Este foi o tema da oficina promovida pelo SEBRAE/SC, através do projeto Moda Catarina, em parceria com a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), na noite de 9 de junho.
Empresários e gestores atenderam o convite e participaram da oficina “Como usar a internet a favor do seu negócio”, promovida pelo SEBRAE/SC, através do Projeto Moda Catarina, em parceria com a AmpeBr, na noite de 9 de junho. O evento aconteceu na sede do SEBRAE, em Brusque.
Durante três horas Júlio Rodrigues, gerente de Branding e Marketing Digital, e Cárlei Nunes Dellinghausen, mestre em Administração com ênfase em Marketing Digital, falaram da importância da internet, redes sociais e de todas as plataformas online como forma de alavancar campanhas, produtos, vendas e interação com o consumidor.
Segundo Rodrigues, é necessário entender que mesmo na internet o consumo é de pessoa para pessoa, o comportamento do consumidor não muda, ele continua com os mesmos desejos e as mesmas vontades. A diferença é que aumenta muito a quantidade de informações, o poder de pesquisa, de persuasão, e o poder de reclamar das coisas que não o agradam. “É impreterível que as empresas comecem a ‘namorar’ e se entendam com a internet. Se o empresários da micro e pequena empresa e mesmo os das grandes não iniciarem este processo agora, de estarem online, daqui há dois, três anos, isso estará tão massificado, tão implementado no mercado, que os que não entraram antes ficarão para trás. Mas é preciso ter cuidado, pesquisar, entender, porque como é um negócio novo, está cheio de oportunistas e números maquiados que as pessoas não conseguem interpretar”, enfatizou.
O palestrante também falou sobre o perfil do consumidor e a necessidade das empresas segmentarem seus consumidores, e trabalharem a comunicação diferenciada para cada um. “É importante que as empresas entendam que são pessoas reais consumindo, não são máquinas e que a internet propicia, além de canal de propagação de alta velocidade e grande profundidade, testes que você pode fazer de maneira barata e valores bem mais baixos de investimento para atingir um mercado segmentado. Então são muitas vantagens. Porém, trabalhar a internet, as vendas online, não substituem as vendas físicas, os representantes, o varejo. São coisas que se complementam para gerar volume, pois no futuro,todos os canais das empresas deverão estar interligados”, frisou.
Cárlei apresentou um panorama rápido a respeito das mídias sociais e dos interesses dos clientes, além de qual conteúdo as empresas devem fornecer para atraí-los. “Nosso objetivo principal nesta oficina é familiarizar as pessoas sobre este assunto. É fundamental que as empresas voltem sua atenção para internet, para as redes sociais. Há um caminho real e viável a ser percorrido. E com o tempo os resultados aparecerão”.
Alguns empresários que participaram da oficina, já têm ferramentas de vendas ou publicidade na internet. Rui Alan Bernardi, da empresa Mulher Única, possui uma fanpage nas redes sociais há cerca de um ano, entretanto após ter começado a participar do Moda Catarina, passou a dar mais atenção para a marca na internet, usando também os resultados das consultorias do projeto, como as melhorias nos produtos e até as próprias fotos, que contribuíram na divulgação. Para ele são palestras como a do Bureau de Moda que auxiliam cada vez mais o empresário a se atentar para o mercado digital.
“Foi muito interessante o conteúdo apresentado nesse Bureau, já que os profissionais nos mostraram a importância de termos um posicionamento da marca nas mídias sociais, para nos aproximarmos cada vez mais dos nossos clientes. Sem falar nas ferramentas de marketing que nos foram apresentadas, que podemos usar no nosso negócio. Acredito que ainda temos muito para nos aprimorar, pois o marketing digital é um caminho sem volta”, acrescenta.
Para o presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin, a oficina foi muito positiva e auxiliou os empresários a verem as possibilidades oferecidas pelo mercado na área digital e os benefícios que esse segmento traz para os negócios. “Cada vez mais os nossos empresários precisam se inserir nessa área, que possibilita a interação direta com o consumidor, já que hoje o próprio cliente exige isso. E esse processo é facilitado através do marketing digital, do e-commerce, das redes sociais, onde você lança o seu produto em uma fração de segundos, junto ao seu consumidor. A AmpeBr sabe das necessidades dos seus associados terem conhecimento disso, e vimos que os 30 empresários que participaram desse evento saíram muito satisfeitos”, comentou.
Além disso, Rosin também destacou a parceria do Moda Catarina, que cada vez mais beneficia as empresas associadas à entidade. “Para a AmpeBr, essa parceria com o Sebrae é muito importante, pois está trazendo resultados efetivos, e engrandecendo cada vez mais as empresas participantes, tanto na tecnologia e na inovação, como na forma de negociação entre os seus clientes”, conclui.
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