Fábio Plein, GM da Uber, abordou o Futuro da Mobilidade Urbana em encontro do LIDE SC

Foto: Endrigo Righeto

A mobilidade urbana é um dos grandes desafios em cidades ao redor de todo o mundo. Sobre esse tema o General Manager da Uber para a região sul, Fábio Plein, debateu diversas questões durante almoço-debate promovido pelo LIDE Santa Catarina, na Fiesc, em Florianópolis.

O convidado para o segundo encontro deste ano do grupo de líderes empresariais catarinenses compartilhou a experiência do aplicativo desde o lançamento em 2009 até os dias atuais, destacando, principalmente, o papel da tecnologia na construção de cidades mais inteligentes e sustentáveis. “O vilão não é o veículo em si, mas o uso individualizado que a gente faz deles”, explica Plein ao acrescentar que “nos primeiros sete meses de 2016, com o compartilhamento de viagens feito pelo uso do uberPOOL, mais de 55.560 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas”, ao defender políticas para um mundo com menos poluição e utilização inteligente de recursos. Atualmente existe no mundo mais de 1 bilhão de veículos, no entanto, em 95% do tempo eles permanecem inativos.

Com esforços focados em resolver problemas de mobilidade, o GM destacou ainda a atuação da Uber em locais com acesso limitado ao transporte público, facilitando o deslocamento. Além disso, a utilização de carros autônomos compartilhados por meio do aplicativo, ou seja, sem a necessidade de motoristas, já estão em testes nos Estados Unidos. A novidade, atrelada ao compartilhamento de veículos, seria capaz de reduzir em até 90% o número de carros em circulação nas ruas, segundo estudo recente do Fórum Internacional de Transportes da OCDE.

Para o presidente do LIDE SC, Wilfredo Gomes, o encontro foi uma oportunidade de debater sobre um tema de extrema relevância para toda a população. “Essa discussão é muito frutífera, temos muitos usuários em Santa Catarina, apesar do aplicativo ter chegado há poucos meses no Estado. Porém, a experiência em outras cidades e países gerou crescimento e aprendizado que são, sem sombra de dúvida, muito valiosos”, afirma.

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem 75 filiados no Estado, entre elas, 9mm, ACAERT, ADI, Angeloni, Anjo Tintas, Banco BTG Pactual, Báscara Investimentos Imobiliários, Bornhausen & Zimmer Advogados, Brognoli, Calcard, Coan Gráfica, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Dot Digital Group, Dotz, ENGIE, Fiesc, Flex Contact Center, Gasparino Farbo Lebarbenchon Roman Sachet e Marchiori Sociedade de Advogados, GK Company, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guerreiro Negócios Imobiliários, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Lamy & Faraco Lamy – Advogados, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Minister Vigilância, Multicorp, Multilog, Neoway, Nexxera, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, SC Gás, Sebrae/SC, Sicoob, Softplan, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Taschibra, Têxtil RenauxView S/A, TGB – Terminal Graneleiro da Babitonga, Villaggio Grando Boutique Winery.

Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Blocolit, Cianet, Clear Inovação, Damyller, Jô Cintra Boutique Viagens, Lumis Construtora, Mari Pelegrini, Vida Nova Imóveis, Par Mais Planejamento Financeiro, Roda Software de Governança Corporativa, Lica Paludo Produções, Khronos, Menton Turismo e JPS Negócios.

Ao LIDE Futuro estão associadas CBR Logística, Damyller, Lusch, Maeri Consulting, Khronos, Viaje Global, Grupo Maria´s, Magic Bubble, Lumensul, Auto Escola Brinhosa.

Entre os critérios para filiar-se ao LIDE Santa Catarina estão: ser uma empresa líder em seu segmento, praticar a governança corporativa, ter pelo menos um programa de apoio constante no terceiro setor e projetos associados ao meio ambiente.

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo