Olhe para a alma do seu negócio e comece a fazer marketing humanizado

O universo do marketing digital acelerou processos, encurtou distâncias, aproximou os produtos das pessoas e tornou o atendimento otimizado. No entanto, essa trajetória pode ter perdido algo muito especial: uma comunicação pessoal.

Em um movimento de descobrir o que tem dado mais resultado, algumas marcas foram descobrindo que o que importa no fortalecimento e consolidação é o marketing humanizado. Basta assistir às propagandas de grandes empresas brasileiras. O que as pessoas estão buscando é representatividade, e quem está fazendo isso acontecer são os profissionais que estão enxergando o valor do relacionamento com seus clientes, parceiros e colaboradores.

O que é marketing humanizado

O marketing humanizado é um conceito que começou a ganhar força em meio a um movimento de automação e padronização na forma de fazer propaganda, jornada do cliente e planejamento estratégico.

Fazer marketing de forma humanizada é entender que a empresa tem uma história, seus clientes têm histórias e se eles escolheram comprar seus produtos ou serviços é porque houve identificação com propósitos, valores ou momentos de vida.

Qual a função do marketing humanizado

O objetivo de fazer marketing humanizado é o mesmo que o marketing tradicional ou marketing digital: fortalecer a marca, criar conexão com o mercado, atrair novos compradores e fidelizar clientes.

A estratégia é utilizar meios para fazer isso de forma mais leve, criando relacionamento e identificação. É entender que o mais valioso atualmente é a experiência que as marcas e produtos estão oferecendo, e não apenas algo material.

Como criar conexão com os clientes

O conceito de marketing humanizado é fácil de entender, mas como é possível dar o primeiro passo, de forma prática, em busca dessa construção? Confira algumas dicas de como iniciar uma jornada de marketing humanizado para a sua empresa:

Hora de olhar para o âmago do negócio

O primeiro passo para criar uma jornada de criação baseada em experiência, valores e conexão é entender quais são os pontos fortes da empresa. É aqui que aquelas frases de “missão, valores e visão” do negócio são levadas a sério.

Quem está no comando precisa entender o motivo pelos quais o negócio está se posicionado, quais valores são inegociáveis para a marca e onde deseja chegar.

Definir esses pontos vai começar a mostrar de que forma será possível criar conteúdos e ações que vão fazer todo sentido para os clientes e para a imagem da empresa.

O engajamento vai guiar seus passos

A criação de conteúdo faz parte das estratégias de marketing digital que se importam com o relacionamento e com a conexão entre marca e cliente. Pensando nisso, comece a planejar formas de se aproximar a partir de textos, vídeos, podcasts, e-mail marketing e todas as maneiras de conteúdo que sua equipe sabe explorar.

À medida que esses conteúdos começarem a ser publicados, acompanhe o engajamento do público para entender o que faz mais sentido, o que gera mais comentários, quais os insights para as novas produções e o que agrada quem está acompanhando o trabalho de marketing da empresa.

Observe e estude as métricas geradas e produza mais dos conteúdos que tiveram melhor engajamento. Continue testando e entregando valor em tudo que é publicado.

 Invista em storytelling

Criar histórias para falar sobre seus produtos ou serviços é a base de uma das ferramentas do marketing e isso é o storytelling. Utilizar roteiros que mostram situações e acontecimentos em vez de somente apresentar características e benefícios do seu produto, possibilita a criação de grandes estratégias de marketing humanizado.

Porque aplicar o conceito na sua empresa

Um dos exemplos de envolver emoção e conexão entre empresa e clientes, com objetivo de criar relacionamento e identificação, é a forma como a Supera Urbanismo está estruturando o banco de imagens que a Incorporadora utiliza para ilustrar suas campanhas e conteúdos. 

“Quando começamos a buscar imagens para ilustrar nossos conteúdos do Instagram identificamos que as fotos de banco de imagens da internet não refletiam o perfil dos nossos clientes. Nosso negócio é incorporar e vender imóveis, e usar fotos de pessoas em casas que não tem nada a ver com os apartamentos que estamos construindo nos levou a uma ação de marketing humanizado. Convidamos nossos clientes para serem nossos modelos. Famílias de todos os estilos posaram para nosso fotógrafo e essas imagens são as que estão no nosso site, diversos posts do Instagram e também na nossa estratégia de comunicação externa, temos dois painéis na Via Expressa, em Florianópolis. Essa ação gerou uma conexão imediata com futuros clientes e já registramos a venda de imóveis influenciada por essa estratégia”, conta Ana Paula Gonçalves, Coordenadora de Marketing da Supera.

Assim como a Supera Urbanismo, cliente da Estrutura de Comunicação com os serviços de Marketing Digital, levar para a sua empresa uma estratégia de marketing humanizado vai transformar sua comunicação.

Vai despertar o interesse de clientes e interessados e também dos concorrentes, principalmente quando os cases de sucesso começarem a ser divulgados.

Por isso, conte com nossa equipe para conduzir essa estratégia e comece, hoje a mesmo, a desenhar a melhor forma de criar ações de marketing humanizado para o seu negócio.

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