Marketing Digital: Por que incluir no seu planejamento estratégico

Determinar metas e estabelecer novos planos para uma empresa é essencial e deve ser feito durante todo o ano para não perder tendências ou correr o risco de trabalhar com ações que não fazem mais parte da visão da marca. E cada vez mais é importante incluir os planejamentos de Marketing Digital entre essas metas. Afinal, 92,1% das empresas estão nas redes sociais, segundo dados do Social Media Trends de 2017, todas apostando alto nessa tendência online.

Entretanto, o que muitas dessas empresas procuram no meio online, não serve para as indústrias que trabalham em modelos B2B, ou seja, entre fornecedores e não diretamente para consumidores finais. Nesses casos, principalmente, é necessário criar um planejamento estratégico para conquistar resultados a longo prazo. Ter ações programadas e organizadas é fundamental para se diferenciar da concorrência com a criação de bons conteúdos. Não basta ter uma página no Facebook, é preciso investir também em ações que coloquem a indústria entre as mais procuradas e de maior relevância, criando um cenário de confiança, credibilidade e relacionamento com os fornecedores.

É preciso publicar conteúdo, projetar seus websites como máquinas de captura e de prospecção de clientes e utilizar tecnologias analíticas para melhorar a eficiência de vendas. Também é necessário inovar seus processos e, mais importante ainda, encontrar formas em que as vendas e o marketing possam trabalhar juntos para fazer crescer o negócio de maneira mais rentável.

Veja 4 passos para incluir o marketing digital no seu planejamento. Para colocar o Marketing Digital em prática, separamos alguns passos importantes para seguir:

1. Trace metas

Você precisa saber quais objetivos quer alcançar e determinar prazos para isso. Se para ganhar destaque entre seus concorrentes você precisa aparecer no topo da lista de pesquisas do Google, aposte nisso.
Ter uma presença digital é fundamental, aumentando as chances do seu cliente chegar até você, e alguns ajustes na sua imagem online podem fazer toda a diferença para alcançar esse objetivo.

2. Saiba quem são seus clientes

A sua empresa já sabe qual o perfil dos seus clientes? O que eles procuram? Por que eles precisam dos seus serviços?
Conhecer os clientes é um passo importante para o planejamento estratégico do Marketing Digital e possibilita que você atraia as pessoas que realmente estão interessadas em adquirir seus produtos e soluções.

3. Engajamento

Ao contrário do marketing offline, em que muitas vezes é impossível saber exatamente com quem você está falando, o Marketing Digital possibilita um alcance muito mais preciso do seu público.
Isso permite que você personalize muito mais as suas ações e campanhas de marketing e veja resultados cada vez mais eficientes com o engajamento dos clientes nas redes sociais e blogs.
Ser assertivo no conteúdo disponibilizado faz com que seu público se identifique com as suas ações e os resultados tendem a ser muito melhores.

4. Analisar resultados com precisão

Esse engajamento, que dissemos acima, pode ser medido com precisão. No meio digital a sua empresa pode analisar relatórios e tabelas que apontam exatamente quantas pessoas se interessaram pelo seu conteúdo.

Mais do que isso, é possível criar estratégias, a partir desses dados, para alcançar ainda mais clientes, sabendo com exatidão qual conteúdo eles procuram e quais soluções são mais interessantes para o perfil de seus clientes.
Adequar o marketing aos seu público é também criar soluções para os seus produtos estarem sempre de acordo com as preferências do mercado.

O meio online é um caminho sem volta e você não tem escolhas, uma hora sua empresa vai ter que entrar nessa estrada. Portanto, é melhor planejar e sair na frente da concorrência. Neste momento de planejar o próximo ano é importante lembrar de colocar nos planos as estratégias de Marketing Digital.

Marketing Digital: Por que incluir no seu planejamento estratégico
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