Proporcionar novas experiências e formas de manter o relacionamento com os clientes é uma das possibilidades da automação de marketing. Esse processo usa a tecnologia para segmentar e programar ações de forma automática, sem que um profissional da equipe precise enviar e-mails e mensagens para os leads em uma ação individual.
A automação de marketing torna os processos mais eficientes e utiliza plataformas para que as equipes de marketing possam planejar as ações e colher dados de cada etapa de interação com o cliente.
O grande objetivo é manter a jornada aquecida e fortalecer as estratégias de Inbound Marketing, o modelo de marketing digital que funciona com a atração e retenção de atenção, até que uma venda seja feita.
De forma prática, podemos citar como exemplo de uma automação de marketing que deu certo a comunicação com um potencial cliente interessado na compra de um imóvel. Confira todas as etapas em que a automação pode atuar:
Essa linha de ações e reações que são desenhadas com os movimentos do lead e as respostas da automação de marketing tornam as jornadas de compra mais escaláveis e ajustáveis.
Quando o profissional de marketing digital planeja uma série de ações que serão automatizadas, ele deve acompanhar os resultados de cada etapa na busca pelos ajustes necessários e por novos insights que podem ser gerados.
A automatização de marketing permite que uma experiência de compra seja personalizada e isso agrega mais valor à sua marca. Afinal, quem não gostaria de receber um e-mail lembrando que está na hora de fazer uma determinada manutenção no apartamento que foi comprado, ou que é possível pensar em decoração para sua casa com um cupom especial por ser cliente de uma segmentação?!
Essas são ações que a automatização de marketing oferece, e que você também pode aplicar.
Mas é importante deixar claro que, não basta investir em uma plataforma robusta de gestão de marketing, com pacotes cheios de funções e muita tecnologia à disposição sem ter uma equipe para fazer a estratégia, planejar as automações, acompanhar o desenvolvimento de cada etapa do processo e analisar os dados que são mostrados como resultado de todo esse investimento.
A automatização torna o processo mais rápido, mas ela depende de um especialista para fazer com que funcione da melhor maneira possível. Para que a tecnologia trabalhe a favor do seu negócio é preciso que alguém entenda a parte técnica e operacional das etapas de automação.
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