Estratégias de Marketing Digital para ter um e-commerce de sucesso

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As vendas online são uma realidade incontestável. Somente os dispositivos móveis representam 48% das vendas do varejo on-line no Brasil. Na América Latina, os pedidos feitos via desktop ainda são maioria, com 52%.

Outro fenômeno são os aplicativos para vendas. Considerando somente o ambiente móvel, os apps correspondem a 40% das transações. Globalmente, as vendas concluídas em aplicativos somam 46%.

Uma pesquisa divulgada pelo Google mostra que o comércio eletrônico deve dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano.

Entretanto, para ganhar destaque neste cenário concorrido, o bom relacionamento é a chave do negócio. Os estudos apontam que o potencial do aplicativo está diretamente relacionado à capacidade da comunicação entre a loja e seu cliente.

Por isso o trabalho com e-commerce exige uma dedicação especial para as ações de marketing, que são bem diferentes das que são feitas por negócios offline, mas com o mesmo objetivo: atrair leads e convertê-los em clientes.

Algumas estratégias podem ajudar um e-commerce a decolar e, com planejamento e um plano de negócios alinhado com a equipe de marketing, é possível aumentar consideravelmente o faturamento.

 

Marketing de Conteúdo

As técnicas do Marketing de Conteúdo podem ser grandes aliadas das ações de marketing digital para e-commerce.

Na descrição dos produtos da loja virtual e organização da página é possível aplicar estratégias de SEO para o Google rankear a sua loja da melhor maneira possível na busca orgânica. Pensar em palavras-chave e escrever a descrição de maneira criativa e original são fatores valorizados pelas ferramentas de buscas.

O Marketing de Conteúdo também pode ser utilizado para um blog no site, falando sobre tendências, dicas e estilos de consumo do que está sendo vendido. Dessa forma, a marca passa credibilidade, mostrando que é especialista e entende do próprio produto.

O blog é uma excelente ferramenta de atração de visitantes. O seu desafio será transformar esses visitantes em leads. Para isso, use e abuse de Landing Pages e formulários junto com esses conteúdos.

 

Utilize o E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para e-commerce e é importante ressaltar que a segmentação dos clientes é estratégia indispensável.

Essa segmentação será feita com base em informações cadastrais do perfil do cliente, mas, também, com base em informações coletadas a partir da interação do usuário com a própria loja virtual.

Esse rastreamento é feito a partir das estratégias de Inbound Marketing. Então é essencial trabalhar com uma equipe qualificada para realizar esse acompanhamento e dar sequencia ao caminho do lead no funil de vendas.

 

Persona

Tenha a Persona, ou seja, com quem o seu conteúdo vai dialogar, bem definido. Que tipo de produto você vende e para quem?

Um e-commerce de roupas masculinas, por exemplo, vai dialogar com um público muito diferente de um e-commerce de roupas femininas ou de livros.

Essa definição precisa ser muito mais detalhada do que o perfil de cliente. O conceito recebe o nome persona exatamente porque você precisa idealizar uma pessoa específica.

Além disso, a qualidade do conteúdo e a relevância do que é disponibilizado para os consumidores é indispensável para construir um relacionamento com o usuário. Para que ele se converta em um cliente ativo e fiel, ele deve sentir que sua empresa é confiável, entende do assunto e conduz seu trabalho de maneira profissional.

 

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