Fazer sua empresa se destacar no mercado, concretizar novos negócios e fidelizar clientes é uma das tarefas das agências de comunicação que planejam e executam o Marketing Digital através da Produção de Conteúdo corporativo. Recentemente conversamos que uma das estratégias para conquistar relevância e se tornar referência é através da publicação de um livro da sua empresa.
Os livros corporativos podem ser manuais técnicos de um serviço ou produto, reunir sugestões de gestão e dicas de especialistas em qualquer tipo de segmento, um guia sobre uma determinada localidade e pode, também, ser um registro histórico de uma empresa. Com certeza seu negócio pode estar representado em um livro, acompanhe os 10 passos para tornar essa ideia um projeto real:
1. Pesquisa: O primeiro passo do projeto inicia com a pesquisa sobre qual assunto do livro. Nesta etapa são identificados os melhores produtos e serviços que a empresa possui e de que forma eles serão transformados em roteiro;
2. Planejamento: Definido o roteiro a equipe de produção da agência de comunicação começa o planejamento. Nesta etapa são escolhidas as fontes de informação, pessoas com quem conversar, locais para visitar, que tipo de imagens serão utilizadas, formato do livro, orçamento, tempo de execução para cada etapa e quem são as pessoas da empresa responsáveis pelo projeto, desta forma é criada uma organização que ajuda na manutenção dos prazos estabelecidos;
3. Produção: Esta etapa do planejamento é essencial para que o livro seja um projeto bem sucedido. Com uma boa base feita na pesquisa um texto com teor informativo e relevante será produzido e vai se transformar no livro que irá representar seu negócio. A produção deste conteúdo será feira por jornalistas da agência de comunicação que já têm experiência com livros de diversos segmentos;
4. Edição: Finalizada a parte de redação o texto é encaminhado para o responsável pelo projeto ler e ajustar e acrescentar informações conforme necessidade. O ideal é que a estrutura do livro não seja alterada, apenas se algo muito importante tenha acontecido para a empresa desde a etapa da pesquisa inicial. Com a aprovação da empresa o texto segue para o próximo passo;
5. Revisão: Uma revisora, especialista em Língua Portuguesa, é responsável por ler todo material, arrumar possíveis erros de linguagem e também sugerir melhorias na construção do texto, tudo para que o livro seja um produto comercialmente atraente;
6. Projeto Gráfico: Desde o começo do planejamento o projeto já tem definido o estilo que terá. A pesquisa de imagens já foi realizada e agora entra na parte de finalização. Uma equipe de designers recebe o livro e as indicações de como ele deve ser e a partir das informações do cliente o livro ganha corpo. É aqui que serão escolhidas as fontes, imagens, ilustrações, cores e formatos, capa e acabamento. Nesta etapa já é possível saber como o livro vai ficar, mesmo antes de se tornar palpável;
7. Aprovação: O arquivo digital do livro é enviado para os responsáveis pelo projeto para que seja aprovado, agora falta pouco para ter o livro em mãos;
8. Impressão: Com o texto e o projeto gráfico aprovados o livro segue para a gráfica, a etapa mais aguardada do planejamento, finalmente o livro se tornará algo material! Antes da tiragem completa são feitas algumas provas para avaliação de cores e aprovação final;
9. Lançamento: Depois da tiragem completa é hora de fazer o lançamento do livro. Uma noite de autógrafos e apresentação é determinada e a empresa tem a oportunidade de se aproximar da mídia, dos clientes em potencial e valorizar quem fez parte do desenvolvimento dos negócios que originaram o livro;
10. Divulgação: Chegou a hora de contar para todo mundo que sua empresa tem um livro. Durante o planejamento já ficou definido se o livro seria comercializado ou distribuído de forma gratuita, esse trabalho de divulgação começa antes mesmo do lançamento oficial, feito pela assessoria de imprensa, e continua por algum tempo depois do lançamento. O objetivo é tornar o livro conhecido e informar que sua empresa pode ser fonte de pesquisa no ramo em que atua, tornando-se assim relevante no mercado.
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