Por que a geração de leads é importante para as empresas

Utilizar a internet para posicionar sua empresa no mercado, atrair potenciais clientes e gerar vendas é a estratégia de marketing mais utilizada atualmente. O marketing digital é a forma de mostrar sua marca e seus produtos no ambiente em que pessoas trabalham e têm seus momentos de lazer: on-line. Uma das estratégias para desenvolver seu negócio, e potencializar a oportunidade de vender, é a geração de leads. Mas, o que é um lead? Vamos detalhar este assunto a partir de agora!

A estratégia de Inbound Marketing, o marketing de atração, é um modelo utilizado por milhares de empresas em todo o mundo. Nesta maneira de trabalhar sua marca, a tática é inserir seu negócio na internet, atrair visitantes e gerar maior tráfego em seus canais digitais. A geração de leads é uma das etapas dessa estratégia.

Relacionamento através da geração de leads 

Um lead é um contato que foi gerado por sua estratégia de marketing com objetivo de desenvolver um relacionamento com sua marca. Com as ferramentas de Inbound Marketing, é possível conduzir este contato por um funil de vendas até que ele se torne um cliente.

Dentro dos canais digitais de uma empresa, que incluem o site; as redes sociais; as ofertas de materiais ricos e a compra de mídia paga, é possível incluir formulários de captação de contatos para desenvolver a estratégia de nutrição de leads.

Essa estratégia pode ser aplicada nos mais variados modelos e segmentos de negócios, desde empresas que comercializam produtos em uma loja virtual até as imobiliárias ou construtoras que vendem imóveis. 

Entregue valor em suas ofertas

Para obter o contato da pessoa existem diferentes ferramentas e momentos. No site, a pessoa interessada em seu negócio pode preencher uma lista de recebimento de newsletter ou enviar uma mensagem no formulário de contato.

Existe ainda a oferta de conteúdos que a pessoa pode receber para aprofundar um determinado assunto, como e-books ou infográficos.

Nos anúncios de mídia paga, existem campanhas de geração de contatos que tornam explícita a vontade do interessado em receber uma informação específica de venda. Esse é um dos modelos bastante utilizados na geração de leads para o mercado imobiliário, que apresenta os diferenciais de um imóvel e registra as informações do lead para que um corretor possa entrar em contato.

Esses são alguns exemplos de como é possível fazer a geração de leads para sua empresa, e a inteligência do Inbound Marketing começa a ser aplicada quando esses leads são segmentados e conduzidos pelo funil de vendas.

Geração de leads para mercado imobiliário

Uma empresa que usa muito bem essa estratégia é a Alínea/J.A Urbanismo, loteadora catarinense cliente da Estrutura de Comunicação. Quando a empresa planeja um novo lançamento de um de seus empreendimentos, a estratégia digital inclui a divulgação de anúncios e de conteúdos com objetivo de criar uma lista qualificada para que a equipe comercial possa oferecer unidades nos loteamentos.

Esses anúncios são direcionados para as regiões e para o público que tem perfil de compra. Enquanto o lançamento não ocorre, o interessado passa a conhecer mais o trabalho da Alínea/J.A Urbanismo com conteúdos que reforçam a qualidade de seus produtos e a relevância que a empresa já conquistou no mercado.

Essa nutrição é essencial para que os leads sintam-se mais próximos da marca e educados em relação ao negócio, é uma preparação para que a equipe comercial seja mais assertiva em sua abordagem.

A Alínea é um case de sucesso nesta questão. Para exemplificar, seu último empreendimento lançado, em Braço do Norte, alcançou a meta de vendas da primeira fase em apenas um dia! Isso por conta do trabalho eficaz na divulgação, seja por meio da assessoria de imprensa ou do trabalho de Inbound Marketing. 

Métricas da geração de leads

Uma das grandes vantagens de utilizar ferramentas digitais na gestão de marketing é acompanhar a movimentação dos leads ao longo da jornada de contato com a marca. Depois que um lead é registrado, é possível saber quantas vezes ele interagiu com seus conteúdos a cada vez que abre e clica em um e-mail, ou acessa seu site.

É possível determinar ainda se um conteúdo rico lançado está de fato entregando valor em sua oferta pela quantidade de pessoas que visita a página e faz o cadastro para receber o material, ou abandona a página sem deixar os dados. Essa métrica é chamada de taxa de conversão, e é apenas uma das tantas que podem ser acompanhadas para tomar decisões ao longo da estratégia.

Medir esses resultados, e desenvolver um relacionamento consistente com seus potenciais clientes é uma forma de conhecer cada vez mais o perfil da persona e seus comportamentos, o que pode trazer insights para novas campanhas e materiais que podem ser lançados.

O perfil do novo comprador de imóveis

Dentro do mercado imobiliário, desta vez falando sobre a venda de apartamentos, a geração de leads tem sido muito utilizada pela OK Construções. Nos últimos anos, o comportamento de uma pessoa interessada na compra de um imóvel mudou bastante. 

Antes era comum receber pessoas nos plantões de venda antes mesmo de qualquer contato. Atualmente, a primeira pesquisa por quem está buscando um apartamento para comprar é feita on-line. A visita à loja de vendas acontece em uma etapa mais madura da negociação.

A geração de leads para esse segmento faz com que os corretores tenham mais contatos para atender, e podem fazer isso diretamente pelo celular, conduzindo o atendimento presencial para quem está mais preparado para o momento da compra.

Comece a gerar leads para seu negócio

Ficou interessado em criar sua própria base de futuros clientes e ter um ativo promissor para potencializar seus negócios? Nossa equipe, especialista em estratégias de Inbound Marketing, atende variados segmentos do mercado e tem experiência na geração de leads para venda de imóveis e muito mais!

Quer saber mais sobre os resultados que entregamos na geração de leads? Reunimos dados e informações importantes que podem ajudar na hora de decidir pela melhor estratégia. Fale com nossa equipe e entenda mais como é possível aplicar o Inbound Marketing na sua estratégia de venda. 

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