Case Liderança 25 anos

Case Liderança 25 anos

Um trabalho de pesquisa, entrevistas, diagramação, edição e revisão, realizado totalmente pelo time Estrutura.

Contar a história de uma organização pode ser feita de várias maneiras. Mas certamente ter um livro para registrar uma data comemorativa ou um período marcante é uma das formas que mais emocionam. Ter impresso textos, frases e fotos que transformaram a marca ao longo dos anos é uma das melhores maneiras de reviver o passado, celebrar o presente e planejar o futuro. Foi com esse pensamento que a Estrutura de Comunicação produziu em 2019 – com lançamento em 2020 – o livro Liderança Serviços 25 anos.

A empresa, com sede em São José (SC), procurou o time da Estrutura para contar sua história em 25 anos. E o desafio era grande. Afinal, a Liderança Serviços conta com mais de 25 mil colaboradores em todo o país, tem sedes e escritórios em todos os Estados e uma história de empreendedorismo do seu fundador, Francisco Lopes de Aguiar.

A Estrutura de Comunicação foi responsável por realizar todas as etapas do livro: desde a pesquisa, entrevistas, elaboração dos textos, edição, projeto gráfico, produção fotográfica, diagramação, revisão e acompanhamento direto com a gráfica. Todos esses passos são fundamentais para o sucesso do lançamento de um livro empresarial.

Continue a leitura para entender mais sobre como é o processo da Estrutura de Comunicação ao produzir um livro especial para uma organização.

Briefing: Start no projeto

A primeira etapa da elaboração de um livro passa pela reunião de briefing. Nesse momento a equipe da Estrutura de Comunicação entrevista a equipe de marketing da Liderança Serviços em busca de todas as informações e detalhes que serão importantes para a produção do livro. Nesse momento é que começa a ser desenhado o esqueleto do livro, ou seja, pontuamos todas as informações, entrevistas, imagens e dados que não podem faltar na publicação.

Pesquisa

Nesse momento, a equipe da Estrutura de Comunicação contou com o apoio fundamental do time de marketing da Liderança Serviços. Esse contato foi imprescindível para definir entrevistados, buscar fotos históricas e entender qual o tom era esperado para o livro.

Entrevistas

O DNA da Estrutura de Comunicação está no jornalismo. E, por isso, essa etapa na produção de um livro é tão importante. A proposta é contar a história da empresa, como em uma grande reportagem. Para isso, é necessário ouvir os “personagens” que constroem a organização. Esse momento é muito desafiador, afinal, muitas vezes é necessário marcar mais de uma entrevista com a mesma pessoa. Para isso contamos com jornalistas com experiência, que sabem conduzir as entrevistas e fazer as relações necessárias entre um personagem e outro. Isso é indispensável para um texto final atrativo.

Edição

O trabalho de edição de um livro começa antes mesmo dos textos começarem a ser escritos. Na Estrutura de Comunicação nossos editores acompanham todas as fases da produção. Auxiliam na escolha das fotos, no acompanhamento do projeto gráfico, dão suporte para o texto e diagramação. 

Projeto gráfico e diagramação

Na elaboração de um livro, a definição do projeto gráfico apresenta ao cliente de forma antecipada como será a “cara” do livro. Trata-se de uma previsão de como serão as páginas, tamanho médio dos textos, capa, contracapa, aplicação de elementos gráficos e fotos. Tudo isso deve estar casado à identidade visual da marca, por isso é tão importante que seja aprovado logo no início do trabalho.

Em um segundo momento, quando os textos escritos pelo jornalista já estão prontos, chega a hora da diagramação. Ou seja, quando o livro ganha forma.

Produção fotográfica

Para que o resultado final do livro seja um sucesso é necessário incluir a produção fotográfica. No caso da Liderança Serviços as fotos foram focadas na diretoria e na estrutura da empresa. O material produzido foi incorporado às imagens históricas que haviam sido separadas pela equipe.

Revisão e acompanhamento com a gráfica

Após passar por todas as etapas de produção de texto, fotos e diagramação, chega a hora de revisar o livro. Esse é um momento indispensável e o time da Estrutura de Comunicação conta com revisores experientes que realizam a leitura final de forma minuciosa.

Por fim, a etapa de impressão também precisa ser acompanhada para que as expectativas da empresa com relação ao livro sejam atingidas. Nesse momento leva-se em conta a gramatura do miolo, da capa, além da entrega dos arquivos finais. 

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo