As estratégias do Marketing Digital envolvem variadas ações para fazer sua marca chegar aos clientes, o Email Marketing é uma das formas de distribuir os conteúdos e as campanhas da empresa. A quantidade de cliques proveniente dos emails é de 10 a 50 vezes maior do que das redes sociais. Por isso ele deve ser bem aproveitado.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o email marketing não caiu em desuso, e os números comprovam que a taxa de abertura gira em torno de 20%, um número bastante considerável, ainda mais se levarmos em conta as facilidades e baixo custo da ferramenta. Além disso, podemos contar com softweares de automação, capazes de medir o alcance e os resultados e gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisões em curto prazo.
Neste post explicamos como usar cada tipo de email para atingir objetivos e qual a frequência de disparo para não se tornar inconveniente:
Newsletter: Um dos formatos de email marketing mais comuns, a newsletter geralmente é composta por indicações de artigos e novidades da empresa e é uma ótima maneira de fomentar o relacionamento de uma forma “leve”. Reforça a marca e também impulsiona leitores para outros canais da empresa, como o Facebook e Twitter. Recomendamos o envio ao menos uma vez por mês.
Emails promocionais: São focados em uma única ação que a empresa deseja que os usuários façam. Pode ser baixar um novo eBook, assistir a um vídeo, conhecer um novo produto ou mesmo realizar compras. Como têm foco único na conversão, tendem a ser mais efetivos. A segmentação da lista em diferentes momentos de compra e interesses é essencial para obter bons resultados e não depreciar a base de inscritos. A frequência de envio pode variar bastante, mas é interessante que os emails mais “vendedores” sejam um pouco menos frequentes. As estatísticas de retorno de outras ações é que vai orientar a melhor estratégia, o ideal é não ultrapassar dois por semana, queremos que sua empresa atraia clientes e não fique conhecida como aquela que só enche a caixa de quem se interessa por ela.
Diferenciando os dois tipos e segmentando a base de contatos é importante criar um calendário de envio de emails para sua empresa e seguir mês a mês, o planejamento em conjunto com a agência de comunicação vai auxiliar com essas datas de produção e disparo dos emails.
Conteúdo para email marketing
Para uma newsletter, o primeiro ponto que você deve avaliar é a relevância do material para a pessoa que vai recebê-lo. Procure separar artigos atualizados, que geram valor para quem recebe. Faça indicação de leitura para notícias que tem a ver com seu universo de atuação e que irão contribuir para que o seu negócio se mostre inserido no mercado e na sociedade.
A newsletter pode ser uma página com imagens e pequenas notícias ou uma lista de indicação de links, mas lembre-se que as pessoas recebem muitos emails por dia, por isso o layout deve ser simples, objetivo e que desperte o interesse já na caixa de entrada.
Para os emails promocionais a produção de conteúdo será o principal enfoque. Podem ser enviados com mais frequência para divulgar novos posts no blog corporativo, convidar para baixar um eBook ou assistir um vídeo produzido pela empresa. Esses podem ser semanais, sempre com novidades e conteúdos que entreguem algo que vá acrescentar informações ao leitor.
A agência de comunicação que realiza o trabalho de inbound marketing vai auxiliar com o planejamento e conteúdo para essas ações. Sua empresa já investe no marketing digital? Não perca tempo, converse com a ESTRUTURA de Comunicação, temos o caminho certo para seus negócios!
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