente, as empresas podem identificar oportunidades de melhoria e oferecer uma experiência mais completa.

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Era digital: A publicidade convencional abre espaço para o marketing digital

Os recursos digitais revolucionaram e continuam revolucionando a forma como as pessoas consomem informações e tomam decisões de compra. 

Nesse cenário, a publicidade tradicional enfrenta alguns desafios, como: 

  • O custo de inserções em TV e rádio, pois, para empresas de pequeno ou médio porte, pode ser elevado e comprometer o orçamento;
  • A dificuldade de se mensurar o retorno sobre o investimento de forma precisa 
  • Desperdício de recursos, pois não é possível investir em segmentação, já que a publicidade convencional atinge um público generalizado.
  • Comunicação unidirecional, que não permite interagir com os consumidores. 

Embora o marketing digital ofereça vantagens, a publicidade tradicional ainda é importante, e a comunicação integrada traz resultados ainda melhores, ampliando a eficácia das campanhas. 

Como o marketing digital se destaca na comunicação empresarial

Marketing digital diz respeito às estratégias que utilizam canais online (sites, redes sociais, e-mail marketing, SEO e anúncios pagos) oferecendo uma personalização e interação maior com o público.

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade de segmentar o público de forma bastante precisa. Com essas ferramentas, é possível criar campanhas direcionadas para pessoas com interesses, comportamentos e outras características específicas, fortalecendo o posicionamento digital da marca e aumentando a conversão.

Além da segmentação, o marketing digital se destaca por outras vantagens, como:

  • As ferramentas de análise digital permitem acompanhar resultados das campanhas em tempo real, facilitando possíveis correções de estratégias, aumentando o retorno sobre o investimento (ROI).
  • A interação com o público acontece praticamente sem barreiras, por meio de comentários e mensagens, ampliando o engajamento e a fidelização dos clientes e fortalecendo o engajamento. 
  • Em comparação com a publicidade tradicional, o marketing digital costuma ser mais acessível, principalmente para pequenas e médias empresas, já que é possível ajustar as estratégias ao orçamento e criar campanhas eficientes com um orçamento limitado.
  • As campanhas digitais podem ser criadas e implementadas de forma rápida, assim, é possível se adaptar e até se antecipar, participando ativamente das mudanças do mercado no momento em que elas acontecem.
  • A possibilidade de criação de conteúdo personalizado para cada público, amplia a relevância das mensagens, aumentando a probabilidade de gerar interesse e de engajamento.

Omnichannel pode ser uma ótima escolha para seu negócio

Na dúvida entre investir em ações de publicidade ou em marketing digital, a nossa dica é, se possível, combine os dois, pois criar uma estratégia omnichannel amplia o alcance das ações e permite chegar ao público-alvo em todos os pontos de contato.

O marketing tradicional e o digital não são concorrentes, e sim complementares, e nós, aqui na Estrutura de Comunicação, estamos preparados para escolher as ferramentas e criar estratégias integradas que melhor se adaptam à sua realidade e aos objetivos da sua empresa.

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