Iluminação pública de Joinville recebe melhorias

Foto: Thiago Araújo

Ampliação e modernização do sistema, instalação de novos pontos de iluminação contendo lâmpadas e projetores modernos, além da revitalização de praças e monumentos históricos foram as principais ações de melhoria da iluminação pública de Joinville, promovidas pela Prefeitura, através da SQE LUZ, prestadora de serviço responsável pela operação do sistema de iluminação pública do município.

As obras foram executadas através de recursos advindos da taxa da COSIP (Custeio de Serviço de Iluminação Pública), descontada na conta de energia elétrica do cidadão joinvillense, com o objetivo não só de proporcionar maior conforro aos cidadãos, mas também de reduzir o índice de vandalismos e criminalidade nas regiões revitalizadas.

Dentre as principais obras executadas desde o início deste ano estão a revitalização da Praça Tiradentes, no Bairro Floresta, Praça do Bosque, no Bairro Costa e Silva, Praça Tancredo Neves, no Bairro Bom Retiro, Praça Witmarsun, no Bairro Comasa, e da Casa Krüger, patrimônio histórico construído em 1925, onde hoje funciona uma charmosa Central de Atendimento ao Turista de Joinville. O prédio ganhou nova iluminação, que realçou a imponente arquitetura que tanto chama a atenção dos turistas. A iluminação artística do pórtico de entrada da cidade, que fez menção ao 31º Festival de Dança ocorrido em julho, também foi de execução da SQE LUZ, com autorização da Prefeitura do município.

No Centro de Joinville, a obra de implementação da rede de distribuição subterrânea de energia elétrica deve ser iniciada em breve pela empresa. A troca do cabeamento aéreo é a solução a para as quedas de energia que atingem a cidade na época de temporais, e proporcionará maior conforto e segurança para os pedestres com a retirada dos postes de concreto, e maior embelezamento da região, contribuindo para o incremento do turismo no municípo. Foram contemplados com a substituição da rede aérea pela rede subterrânea os seguintes logradouros: Rua 9 de Março (trecho entre rua Blumenau e Rua Itajaí); Rua do Príncipe (trecho entre rua Ministro Calógeras  e rua Luiz Niemeyer); Rua São Francisco (trecho entre rua Eng. Luiz Niemeyer e rua 9 de Março); Rua Comandante Eugenio Lepper (trecho entre rua Eng. Luiz Niemeyer e rua 9 de Março) e Rua São Joaquim (trecho entre Rua Luiz Niemeyer e rua 9 de Março). O prazo de execução das obras é de 220 dias após a emissão da Ordem de Serviço. A obra será executada pela empresa Sadenco Engenharia, prestadora de serviço contratada pela Celesc.

Até o final do ano, outras regiões e espaços significativos recebem o projeto de modernização da iluminação, como o Parque Porta do Mar, em Espinheiros, o Arquivo Histórico de Joinville e o Museu Sambaqui, no Centro, e Museu de Arte, no Bairro América.

Vale ressaltar que a SQE LUZ cuida também da iluminação pública dos municípios de Florianópolis, São José, São Francisco do Sul, dentre outras cidades. A empresa possui ampla experiência com manutenção, ampliação e modernização de sistemas de  iluminação pública. A população pode utilizar o serviço da SQE LUZ nas cidades onde ela atua, para avisar sobre alguma irregularidade na iluminação da sua rua, praça ou qualquer outro ponto público através do telefone 0800 645 6405. O atendimento em Joinville é realizado somente através do telefone da ouvidoria municipal, 156.

Taxa COSIP

De acordo com o Engenheiro eletricista e diretor da SQE LUZ, Gilberto Vieira Filho, existe muita informação distorcida em relação à verba que é destinada à iluminação pública. “Na nossa conta de energia elétrica existe a taxa COSIP que vigora em todo o Brasil. O Artigo 149 A da Constituição Federal autoriza que esta contribuição seja debitada nas contas de luz. Essa contribuição só pode ser utilizada em iluminação pública. E a prefeitura que desviar essa verba para pagar outro débito está cometendo um Crime.”, explica o engenheiro. Por isso, é errado dizer que a prefeitura está gastando dinheiro trocando lâmpadas ao invés de investir em outras áreas mais deficientes – saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, pois, conforme as leis em vigor, o recurso para iluminação somente pode ser aplicado em iluminação pública.

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo