Otimize o alcance do seu negócio com a automação de marketing

Otimize o alcance do seu negócio com a automação de marketing

Proporcionar novas experiências e formas de manter o relacionamento com os clientes é uma das possibilidades da automação de marketing. Esse processo usa a tecnologia para segmentar e programar ações de forma automática, sem que um profissional da equipe precise enviar e-mails e mensagens para os leads em uma ação individual.

A automação de marketing torna os processos mais eficientes e utiliza plataformas para que as equipes de marketing possam planejar as ações e colher dados de cada etapa de interação com o cliente. 

O grande objetivo é manter a jornada aquecida e fortalecer as estratégias de Inbound Marketing, o modelo de marketing digital que funciona com a atração e retenção de atenção, até que uma venda seja feita.

Gere mais oportunidades com automação de marketing

De forma prática, podemos citar como exemplo de uma automação de marketing que deu certo a comunicação com um potencial cliente interessado na compra de um imóvel. Confira todas as etapas em que a automação pode atuar:

  • Anúncio no Instagram: A empresa que constrói e vende imóveis escolhe um público que tem a ver com o produto que deseja oferecer. O profissional de marketing faz um estudo sobre faixa etária, região geográfica, interesses e profissão da persona.

    Esse anúncio é criado levando em consideração essas escolhas. A partir daí, é a automação de marketing que vai se encarregar de mostrar a campanha para o público selecionado.

  • Interessado se torna um lead: Uma mulher de 35 anos, estava navegando pela rede social e viu o anúncio do imóvel. Ela rapidamente demonstra interesse em saber mais sobre o apartamento e preenche seus dados em uma página de cadastro para receber mais informações.

    Neste momento essa pessoa passa a fazer parte de uma base de interessados naquele determinado produto, e novamente a automação de marketing entra em ação.

    Minutos depois um e-mail é enviado com mais informações e um corretor de imóveis entra em contato com a pessoa cadastrada.

  • Estratégia de e-mail marketing: Ao receber esse primeiro e-mail, enviado por uma plataforma de gestão de marketing, o sistema consegue identificar se aquele e-mail foi aberto, se recebeu algum clique ou se ainda não foi lido.

    Esses dados gerados pela inteligência do sistema são os dados que abastecem as estratégias de marketing digital.

  • Segmentação de leads e automação de marketing: A partir do momento em que a pessoa desempenha uma ação com o e-mail marketing enviado ela passa a integrar uma lista de segmentação, ou seja, ela se torna um contato qualificável de acordo com a quantidade de interações que ela tem com seu site ou marca.

Automação de marketing gera resultados mais eficientes

Essa linha de ações e reações que são desenhadas com os movimentos do lead e as respostas da automação de marketing tornam as jornadas de compra mais escaláveis e ajustáveis.

Quando o profissional de marketing digital planeja uma série de ações que serão automatizadas, ele deve acompanhar os resultados de cada etapa na busca pelos ajustes necessários e por novos insights que podem ser gerados.

A automatização de marketing permite que uma experiência de compra seja personalizada e isso agrega mais valor à sua marca. Afinal, quem não gostaria de receber um e-mail lembrando que está na hora de fazer uma determinada manutenção no apartamento que foi comprado, ou que é possível pensar em decoração para sua casa com um cupom especial por ser cliente de uma segmentação?!

Essas são ações que a automatização de marketing oferece, e que você também pode aplicar.

Profissional de marketing é indispensável

Mas é importante deixar claro que, não basta investir em uma plataforma robusta de gestão de marketing, com pacotes cheios de funções e muita tecnologia à disposição sem ter uma equipe para fazer a estratégia, planejar as automações, acompanhar o desenvolvimento de cada etapa do processo e analisar os dados que são mostrados como resultado de todo esse investimento.

A automatização torna o processo mais rápido, mas ela depende de um especialista para fazer com que funcione da melhor maneira possível. Para que a tecnologia trabalhe a favor do seu negócio é preciso que alguém entenda a parte técnica e operacional das etapas de automação.

Você ficou interessado em saber mais sobre os processos e ferramentas de automatização de marketing, e quais são os profissionais envolvidos nessa estratégia? Temos uma equipe com especialistas em estudo de mercado, estratégia, uso de ferramentas de segmentação e de campanhas patrocinadas que estão prontos para fazer as melhores automações de marketing.

Fale com a gente e descubra como a automação de marketing pode diferenciar o seu negócio do seu concorrente.

Por

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