Investir em comunicação é uma das frentes mais importante para qualquer tipo de negócio. Para que uma marca seja vista, ela precisa estar circulando entre o maior número de pessoas possível. Existem diversas formas de fazer estratégias de comunicação visando ter um retorno de mídia, e o trabalho da Assessoria de Imprensa é uma delas.
Mas, o que é o retorno de mídia, e como a Assessoria de Imprensa pode atuar? Uma equipe de comunicação realiza o trabalho de produção de conteúdos e de relacionamento com jornalistas, colunistas, influenciadores e formadores de opinião. Fazendo contato com os veículos de comunicação, o conteúdo produzido é publicado, tanto online quanto offline, e o retorno de mídia é a métrica utilizada pelo time de assessoria para mostrar todo o potencial deste trabalho.
O retorno de mídia é o cálculo feito a partir do espaço destinado ao conteúdo da sua marca de forma espontânea, e quanto sua empresa teria pago por ele caso fosse realizar uma publicidade. Cada veículo possui uma tabela de veiculação de anúncios, é com base neste demonstrativo que nossa equipe calcula o quanto foi obtido em retorno de mídia.
A Diretora de Relacionamento da Estrutura de Comunicação, Karyna Pereira, está no mercado de Assessoria de Imprensa há mais de duas décadas. Durante esse tempo, ela acompanhou muitas transformações na área de comunicação, desde como fazer notícia até a adaptação dos conteúdos para o digital.
Ela explica que, embora os formatos mudem, o relacionamento com os veículos e a elaboração de um mailing segmentado e atualizado são grandes ativos das empresas de comunicação. “A gente busca todo tipo de mídia, incluindo sites e redes sociais, porque hoje em dia a comunicação não é só jornal, tv e rádio. Ampliamos nossos leques, ampliamos os espaços e com essas novas possibilidades calculamos como se fossemos pagar por esse espaço. A métrica que o time de assessoria utiliza mostra toda a força do nosso relacionamento e do mailing que a gente tem para fazer os nossos clientes aparecerem de forma espontânea na mídia”, conta Karyna.
Em 2020, o mundo viveu muitas novas experiências. A crise provocada pela pandemia veio como um desafio para os mais variados segmentos da economia. De uma forma surpreendente, a Estrutura de Comunicação viu o resultado do trabalho da equipe de Assessoria de Imprensa bater um recorde em retorno de mídia. Foram mais de R$25 milhões de retorno de mídia para os clientes da agência, conseguindo, de forma consistente e estratégica, registrar um número significativo de clipagens mês após mês.
“Foi um ano completamente atípico, em que muita gente estava dentro de casa, vários negócios fechados, sem a realização de eventos que sempre foi uma das forças dos nossos clientes e do nosso trabalho, e todos os veículos de comunicação falando de pandemia. Um cenário extremamente negativo para o mundo empresarial. E a gente conseguiu aproveitar o potencial de cada cliente e transformar isso em pautas positivas e de interesse da massa”, recorda Karyna.
A estratégia utilizada pela equipe de Assessoria de Imprensa da Estrutura de Comunicação é buscar veículos especializados, produzir conteúdo de forma regionalizada e com foco no público. Com esse conteúdo produzido, inicia a etapa de oferta desse conteúdo, novamente levando em consideração a segmentação de local e do tipo de mídia, sempre trabalhando de forma personalizada os conteúdos dos clientes.
Existem assuntos que rendem boas entrevistas de televisão, outros são ideais para portais de notícias online, algumas pautas são perfeitas para revistas e assim por diante. É a experiência da equipe de produção de conteúdo da assessoria que aponta a melhor forma de mostrar quais informações e, assim, a prestação de serviço será mais pertinente para o momento, para o público e para o veículo.
Em 2020, um dos cases de sucesso para o retorno de mídia dos clientes da Estrutura de Comunicação foi o Floripa Shopping. “O shopping é extremamente familiar e durante o ano oferece atividades e eventos para as crianças, que atraem a circulação de pessoas. A força de mídia deles sempre foi a divulgação desses eventos, e como fazer isso durante a pandemia? Durante um bom período o shopping permaneceu fechado! Mas, mesmo assim, a equipe se desdobrou na criação de conteúdo explorando outras frentes e o resultado foi tão bom que inclusive superou o do ano anterior, foi um aumento de 200% no ano no retorno de mídia comparando com o ano de 2019”, detalha Karyna.
Outro exemplo da comunicação integrada e estratégica para trazer resultados e crescimento para os negócios é o case da Quantum, empresa catarinense que atua no segmento de energia fotovoltaica para comércios, indústrias e usinas. Trata-se de um público absolutamente nichado, que ano após ano acompanha o crescimento da empresa com volume de negócios e geração de contatos e mais de R$200 mil de retorno de mídia só em dezembro de 2020.
“São assuntos extremamente diferentes (do Floripa Shopping e da Quantum) e que mostram o potencial do mailing segmentado que criamos e dos relacionamentos que nossa equipe nutre com os profissionais de comunicação”, destaca Karyna.
A experiência de mercado da equipe de Assessoria de Imprensa da Estrutura de Comunicação é um dos grandes diferenciais da agência. O fato de ter uma equipe de profissionais formada por jornalistas com trajetórias consolidadas, com passagens por redações de jornais impressos e digitais e redes de televisão, traz para à tona a vivência necessária para identificar e diferencial no momento ideal e entender a área de atuação e potencialidades do cliente, produzir com agilidade e foco no fator notícia.
Desta forma, é possível atuar com veículos que têm abrangência nacional e também utilizar plataformas de distribuição de conteúdo, contando com a tecnologia para buscar os melhores resultados em retorno de mídia e visibilidade dos clientes.
Agora que você já sabe como é importante estar na mídia e ainda sabendo que é possível mensurar o resultado do seu investimento em comunicação, conte com nosso time qualificado para traçar as melhores estratégias. Fale com a gente e saiba como iniciar o seu plano de comunicação integrada.
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Estrutura de Comunicação
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