A Agroforte é uma indústria catarinense especializada em transformar resíduos de peixe em farinha e óleo. Localizada em Biguaçu, na Grande Florianópolis, a empresa está no mercado há 19 anos e realiza um trabalho extremamente importante para o meio-ambiente. Através dos processos industriais em seu parque fabril, um dos mais modernos do país, eles reciclam subprodutos marinhos de maneira segura e eficiente, fazendo com que partes não utilizadas de peixes se transformem em matéria-prima de alta qualidade e valor agregado para a indústria de nutrição animal.
Contudo, mesmo fazendo um trabalho de extrema importância, não era assim que a Agroforte era vista pela comunidade onde está instalada e por seus colaboradores. Em 2018, a empresa entrou em contato com a Estrutura de Comunicação interessada em realizar um trabalho de gerenciamento de crise, algo pontual para amenizar a relação com seu entorno. Os vizinhos da fábrica reclamavam sobre odores e não tinham conhecimento sobre o negócio desenvolvido pela indústria.
“O trabalho com a Agroforte foi feito do zero. A gente entrou na Agroforte para fazer um gerenciamento de crise, para fazer um relacionamento com a comunidade e, quando chegamos lá, encontramos uma logo que não era conectada com a marca, nossa experiência em comunicação apontou que havia muito para ser feito na empresa”, conta Karyna Pereira, Diretora de Relacionamento da Estrutura de Comunicação.
Após conhecer a necessidade do cliente, e de entender que a empresa precisava mais do que o gerenciamento de crise, a Estrutura iniciou o trabalho de comunicação que mudaria a relação do negócio com seus colaboradores e com a comunidade. A mudança começou pelo redesenho da identidade visual, feita totalmente pela equipe da Estrutura e que se tornou mais adequada à forma de comunicar.
A partir disso a aplicação de uma identidade única para uniformes, embalagem de produtos e comunicação virtual foi realizada com a virada da marca.
Em paralelo a essa nova identidade visual, a etapa primordial foi promover uma mudança de mentalidade entre os colaboradores. “Os funcionários achavam que estavam trabalhando com lixo, quando na verdade eles trabalham com a transformação do planeta. Usar o resto do peixe para transformar em farinha, que é um dos componentes da ração para gatos, óleo para biodiesel e também cápsulas de ômega 3, é um grande serviço para o meio ambiente”, pontua Karyna. A partir daí, passou a ser distribuído aos colaboradores um jornal mensal que traz, além de dicas, insights sobre o trabalho desenvolvido pela Agroforte.
Quando eles se viam trabalhando com o resto, a estratégia apresentada pela Estrutura foi mostrar que, na verdade, eles estão contribuindo com algo muito maior. Uma das ações realizadas para gerar o sentimento de pertencimento foi promover um evento no Dia do Trabalhador para todos os colaboradores. Neste dia, eles receberam uma camiseta com os dizeres: “Eu transformo o planeta” e a identidade da empresa.
Outra ação para fomentar a mudança de mindset foi a distribuição de um Informativo mensal com linguagem acessível e objetiva que fala sobre assuntos da fábrica e do trabalho que eles produzem.
No Dia das Crianças, os filhos dos colaboradores receberam kits de livros, além das tradicionais guloseimas, como forma de valorizar a educação na comunidade.
Durante a pandemia, os colaboradores receberam um Kit Imunidade. Cada um ganhou uma sacola retornável com frutas, verduras, mel e ingredientes que levassem os nutrientes naturais que fortalecem a imunidade, uma forma de demonstrar interesse e cuidado com o grupo de colaboradores, tão importantes em todo esse processo.
Desde o início das ações estratégicas, a equipe de Assessoria de Imprensa da Estrutura foi acionada para agir junto à imprensa local com objetivo de mostrar a importância do trabalho que a Agroforte faz na região, como a geração de emprego e renda no município.
A Agroforte está localizada em uma área cercada por cinco microrregiões em Biguaçu e emprega cerca de 80% de pessoas da comunidade.
“Explicar que a Agroforte transforma os resíduos de peixe que o homem não come (cabeça, espinha, rabo) em matéria-prima de alto valor nutritivo beneficiando a comunidade foi o começo de toda a estratégia. Se não fossem fábricas como a Agroforte, esses restos seriam devolvidos no mar, ou enviados para os aterros sanitários e lixões, e isso sim seria um problema para o planeta”, reforça a Diretora da Estrutura.
Fomentar a divulgação de ações que já eram realizadas pela Agroforte, como a distribuição de cestas básicas na comunidade, era um ponto crucial para dar mais visibilidade ao negócio com essa visão positiva, algo que já era feito antes mesmo de qualquer plano de comunicação e que faria sentido colocar um foco.
Com esse movimento de boas notícias para divulgar, veio a necessidade de levar essa estratégia também para o ambiente online. Foram criadas as redes sociais da marca e mais um canal de comunicação e integração com a comunidade que teria um ambiente próprio a partir disso.
Como especialistas em saber o papel da comunicação nos tempos de hoje, os estrategistas da Estrutura sabem que não basta fazer um excelente trabalho interno, com a comunidade e com a imprensa e desperdiçar a oportunidade de fazer isso ganhar força online.
Esse é um verdadeiro trabalho de comunicação integrada que traz resultados sólidos e perenes, não pensando em vendas, mas na postura da marca de maneira global.
Ao longo dos anos a empresa sempre esteve interessada em buscar certificações internacionais e padronizações para minimizar os impactos que a instalação de uma fábrica naturalmente proporciona. Grande parte dos clientes da Agroforte são do mercado internacional e falar a respeito disso com seus pares, imprensa e colaboradores também valoriza e fortalece tudo que está sendo construído.
Para a Agroforte, o trabalho de comunicação não tem como objetivo final aumentar faturamento ou registrar um crescimento do negócio, o verdadeiro valor dessa parceria está em pertencer à comunidade onde a empresa está inserida de maneira transformadora, assim como o produto produzido por ela.
“A Estrutura foi parte fundamental nesse processo de transformação. A marca assumiu uma postura positiva”, conclui Karyna, que sabe que a oportunidade para um gerenciamento de crise é a porta para que muito possa ser realizado.
O case da Agraforte, cliente da Estrutura no quarto ano de atendimento, é um dos exemplos do potencial que a comunicação integrada tem junto ao ecossistema que reúne empresas, imprensa, comunidade e clientes.
Quer saber mais detalhes sobre esse case? A Karyna Pereira vai gostar de contar mais histórias sobre a Agroforte! Mas se o seu interesse é saber como implementar uma estratégia de Comunicação Integrada em seu negócio, pode marcar um café com a Diretora de Relacionamento da Estrutura de Comunicação, com certeza sua empresa tem um potencial que você ainda não está vendo. Mande um email para karyna@estruturadecomunicacao.com.br e marque agora mesmo essa reunião.
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