Como manter produtividade no trabalho home office: Dicas para não perder o foco e a saúde mental durante a quarentena

Como manter produtividade no trabalho home office: Dicas para não perder o foco e a saúde mental durante a quarentena

Mesmo tendo surgido no fim de 2019, o novo coronavírus (Covid-19) pegou muita gente de surpresa, principalmente pela velocidade do contágio. A situação fez com que a OMS (Organização Mundial para Saúde) declarasse situação de pandemia no início de março, e divulgasse uma série de orientações a fim de conter a circulação do vírus.

Entre as orientações, está a indicação de que empresas de serviços não essenciais dispensem seus funcionários para trabalharem remotamente, ou seja, em regime de home office. Isso é necessário, pois o isolamento e o distanciamento sociais são as maneiras mais eficazes de quebrar a cadeia de contágio e não sobrecarregar o sistema de saúde.

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Embora seja uma prática comum em diversos setores, o home office é uma novidade para muitos profissionais, que podem ter dificuldade para manter a produtividade trabalhando em casa, sem a rotina do escritório. Se você vai trabalhar remotamente durante o tempo de vigência do estado de pandemia, preste atenção nestas dicas!

COMO MANTER A PRODUTIVIDADE TRABALHANDO EM HOME OFFICE

  • Para não perder o foco, os prazos e nem ter queda no rendimento, entenda que será preciso criar uma nova rotina. E que é possível sim englobar tarefas domésticas e atividades profissionais sem prejuízo em nenhuma área, basta ter organização e um pouco de paciência. Em pouco tempo, você cria novos hábitos e a rotina se torna mais leve;
  • Crie um ambiente de trabalho: Se não tiver um escritório ou local próprio para trabalhar em casa, separe um espaço com pouca movimentação, pode ser um quarto ou mesmo um canto em uma mesa. É necessário que o lugar esteja limpo e organizado, seja silencioso, arejado e bem iluminado. Delimite esse espaço com computador, agenda, bloco de anotações, canetas e outros itens utilizados no seu dia a dia. Manter uma garrafa de água ao alcance das mãos é recomendado, assim você cuida da saúde sem risco de se distrair;
  • Defina horários e deixe a casa em ordem: Enquanto houver bagunça pela casa, sua atenção será prejudicada, por isso, é necessário ter horários bem definidos. Mantenha o despertador ligado na hora de sempre, e organize a casa no tempo que normalmente seria gasto no trânsito. Tenha horários de início e fim de expediente bem definidos. Do mesmo modo, separe uma hora para preparar o almoço, limpar a cozinha e fazer lanches. Algumas emergências podem demandar sua atenção fora do horário de trabalho. Avalie-as e resolva da maneira que for mais adequada, mas não deixe que as emergências se tornem parte da rotina;
  • Sempre que possível, mantenha a rotina do trabalho: Ter um horário fixo para acordar, tomar café da manhã, se exercitar e trocar o pijama por uma roupa de dia a dia é fundamental para começar o dia. Isso faz com que o cérebro entenda que há uma nova rotina e, logo, todo seu organismo estará adaptado;
  • Converse com a família: É importante que todos os moradores da casa entendam a importância de cooperar, tanto com a limpeza e a organização dos ambientes quanto com o silêncio no horário de trabalho. Certamente, haverá períodos de descontração, de discussões e de estresse, afinal, não estamos acostumados a ficar confinados por tanto tempo. Aproveitem para manter um canal de diálogo aberto, praticar a empatia e estreitar os laços familiares;
  • Administre o tempo e mantenha o foco em uma atividade por vez: Entender qual o horário você está mais focado é o primeiro passo. A partir daí, separe as tarefas de acordo com o nível de importância / urgência e com o nível de atenção que você precisa dispender para realizá-las. Escrever, fazer relatórios, criar planilhas com cálculos, por exemplo, são tarefas que necessitam de máxima atenção. É importante, também, realizar uma tarefa de cada vez, evitando distrações. Para quem tem dificuldade de se concentrar, a dica é utilizar aplicativos que controlam o tempo gasto em cada tarefa, intercalando com intervalos para distrações. Alguns utilizam a técnica Pomodoro, bastante indicada por especialistas em produtividade no trabalho;
  • Utilize a tecnologia a seu favor: O isolamento físico é necessário, mas para o trabalho continuar afinado, é preciso que a equipe esteja alinhada e que se comunique constantemente e em tempo real (sempre que for necessário). Pode ser através de mensageiros instantâneos ou até por videoconferência;
  • Armazenar arquivos na nuvem é uma ótima maneira de ter acesso ao trabalho feito em casa depois que voltar ao escritório. Além disso, permite que outras pessoas da equipe possam acessar documentos e pastas de maneira rápida e segura.

    A tecnologia é uma aliada em diversos aspectos. Além dos aplicativos de gestão de tempo e produtividade, existem inúmeros outros que ajudam na organização das tarefas, na criação de projetos e no armazenamento de arquivos, como o Evernote, o Trello, o Asana e o Dropbox.

COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DURANTE A QUARENTENA

Tão importante quanto manter o foco e o rendimento no trabalho home office é cuidar da saúde mental durante os dias de confinamento. Afinal, é preciso manter-se saudável em todos os aspectos. Para manter-se bem durante esses dias, você pode:

  • Realizar exercícios físicos (novamente, a tecnologia entra em ação: baixe aplicativos com treinos gratuitos que podem ser feitos em casa);
  • Não exceda o tempo de trabalho;
  • Levante-se da cadeira a cada uma ou duas horas de trabalho;
  • Mantenha um hobby (uma horta caseira, por exemplo);
  • Aprenda algo novo (na internet, é possível encontrar cursos de idiomas, de música, de artes, de culinária etc.);
  • Alimente-se bem e beba bastante água;
  • Pratique meditação;
  • Tire um tempo para organizar tudo que você sempre deixa para depois por falta de tempo (armários, temperos, livros, playlists etc.);
  • Telefone para os familiares e os amigos;
  • Marque uma janta virtual (em um primeiro momento, pode parecer estranho, mas no fim será divertido);
  • Permita-se ficar entediado, irritado, com medo, nervoso, mas não deixe que esses sentimentos tomem conta;
  • Aproveite para por em dia as séries, a pilha de livros e os filmes.

Entendendo a gravidade da situação e a fim de manter a saúde da equipe da Estrutura de Comunicação e de nossos parceiros e clientes, estamos trabalhando em sistema de home office por tempo indeterminado. Nosso time permanece disponível via telefone, e-mail e WhatsApp e está sempre focado e pronto para atender a todas as demandas com a excelência de sempre!

Por

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