Case: Livro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina

Poucos meios de adquirir conhecimento conseguem fazer frente às facilidades da internet, mas, mesmo com o mundo ao alcance de um clique, os livros continuam sendo uma fonte inesgotável de conhecimento, cultura e entretenimento. Escolher, abrir, sentir, ler um livro é um ritual que muitas pessoas fazem questão de cultivar.

Para além dos gêneros, como romances, ensaios, poesias, contos e didáticos, os livros podem ser corporativos, contar a história de um produto ou de uma empresa. Você já pensou, por exemplo, no quanto a trajetória de sua marca pode ser interessante a outras pessoas?

[Leia mais: Sua empresa pode se tornar referência através de um livro]

cerveja1aa

O livro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina surgiu da necessidade de mostrar a pessoas de outros estados e países o crescimento e a importância da produção artesanal de cerveja em SC, a partir desse desejo do cliente – o governo do estado –, a ESTRUTURA de Comunicação montou um projeto que atendesse às expectativas.

A equipe foi formada por editor, pesquisador, redator, revisor, tradutor, fotógrafo, diagramador e designer gráfico, sob o comando de um coordenador e de um diretor de conteúdo, profissionais experientes e prontos para produzir um conteúdo inédito e que despertasse o interesse do leitor.

cerveja2bb

Após definir com o cliente qual o formato e o estilo do livro, a ESTRUTURA partiu para a produção. A etapa da pesquisa foi importante para conhecer o mundo da cerveja e a importância da bebida – partindo da esfera mundial até chegar a Santa Catarina. Uma pesquisa consistente é o primeiro passo para se escrever um texto com conteúdo coeso.

Em seguida, a equipe visitou as cervejarias, onde pôde conhecer o processo de fabricação, entrevistar os responsáveis e fotografar as áreas de insumos, produção e envase e as cervejas prontas para o consumo. Finalizada essa parte, era hora de produzir, revisar e traduzir o texto, tratar as fotos e diagramar o livro, foi quando o objeto começou a ter “uma cara”. Ao editor, coube aprovar o conteúdo e a arte e pedir alguns ajustes, a fim de conferir unidade à obra.

cerveja3a

O resultado foi uma edição bilíngue de 105 páginas, com inúmeras fotos, e que traz textos que narram a história da cerveja desde a Antiguidade até a chegada da bebida, com os imigrantes alemães, ao estado catarinense; contam como a cerveja se tornou a bebida alcoólica mais consumida no País e falam do crescimento e das perspectivas do mercado de cervejarias artesanais. O livro traça um mapa das cervejarias artesanais de SC, com destaque para as dez que engarrafam e comercializam seus produtos além da região em que estão inseridas. É uma obra que funciona como cartão de visita da produção cervejeira de Santa Catarina, ajudando a consolidar o estado na rota internacional de eventos cervejeiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo