Como reagir à crise

Por muito tempo a crise econômica era vista como uma mera especulação, distante da nossa realidade. Esse conceito foi logo desconstruído quando nos deparamos com grandes empresas demitindo funcionários, vendendo suas operações e se reinventando para continuar no mercado.

De certa forma, os empresários são os mais atingidos no atual cenário, principalmente devido ao aumento de impostos, redução de vendas e, consequentemente, de faturamento, e o medo generalizado de investir em meio a tanta instabilidade.

No entanto, pensar que tudo está perdido não é o melhor caminho. O empreendedor precisa tomar as rédeas da situação e encarar os problemas de uma forma positiva, só assim será viável solucioná-los. É possível sobreviver às adversidades, basta adaptar-se e tomar decisões sensatas.

O empresário precisa, primeiramente, controlar os próprios gastos, tendo em mente que o padrão de vida elevado deve ficar de lado. Viver de aparências com dinheiro emprestado, somando juros e mais juros, pode ser o atalho para chegar à falência.

Outro ponto importante é atentar-se ao produto que oferece à sociedade. Analisar as preferências das pessoas e se o serviço prestado está de acordo com as exigências atuais. Às vezes é necessário mudar e conquistar novos territórios, mercados e clientes. Além disso, quem está à frente de uma empresa precisa reavaliar sua política de preços, que, por sua vez, precisam ser competitivos. Geralmente, as opções mais caras permanecem nas prateleiras.

Verificar de perto a gestão da empresa é uma prática indispensável. Fiscalizar os custos e compreender que não será permitido repassá-los para o preço que chega ao consumidor é o rumo mais correto a seguir.

Investir em uma loja virtual ou e-commerce em vez de manter uma loja física com aluguel, um número maior de vendedores e contas de luz e água, também é uma oportunidade para sair bem dessa areia movediça.

Por fim, o líder de uma companhia precisa desapegar-se de resultados passados e moldar-se aos novos tempos e desafios que, com certeza, podem ser vencidos.

Pedro Augusto Neves da Fontoura, Advogado Especialista em Gestão Financeira Empresarial

 

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo