Bureau Moda Catarina aborda o uso da internet a favor do negócio


IMG_7760_2

Estreitar o relacionamento com clientes, sempre fez parte das estratégias de comunicação e marketing das empresas. Neste sentido, o projeto Moda Catarina, do SEBRAE/SC, realizou o Bureau de Moda – Marketing Digital – com empresários do polo de moda íntima, praia e fitness de Ilhota e profissionais com expertise no assunto.

No dia 01 de junho, empresários do polo de polo de moda íntima, praia e fitness de Ilhota, integrantes do Projeto Moda Catarina, realizado pelo SEBRAE/SC em parceria com a Prefeitura de Ilhota e Associação Empresarial de Ilhota, participaram do Bureau de Moda – Marketing Digital – que contou com as palestras de Julio Rodrigues e Cárlei Nunes Dellinghausen, especialistas na área de Marketing Digital.

Cárlei Nunes Dellinghausen, especialistas na área de Marketing Digital, defende que os empresários comecem a pensar no digital. Para isso, no Bureau é trilhado um caminho que inicia com o autoconhecimento da empresa, passa pela noção básica de público-alvo e concorrentes, até chegar em alguns aspectos importantes para o desenvolvimento da comunicação digital, que são: conteúdo, relacionamento e métricas.

Para o palestrante e gerente de branding e marketing digital, Júlio Rodrigues, atentar-se às ferramentas de marketing digital é de extrema importância para os empresários, pois atualmente é preciso lidar com um  novo perfil de consumidor, que busca, nos vários canais da internet, as melhores opções de produtos, preços e serviços. A concorrência não está apenas nas lojas do mesmo bairro. Ela está espalhada por todo o globo e cada vez mais nas mãos dos próprios consumidores, que utilizam as novas tecnologias para criarem suas próprias vitrines de vendas e geração de conteúdos, explica Julio.

Neste sentido, os clientes estão mais próximos e conhecê-los tornou-se fundamental na estratégia de qualquer empresa que queira sobreviver a este novo ciclo de consumo. Seja no varejo ou no atacado.

Por isso, atuar de forma assertiva no ambiente das mídias digitais e redes sociais, usando o e-commerce como plataforma de impulso e consumo, se tornou fundamental nos dias de hoje.

O palestrante sugere a inserção das micro e pequenas empresas no mercado digital através da criação de lojas virtuais para vendas Business to Business (B2B), principalmente. Uma espécie de “cooperativa online” com todos os fornecedores da região que atendam determinados pré-requisitos. Cárlei também apóia esta ideia, entendendo que unidas as empresas podem ser muito mais fortes no digital do que individualmente. Existe uma oportunidade latente em se tornarem autoridade nacional na fabricação de produtos moda íntima, fitness e praia, com a criação de estratégia de comunicação digital pertinente ao seu público-alvo, vislumbra a especialista.

Além de servir como ferramenta de apoio aos que já possuem representantes comerciais, e uma excelente alternativa de venda para os que não possuem representantes, a “cooperativa online” ajudaria a reduzir a distância entre compradores e vendedores, reduzindo o tempo de reposição de estoque dos clientes e podendo ser fomentada através de ferramentas simples como: e-mail marketing, televendas, facebookads, folders, entre outros, reforça Júlio.

O empresário Silvio Januário, da San Fit Confecções, participante do Projeto Moda Catarina – SEBRAE/SC – esteve no Bureau e considerou o evento extremamente válido para entender a forma de se comunicar nas mídias digitais. “É bom confirmarmos que estamos trilhando o caminho correto e também é muito bom receber dicas que ajudam a melhorar cada vez mais nossa performance nesse processo”, conclui Silvio.

Um encontro marcado pela troca de experiência e, principalmente, uma oportunidade de ampliar o olhar dos empresários para o Marketing Digital, imprenscíndivel na relação empresa/consumidor.

O próximo Bureau em Ilhota acontece no dia 20 de julho, e abordará o “Comportamento de Consumo”.

Sobre o Projeto Moda Catarina:

O Projeto Moda Catarina é um conjunto de ações voltadas para fortalecer, profissionalizar e promover o crescimento das pequenas e micro-empresas do segmento de moda e confecção do estado. O programa, desenvolvido pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina, SEBRAE/SC, promove o acesso à inovação de processos e produtos e às novas tecnologias, com o intuito de aumentar a competitividade das empresas participantes.

O projeto atende 140 empresas dos polos de Brusque, Ilhota e São João Batista, polos de Blumenau e Rio do Sul, polos de Florianópolis, Biguaçu, São José e Palhoça e polo de Criciúma, por meio de consultorias tecnológicas e de ações para o fortalecimento e a capacitação dos polos atendidos. A gama de atuação é diversificada, e as consultorias trabalham de acordo com a necessidade de cada empresa, em setores como design, sustentabilidade, qualidade e produtividade.

 

 

 

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo