LIDE SC recebe o fera do Vale do Silício, Rich Cox, e debate a inovação através das pessoas

Design Thinking e mudança institucional foram os destaques do almoço-debate promovido pelo LIDE SC na tarde desta segunda-feira, no Hotel Majestic

O empreendedor e professor da conceituada Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), Rich Cox, foi o convidado do LIDE SC na tarde desta segunda, 31 de agosto, no Hotel Majestic. Wilfredo Gomes, presidente do Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina, Fernanda Bornhausen Sá, diretora do LIDE Mulher SC, Pedro de Paula, diretor do LIDE Futuro no estado, e Jorge Freitas, presidente do conselho da Intelbras, fizeram companhia a Cox na mesa diretiva que recebeu o bate-papo “Como formar e gerir um time de sucesso”. O evento contou ainda com a presença da prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, do secretário estadual de Comunicação, Walter Bier, e de membros do comitê de gestão do LIDE Santa Catarina, além de importantes nomes do mundo empresarial catarinense.

Como tradicionalmente, Wilfredo Gomes abriu o debate apresentando e agradecendo a presença do ilustre convidado. O empresário ressaltou a importância do intercâmbio de países e o quanto a troca de experiências é fundamental para o sucesso do mercado moderno. “Tenho muito orgulho de promover esse intercâmbio tão importante para o mundo empresarial catarinense. Espero que ele possa ser uma motivação para que, daqui para a frente, possamos fazer diferente e trabalhar melhor com nossas equipes, para que enfrentemos, juntos, o conturbado momento que nosso país vive”, disse o presidente do LIDE no Estado.

Rich Cox já iniciou sua participação falando sobre como a cultura de time é uma realidade para os brasileiros, principalmente por causa do futebol, que é o esporte mais popular do país e é um ótimo exemplo para ilustrar o trabalho em equipe. “Acima de tudo, não podemos esquecer que estamos lidando com pessoas. Quanto mais agregarmos, mais vamos ter um time bom e de sucesso. Para produzirmos bons resultados temos que mudar o ambiente, dando mais liberdade a todos, focando na equipe, e não no trabalhador individual”, disse o empreendedor. Além disso, reforçou a importância de olhar para as pessoas enxergando-as como tal. “Acho que uma das chaves para o sucesso de uma empresa é quando o líder consegue gerir equipes muito ambíguas. Este é o grande segredo: conseguir manter um time formado por pessoas muito diferentes motivado e com vontade de estar junto, fazer o projeto e as relações interpessoais darem certo. Deve ficar claro para a equipe para onde ela está indo e que caminho deve seguir”, afirmou.

O fera do Vale do Silício causou um certo alvoroço ao dizer que “se você não conseguir descrever sua ideia em um guardanapo, então você não a conhece a fundo”. Segundo Rich, este é um conceito muito simples. “Quando falamos em Design Thinking, ou seja, inovação e criatividade, logo pensamos em ideias, muitas ideias surgindo. Mas não é bem assim. Neste caso, elas se expandem e depois se unem novamente, fazendo isso repetidamente, em um ciclo de criação. No final de tudo, ela se torna uma ideia, única, pequena, e aí só precisamos do seguinte: muitas pessoas boas e motivadas, que sabem quais são suas reais funções, trabalhando juntas neste mesmo projeto. Quando você sabe o que quer, finalmente a sua ideia se torna mais simples do que parece. Ou seja: torna-se possível descrevê-la em um guardanapo”.

Rich encerrou sua participação no almoço-debate do LIDE Santa Catarina reforçando que o segredo está nas pessoas. “Tudo é uma questão de mentalidade e comportamento. Para evoluirmos temos que focar nas pessoas, de uma vez por todas. Estamos falando de uma inovação através de seres humanos, e não de tecnologia. Sabemos que é um longo processo, mas esse se torna o caminho a partir do momento que cada um encontre seu modelo e a melhor forma de inseri-lo em sua realidade”, concluiu.

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem 76 empresas filiadas no Estado, entre elas, ACAERT, Associação Comercial de Criciúma, ADI, AlbanyInternational, All Entretenimento, Angeloni, Anjo Tintas, Banco BTG Pactual, Banco de Investimentos CreditSuisse, Báscara Investimentos Imobiliários, Betha Sistemas, Brognoli, Calcard, Circulo S/A, Coan Gráfica, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Dimas Comércio de Automóveis, Distlé Distribuição e Logística, Dot Digital Group, Dotz, Dudalina, Farben, Fiesc, FlexContactCenter, GasparinoFarboLebarbenchonRomanSachet e Marchiori Sociedade de Advogados, GK Company, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guerreiro Negócios Imobiliários, Hertz Rent a Car, Hotel MajesticPalace, Intelbras, Jo Cintra TailorMade Tours, Laranjeiras Operações Portuárias, Lince, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Minister Vigilância, Multicorp, Multilog, Neoway, Nest Empreendimentos Imobiliários, Nexxera, Oi, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, Queiroz Administradora de Imóveis, SBT, SchaefferYatchs, Sebrae/SC, Sicoob, Sinepe SC, SPR Investimentos e Participações, TaroiiInvestments, Taschibra, Têxtil RenauxView S/A, Tractebel, VillaggioGrando Boutique Winery e Vivo. Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Clear Educação, D’vieJoalheria, Lumis Construtora, ICOM, Vida Nova Imóveis, Par Mais Planejamento Financeiro, Procave, Santa Clara, RRS Advogados Associados, Lica Paludo Produções, Colormar e Khronos. Entre os critérios para filiar-se ao LIDE Santa Catarina estão: ser uma empresa líder em seu segmento, praticar a governança corporativa, ter pelo menos um programa de apoio constante no terceiro setor e projetos associados ao meio ambiente.

Fundado em junho de 2003, o Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente, são mais de 1.600 empresas filiadas no Brasil, que representam mais de 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais. Para isso são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios. Atualmente, o Grupo conta com Unidades Regionais, Internacionais e Setoriais, presente em 12 estados brasileiros.

Comitê de Gestão LIDE Santa Catarina

Presidente LIDE Santa Catarina – Wilfredo Gomes
Vice-presidente LIDE Santa Catarina – José Netto
Varejo e Comércio – José Augusto Fretta (Angeloni)
Tecnologia e Inovação – Jorge Freitas (Intelbras)
Governo e Serviços – Guilherme Zigelli (Sebrae/SC)
Indústria – Cesar Gomes (Portobello)
Mulher – Fernanda Bornhausen Sá (Clear Inovação)
Agronegócio – Maurício Grando (VillaggioGrando)
Turismo – Nicolas Peluffo (Ponta dos Ganchos Resort)
Esporte – Rafael Kuerten (Grupo Guga Kuerten)
Educação e Mundo Digital – Luiz Alberto Ferla (Dot Digital Group)
Futuro – Pedro de Paula (Neoway)

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo