Projeto Moda Catarina leva empresários de Brusque para uma Missão Internacional nos EUA

Durante 8 dias, o grupo passará por São Francisco e Los Angeles, cidades referências no universo de pesquisa de moda e tendências.

O Projeto Moda Catarina, uma iniciativa do SEBRAE/SC, em parceria com a AmpeBR, promove uma Missão Internacional Tecnológica de Capacitação em Design e Pesquisa de Moda. Empresários do polo de moda de Brusque, participantes do projeto, passarão por São Francisco e Los Angeles, onde poderão exercitar a metodologia Coolhunter.

Dezoito empresários do ramo de confecções de Brusque embarcaram no último domingo (09), em Florianópolis, rumo aos Estados Unidos, onde permanecem até o próximo dia 19 de agosto, cumprindo um intenso e rico roteiro.

O mercado de moda passa por uma série de transformações e, para conhecer e observar o que está sendo feito de novo, foi escolhida  a Califórnia, nos EUA. Os empresários visitarão as cidades de São Francisco, berço da inovação e empreendedorismo, e Los Angeles, com uma importante cultura de praia e que influencia o lifestyle de marcas do mundo todo.

O foco do aprendizado será nos novos modelos de varejo, criação de cultura e posicionamento de marca. O intuito é converter esse conhecimento e aplicá-los dentro da realidade do polo de origem, onde existe uma grande atividade no setor de varejo. Essa compreensão do mercado tem o objetivo de fornecer ferramentas para o exercício competente da metodologia de pesquisa de moda, capacitando os participantes, por meio da informação e do conhecimento, para realizar suas próprias viagens de pesquisa no futuro.

Serão 8 dias de vivências, pesquisa de moda e tendências, capacitação e análise de mercado. Todas as visitas serão guiadas e orientadas por André Carvalhal e Giuliana Brandão, sempre com foco na pesquisa e desenvolvimento do olhar crítico e aplicabilidade para suas respectivas marcas e cidade de origem.

Sobre André Carvalhal

Graduado em Publicidade e Jornalismo e pós-graduado em Marketing Digital, André é professor de cursos de extensão e pós-graduação em Marketing e Branding de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). É também coordenador e professor de Moda no Istituto Europeo di Design (IED),na Perestroika, no Instituto Rio Moda, no Instituto IAJ e no Polo de Pensamento Contemporâneo (POP). Head de Marketing e Conteúdo da Farm. Consultor e idealizador de projetos especiais para as empresas Grendene, Do Bem, Papel Craft e The School of Life. Cofundador da marca de design Surface Project. Coautor do guia Home City Home do Rio de Janeiro (2012; 2014) e autor do livro “A moda imita a vida – como construir uma marca de moda”, que no lançamento ficou entre os 10 títulos de negócios mais vendidos.

Sobre Giuliana Brandão

Giu Brandão é profissional da área de moda há mais de 20 anos. Formada pela Faculdade Santa Marcelina e com especialização no FIT em New York. Especialista em pesquisa, comunicação e marketing de moda e gestão comercial em Varejo de Moda, é responsável pela conceituação e produção executiva de eventos de moda em Santa Catarina e em publicações do segmento. Atualmente é consultora do Projeto Moda Catarina para o SEBRAE SC.

Objetivos da missão

A missão visa promover o contato com fontes importantes de pesquisa e inspiração, bem como ampliar a observação sobre as transformações do mercado a fim de trazer novos modelos e conceitos de inovação para Brusque. Será uma oportunidade para prospectar as oportunidades na área do design de moda através de visitas técnica às lojas e centros de consumos.

Por que a Califórnia?

A Califórnia – ou “Cali” como também é chamada, é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizada na região dos estados do Pacífico, é o estado mais populoso do país com mais de 37 milhões de habitantes. A Califórnia é altamente urbanizada, com grandes cidades como Los Angeles, San Diego, São José e São Francisco, todas entre as 20 maiores cidades dos Estados Unidos. Também é considerado o estado mais rico dos EUA, responsável por aproximadamente 16% do produto interno bruto do país.

 Conheça o roteiro

 De 10 a 14 de agosto São Francisco:

Pensando lá na frente (do ponto de vista tecnológico) e de cabeça aberta (culturalmente falando), esta cidade sonha grande. É bem diferente de outras grandes metrópoles americanas, constantemente aceleradas. Em São Francisco, ou San Francisco como os norte-americanos escrevem, o visitante encontrará um ritmo bem particular. A cidade é conhecida pela alimentação saudável e o slow food, com produtos orgânicos e frescos. Pelos passeios relaxantes e contemplativos nos parques. Mas isso não quer dizer que os moradores tenham se perdido no tempo. Bem ali perto, no Silicon Valley, estão as maiores empresas de inovação e tecnologia, que pulsam para toda a cidade um ritmo inovador e criativo.

Lombard-Street-San-Francisco

Na moda temos movimentos bastante diversificados, desde a cultura hippie, com brechós inesquecíveis, passando por grandes centros, com marcas do mundo todo (além claro daquelas que exaltam o “American Way of Life”), e cenas mais novas formadas por hippsters e trendsetters.

Em São Francisco é possível mergulhar nessa cultura de contrastes onde é possível olhar um pouquinho para frente e ver o que será do futuro da moda. Por lá, os empresários passarão pela Union Square; Haight Street; Mission District; Vale do Silício – onde visitarão o Google, Twitter e Brit+Co; Pier de São Francisco; o elegante bairro de Hays Valley e Pier 39.

De 15 a 18 de agosto Los Angeles:

A ampla planície semiárida no sul da Califórnia não era exatamente a terra dos sonhos quando um grupo de espanhóis e índios fundou o povoado de Nuestra Señora la Reina de Los Angeles, em 1781. No século 20, porém, a cidade dos anjos tornou-se o destino de aspirantes a astros. Começava a era do cinema, com Douglas Fairbanks, Mary Pickford e Charlie Chaplin e os grandes e glamourosos estúdios. Foi uma época que bairros e subúrbios da cidade – Hollywood, Malibu, Santa Monica- entraram no imaginário popular.

Estrelas famosas, carros tunados e litorais irresistíveis roubam a cena quando se trata de status de celebridade da Califórina. Los Angeles é a cidade dos filmes, do Oscar, do céu azul, palmeiras por toda parte, Rodeo Drive e as lojas mais deslumbrantes do planeta! Restaurantes badalados, hotéis bacanas, o charme de Beverly Hills, passeios imperdíveis, casas maravilhosas das celebridades, suas belas avenidas. E lá que estão a Universal Studios, a Warner Bros. Studios, a Disneyland e os museus Getty.

E, neste cenário cinematográfico e visionário, os empresários visitarão Santa Monica; Arts Disctrict; Venice Beach; Hollywood; Bervelly Hills; Downtown; Farmer’s Market; The Grove; Nordstrom The Grove; American Apparel; Forever 21; entre outros locais sugeridos pela equipe que os acompanha.

 

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