5 dicas para fazer das #hashtags uma aliada dos negócios

As hashtags são palavras-chaves precedidas do símbolo #. É uma ferramenta que funciona como etiqueta, formando uma espécie de banco de dados com conteúdo acessível a todos os usuários de determinada rede social que clicarem na hashtag (desde que o texto compartilhado esteja no modo “público”). O símbolo # seguido de uma palavra cria um link clicável, aumentando a interação entre os usuários. O uso das hashtags começou com o Twitter, seguido pelo Instagram, mas foi popularizado há dois anos, quando o Facebook passou a aceitar a marcação de palavras-chaves.

Para uma empresa, essa ferramenta é importante porque torna a marca acessível até para quem não segue a página. Ao criar ou utilizar uma hashtag relevante, a marca pode ser encontrada por usuários que busquem por palavras ou por assuntos determinados. Logo no primeiro mês, o uso dessa ferramenta por empresas no Facebook foi bastante relevante, 56% das maiores marcas com páginas nessa rede social utilizaram hashtags em suas publicações. É importante pensar nessa ferramenta como parte de uma estratégia de Marketing Digital e Produção de Conteúdo.

Embora tenham se popularizado rapidamente e pareçam uma ferramenta simples, as hashtags nem sempre são bem exploradas, muitos usuários desconhecem a potência dessas marcações e acabam não as utilizando da melhor maneira. Para não cair em nenhuma armadilha e garantir que sua postagem alcance o público desejado, separamos algumas dicas:

  • Prefira hashtags curtas, com até duas ou três palavras. Evite escrever frases muito longas. Lembre-se de que o sistema não reconhece espaço entre as palavras, ou seja, apenas a palavra após o símbolo # será clicável.
  • Não use uma hashtag somente porque “está na moda”. Suas marcações devem estar relacionadas ao assunto do texto. Além disso, se houver muitas pessoas usando a mesma hashtags, sua postagem ficará “perdida” entre muitas outras.
  • Cuidado com a ortografia e com a digitação! As chances de alguém buscar por uma palavra com o mesmo erro é praticamente nula, assim, sua publicação não será acessada.
  • Mesmo que as redes sociais permitam a postagem de muitas hashtags, prefira escolher algumas poucas, mas adequadas. O uso excessivo de marcações polui o visual da página e dificulta a leitura.
  • Faça combinações com o nome de sua marca e o tipo de produto anunciado. Por exemplo #LojaX #modapraia ou #LojaY #fitness. Utilizar palavras-chaves pontuais também é interessante: #LojaZ #Verao2016.

De maneira geral, tendo atenção ao propósito da postagem, cuidado com a escolha das palavras e moderação, as hashtags são excelentes aliadas para ampliar o alcance de suas publicações, interagir com os consumidores e promover sua empresa e seus produtos nas redes sociais.

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