O Instagram como aliado do Marketing Digital

Criado em 2010, o Instagram – rede social para compartilhamento de fotos e vídeos – se popularizou rapidamente, ultrapassando, em dezembro de 2014, os 300 milhões de usuários ativos, que publicam, a cada dia, mais de 70 milhões de fotos, as quais geram cerca de 1,2 bilhão de curtidas. O Brasil é o segundo colocado no ranking de usuários de Instagram, só perdendo para os EUA. Trata-se, portanto, de um grande espaço – que cresce diariamente – a ser explorado por empresas que desejam ampliar o alcance de sua marca e se aproximar dos clientes.

O Instagram permite interação rápida, como marcação de fotos, comentários e mensagens diretas, facilitando a navegação, e isso faz com que seu público seja bastante fiel. Recentemente, novidades, como a possibilidade de adicionar diferentes perfis a uma única conta, facilitando o trabalho dos administradores.

Conhecendo o mercado

Os usuários do Instagram são 53% mulheres e 47% homens, a maioria (67%) tem entre 18 e 34 anos. Pesquisadores apontam o Instagram como a melhor rede para atingir pessoas com mais de 25 anos, além disso, é a rede mais usada por famosos e formadores de opinião, que acabam atraindo grande público.

Publicidade na rede

Em abril de 2015, o Instagram passou a exibir anúncios publicitários, indicados como “patrocinados”, de oito grandes empresas-pioneiras no feed dos usuários. Em julho, o espaço começou a poder ser comprado por qualquer anunciante, com alcance segmentado de acordo com o nicho e o público-alvo da empresa.

Além das postagens patrocinadas, muitas empresas utilizam o Instagram para divulgar seus produtos e serviços. É o espaço ideal para mostrar o lado humano da empresa, contar histórias, mostrar as pessoas que trabalham para o crescimento da marca e atingir emocionalmente o público-alvo.

Acerte na publicação

  • A página (bio) deve conter o endereço de seu siteblog demais redes sociais, assim como outras formas de contato.
  • Varie o conteúdo das postagens. Não publique apenas seus produtos. Assuntos afins ao seu negócio despertam o interesse e aumentam o engajamento.
  • Utilize hashtags para aumentar a visualização das postagens e para buscar seguidores entre o público-alvo.
  • Acerte na frequência das publicações. Não deixe seu perfil sem atualizações por muito tempo nem poste muitas vezes. Comece com postagens por dia, em períodos diferentes, e veja a reação dos seguidores.
  • Cuide da qualidade das fotos e dos vídeos, pois são eles que passarão a imagem da sua empresa. Explore as ferramentas que o Instagram oferece.
  • Interaja com o público, deixando comentários nos perfis dos seguidores e, principalmente, respondendo rapidamente e de forma concisa às dúvidas e sugestões deixadas em sua página.
  • Organize promoções e sorteios, que são excelentes meios para engajar o público.

Lembre-se de que quanto mais a sua empresa utilizar as mídias digitais, mais será vista por seus clientes e maior será o alcance da sua marca. O ideal é conhecer cada ferramenta e traçar a melhor estratégia para seus negócios.

 

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