Na corrida contra o tempo para amenizar as emissões de gases do efeito estufa, os produtos que não causam danos ao meio ambiente ganham destaque no mercado. Um exemplo sustentável é a luminária para iluminação pública com tecnologia LED, que não utiliza metais pesados em sua composição, como mercúrio e chumbo, contribuindo, assim, para a redução de 6% na emissão de gás carbônico (CO2), conforme dados da organização não governamental internacional “The Climate Group”, apresentados no início de junho em São Paulo, no Fórum Modelos de Negócios para Eficiência Energética em Iluminação Pública, realizado pelo “World Bank Group”.
Esse é um dos motivos para que cada vez mais cidades substituam luminárias e lâmpadas convencionais por produtos LED, muito mais eficientes. Principalmente após a obrigatoriedade, em 2014, das prefeituras brasileiras assumirem a responsabilidade pela iluminação dos pontos públicos. E também porque, além de não poluentes e de reduzirem o consumo de energia em até 80%, as luminárias LED proporcionam melhor percepção visual, devido à emissão de luz branca e do alto índice de reprodução de cores, colaborando para a segurança e conforto da população; e apresentam vida útil de até 100 mil horas, o que diminui significativamente os custos com manutenção.
Em Santa Catarina, muitas dessas prefeituras, como é o caso de Joinville, Florianópolis, Blumenau, Palhoça e São José, optaram por terceirizar o serviço de manutenção, modernização e ampliação da iluminação pública. Dessa maneira, decisões sobre prioridades de investimentos são tomadas de forma segura e ágil, uma vez que as cidades conseguem melhores resultados e altos índices de qualidade.
Em Joinville, este tipo de contrato rendeu o terceiro lugar no ranking das cidades com mais pontos LED do país. Ainda no início do segundo semestre, o Consórcio SQE LUZ, atual responsável pela gestão integral da iluminação pública do município, deverá concluir a instalação de mais de 4.000 luminárias LED.
Pedro de Miranda Santos, Engenheiro Eletricista, Diretor do Consórcio SQE LUZ e Presidente da ABRASI – Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Iluminação Urbana
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.