Você já ouviu falar sobre Inbound Marketing – se ainda não, leia esse conteúdo aqui no blog da Estrutura de Comunicação – e sabe que entre os objetivos de um planejamento está levar o maior número de potenciais clientes para o seu site.
Afinal, o seu site e as redes sociais da sua marca são os lugares mais confiáveis para que os seus consumidores encontrem informações com credibilidade sobre a sua empresa. Apesar das redes sociais serem importantes dentro do planejamento, você não tem controle sobre até quando elas vão existir. Você deve lembrar que o Orkut foi febre de acessos em meados de 2012, quando teve mais de 40 milhões de usuários ativos. Em 2014 essa rede social terminou suas operações.
Imagine se todo o planejamento de conteúdo e investimento da sua empresa estivesse somente no Orkut? Você teria perdido todas as informações e dados de seguidores com o fim da rede social.
Por isso, o planejamento de Inbound Marketing precisa considerar o seu site e priorizar como conteúdo será produzido para atrair visitantes e atrair novos clientes.
É indiscutível que o conteúdo precisa ser a chave da sua estratégia de Inbound Marketing. E o seu site precisa estar preparado para receber esse conteúdo: seja em vídeos, infográficos ou textos.
Comece pensando se o seu site tem um blog: é ele que vai concentrar as informações relevantes que serão produzidas.
Depois, avalie o SEO (Search Engine Optmization): por meio de técnicas é possível fazer com que o Google “leia” melhor o seu site e facilite o rankeamento. Ou seja, quanto melhor o SEO, mais fácil será permanecer nas primeiras páginas da busca do Google dentro do seu segmento.
Com isso alinhado, comece a produzir os conteúdos a partir de temas que são relevantes para a sua estratégia. Faça um cronograma de postagens: lembre-se de considerar datas festivas, sazonalidade do seu produto/serviço, avaliar quais as melhores palavras a serem utilizadas – recomendamos que você use o Google Trends para isso.
Com a produção de conteúdos de qualidade, focados em SEO e com base nas tendências de busca, a equipe de Inbound Marketing da Estrutura de Comunicação conseguiu aumentar em 582% os acessos ao site de um cliente no período de um ano.
Obviamente apenas o conteúdo não foi o responsável por atrair tantos potenciais clientes para o site em 12 meses. Durante esse período, todas as postagens no blog foram otimizadas e compartilhadas de forma estratégica.
Para isso utilizamos:
Redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIN são importantes redes sociais para divulgação dos conteúdos produzidos nos blogs. Por meio delas é possível estimular o compartilhamento e engajamento. Além disso, as redes sociais garantem um alcance ainda maior das publicações, atingindo pessoas que muitas vezes ainda não conhecem a marca, mas são impactadas pelas informações relevantes.
E-mail marketing: ter uma boa base de leads cadastrada é o passo inicial para o envio de conteúdos por meio de e-mail marketing. Nessa estratégia conseguimos nos aproximar ainda mais dos clientes ou futuros clientes e, ainda, acompanhar taxas de abertura, taxas de cliques nos conteúdos e conversão.
Campanhas: para aumentar os acessos do site de forma rápida, o recurso de campanhas de Facebook Ads e Google Adwords pode ser interessante. Por meio dos links patrocinados é possível alcançar um público mais específico e direcionado para o perfil desejado por sua marca ou serviço.
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Estrutura de Comunicação
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