Conheça os 6 erros de português mais comuns em blogs corporativos

Blog corporativo é uma ótima ferramenta do Marketing Digital para expor e vender a imagem de sua empresa, produto ou serviço. No entanto, para alcançar bons resultados, é preciso produzir conteúdo consistente e apresentá-lo em textos agradáveis e fáceis de serem lidos e compreendidos.

Um bom texto exige, além de domínio sobre o assunto e capacidade dissertativa, certo conhecimento das regras da língua. Problemas de ortografia ou de concordância, por exemplo, podem parecer desleixo, falta de cuidado, fazendo com que o autor perca credibilidade e leitores. Ninguém precisa ser um especialista em gramática nem escrever como Olavo Bilac, mas um pouquinho de atenção e pesquisa tornam o texto mais agradável e interessante.

Para que você não caia nas armadilhas da língua portuguesa, elaboramos uma lista com os principais problemas que encontramos no dia a dia em blogs corporativos (e também em outros sites e materiais impressos).

1. Erros de ortografia: “É com S ou com Z?”; “Escrevo com G ou com J?”; “Tem hífen?” – É comum fazermos essas perguntas ao escrever palavras como calabresa, tigela e bem-vindo. Outras palavras nos fazem quebrar a cabeça, por exemplo: exceção, ascensão, paralisado, pichação, anti-inflamatório, minissaia etc. Já que não há uma fórmula para decorar como se escreve cada palavra, o segredo é fazer do dicionário um companheiro constante.

2. Impropriedade vocabular: Um termo com nome complicado, mas fácil de ser percebido, trata-se de utilizar uma palavra no lugar de outra por falsa associação de sentidos. Por exemplo: descriminar/ discriminar; acerca/ a cerca; afora/ a fora; seção/ sessão/ cessão.

3. Uso dos pronomes e colocação pronominal: Os pronomes são um capítulo extenso nas gramáticas e geram muitas dúvidas. Resumidamente, os problemas mais comuns são a mistura de pronomes pessoais em um texto (tu/ você; teu/ seu; te/ lhe) e a posição dos pronomes átonos. Algumas dicas básicas para não errar na colocação pronominal: * Não se deve iniciar frases com pronomes; * Palavras negativas atraem o pronome – que deve ser colocado logo após a palavra, assim como advérbios e pronomes relativos, indefinidos e demonstrativos.

4. Os porquês: “Por que” pode ser usado como interrogação – Por que vocês se atrasaram? – ou com significado de “pelo qual” – Sei bem por que escolheram este restaurante.; “Por quê” é usado antes do ponto de interrogação – Maria, vais sair cedo por quê?; “Porque” é conjunção explicativa, que pode usada em respostas – Saí cedo porque me senti mal..; “Porquê” é substantivo e significa motivo, razão – Não entendi o porquê da ausência dele.

5. Crase: A regra mais simples é substituir por um termo masculino a palavra antes da qual aparece  a ou as. Caso o a ou as se transforme em ao ou aos, usa-se crase. Por exemplo: Luiz foi à escola./ Luiz foi ao colégio.

6. Uso da vírgula: Os gramáticos costumam descrever mais de vinte regras para o uso das vírgulas, mas a mais básica é nunca separar o sujeito do predicado com vírgula.

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo