Você gosta de fazer churrasco? Escolher as carnes ou legumes que vai preparar, acender a brasa e começar! No entanto, se você ainda não tem muita prática em algumas das etapas, o que fazer? Continue neste artigo que nós vamos explicar a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo com essa história.
Precisar de ajuda para acender a brasa do churrasco é uma das situações que deve levar muita gente para o Google em busca de dicas. Fazer uma pesquisa na internet, com o objetivo de encontrar respostas, já faz parte da rotina. É exatamente por isso que as empresas investem na produção de conteúdos para ensinar e transformar visitantes do site em clientes.
A internet facilita a vida diariamente. E se é navegando que encontramos soluções, entretenimento e nos mantemos atualizados, também é neste ambiente que as empresas querem anunciar seus produtos.
O marketing digital surgiu justamente para levar os produtos e as marcas para o ambiente virtual. Como a internet oferece diversos formatos em um mesmo espaço, as empresas começaram a ocupar os sites e redes sociais com ofertas na busca por novos clientes.
Diferente do marketing tradicional, que tem suas ações estruturadas em veículos de mídia offline e canais de comunicação como rádio, televisão e pontos de vendas, o marketing digital criou um mundo de oportunidades para os anunciantes e, por isso, vamos explicar a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo para você entender e levar para o seu negócio.
Para detalhar a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, vamos explicar o que são esses formatos de ação:
O Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração. Essa é uma das formas de fazer marketing digital. O objetivo é oferecer, para as pessoas, informações e caminhos que levem os interessados no seu produto ou serviço até o seu site ou loja, buscando conquistar e fidelizar clientes.
Neste tipo de abordagem, a pessoa interessada chega ao seu site em busca de uma resposta ou para sanar uma curiosidade. É neste momento que o Marketing de Conteúdo começa a fazer parte da estratégia.
Voltando ao exemplo do churrasco, vamos imaginar que uma determinada marca de carvão tenha uma loja online. Essa loja está hospedada em um site e tem um blog, formulário de contato e links para as redes sociais.
Se essa marca de carvão investe no Inbound Marketing, ela cria conteúdos para alimentar o blog e as redes sociais, faz anúncios, organiza a lista de leads, envia campanhas de e-mail marketing segmentados e mantém o relacionamento com seus clientes. É assim que ganha espaço no ambiente digital e se diferencia dos concorrentes na busca por novas vendas.
O Marketing de Conteúdo é parte da estratégia do Inbound Marketing. Como o Marketing de Atração oferece, em primeiro lugar, a resposta para uma dúvida, é com o conteúdo que essa oportunidade de conquistar novos clientes é criada.
Colocando em prática o Marketing de Conteúdo, a empresa de carvão pode alimentar o blog da marca com textos e vídeos falando sobre:
Ao criar esses tipos de conteúdos, antes mesmo de vender, a empresa oferece dicas e respostas para quem está interessado em fazer um churrasco melhor.
A partir desse investimento em conteúdo, começa a parte estratégica do marketing digital. A empresa pode vender acessórios para churrasco, acendedores que vão gerar um fogo melhor e uma série de produtos que podem ser vendidos e entregues na área de atuação que a empresa escolher, de acordo com o seu negócio.
Desta forma, fica mais claro entender que, na verdade, não existe diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, eles são complementares. Quem investe em técnicas de atração, conversão de leads, nutrição e relacionamento com futuros clientes e aqueles que fazem parte do Inbound Marketing, precisa de conteúdos que vão informar, educar e entreter as pessoas que passam pelos sites, redes sociais e e-mails. E isso são técnicas do Marketing de Conteúdo.
Fazer marketing digital é criar caminhos e meios de levar, ao maior número de pessoas, a sua marca. A internet possibilitou que milhares de empresas tenham espaço para anunciar e criar conteúdo. Para que seu investimento seja bem feito, é preciso entender quem faz parte do seu público e de que forma ele pode se comunicar melhor com o seu negócio.
Por isso, uma análise de quais as redes sociais fazem mais sentido para sua empresa, onde anunciar, quanto investir e quais conteúdos criar vão diferenciar os concorrentes e gerar mais tráfego ao site, mais engajamento e, consecutivamente, mais vendas quando tudo está alinhado.
Esse caminho envolve bastante trabalho. Os resultados são construídos ao longo dos meses, mas quando a máquina de geração de leads e de relacionamento está ajustada, a empresa pode mensurar o que traz mais retorno e onde deve investir mais.
Uma das vantagens do marketing digital, e das estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, é poder acompanhar os números e métricas geradas. Esses dados são essenciais para definir as decisões mais importantes para o seu negócio.
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