Blog corporativo: 5 razões para investir na ferramenta

Toda boa estratégia de marketing digital deve ter postagens em blog corporativo como um dos pilares. Utilizando esse canal é possível atrair visitantes ao site da empresa. Dessa maneira aumentando o tráfego e gerando leads. Para isso, é necessário explorar corretamente a ferramenta e aproveitar todas as possibilidades que um blog oferece.

Além de publicar textos explicativos, artigos com opinião etc., é possível postar imagens (como fotos, tabelas, infográficos). Além de linkar e hospedar vídeos e áudios. Melhorando, assim, o posicionamento do site nas buscas orgânicas. E tornando a empresa uma referência em assuntos relacionados à área em que atua.

Seja qual for o tamanho ou o ramo da empresa, manter um blog corporativo com bons conteúdos e postagens regulares é interessante. Afinal, ajuda a posicionar, fortalecer e ampliar o alcance da marca no mercado.

Para quem ainda tem dúvidas sobre o porquê de ter um blog da sua empresa, listamos cinco razões para convencê-lo a investir nessa ferramenta. 

POR QUE INVESTIR EM BLOG CORPORATIVO É UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA DO MARKETING DIGITAL?

# 1 Melhora a posição da sua empresa em buscas no Google

O sistema de busca do Google se baseia em SEO (Search Engine Optimization). Explicando resumidamente, é um conjunto de técnicas utilizadas para ranquear os sites para responder melhor às buscas feitas pelos usuários. 

Investir em blog ajuda a melhorar o posicionamento e o alcance orgânico (não pago) da sua marca. Afinal, permite que seu público-alvo possa encontrar sua empresa pelo Google por meio de buscas de palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. 

Por exemplo, uma empresa do ramo de alimentos orgânicos em Santa Catarina. Se ela não tem um blog, provavelmente, aparecerá no resultado da busca por “alimentos orgânicos em Santa Catarina” em meio a dezenas de outras empresas do ramo.

No entanto, se essa mesma empresa mantém um blog no qual publica posts relacionados à saúde, à alimentação saudável, etc., todos esses termos podem ser incorporados à lista de palavras-chaves. Assim, a empresa pode aparecer como resultado em buscas de qualquer um desses termos.

Publicar conteúdo relevante com frequência faz com que seu site tenha mais páginas indexadas no Google. Com melhor posicionamento nas buscas, o tráfego no site tende a aumentar. E, por consequência, as chances de fechar bons negócios serão maiores.

# 2 Torna de sua empresa ou marca uma referência 

Além de atrair potenciais clientes, o blog corporativo é um espaço que possibilita oferecer conteúdo de qualidade sobre assuntos relacionados à sua área de atuação. Além de publicar artigos informativos seus ou de terceiros; explicar ou debater tendências de mercado. E ainda replicar e comentar novidades no setor ou tirar dúvidas dos leitores. 

Com isso, a empresa vai ganhando credibilidade e se tornando referência para pesquisas no assunto. Assim, sempre que um cliente ou possível cliente precisar sanar uma dúvida ou obter mais informação sobre determinado produto ou assunto, ele irá recorrer ou indicar o arquivo de posts do seu blog.

# 3 O investimento tem baixo custo e fica disponível pelo tempo que você quiser

Ao contrário das ferramentas de publicidade tradicional que exigem a criação de peças exclusivas. Estas feitas por diferentes profissionais, geralmente datadas e com tempo de veiculação restrito, as postagens em blogs corporativos podem ficar no ar o tempo em que a empresa achar necessário. Isso com baixo custo de investimento.

Enquanto uma campanha publicitária acaba após a vigência do contrato, os posts publicados em um blog ficam disponíveis por tempo indeterminado. E o melhor: quanto mais conteúdo for publicado, maior será a relevância da marca nos buscadores.

Existem inúmeras ferramentas para criação e publicação de blogs disponíveis na internet. Algumas delas são gratuitas e bastante eficientes. Se a sua empresa não tem um setor de marketing próprio, a dica é investir em uma agência de especializada. Um exemplo é a Estrutura de Comunicação, que conta com profissionais capacitados. Desde analista de marketing, redator, designer, fotógrafo e produtor de vídeo. Um time completo e pronto para planejar e executar a estratégia de marketing digital ideal para a sua empresa. Fale com a gente!

# 4 Permite interação com o público-alvo

Um blog permite interagir com o público, estreitar o relacionamento com seus clientes e atrair conquistar novos. Para isso, é importante manter um espaço para comentários e incentivar a participação dos leitores, seja com perguntas (que devem ser respondidas uma a uma) ou feedbacks.

Essa é uma maneira de fidelizar o público, fazendo com que leitores do blog possam se tornar clientes da marca. Para que isso aconteça, é necessário, também, manter uma periodicidade de atualização. Esta pode ser diária, semanal, quinzenal e até mensal. Tudo depende de análises de fluxo de leitores. Essas ações são realizadas através de ferramentas do próprio provedor ou por equipes especializadas.

A interação com o público e a análise de dados de acesso permitem adequar os conteúdos de acordo com as buscas. Os temas mais populares, o modo como os visitantes chegam até o blog, as palavras-chaves utilizadas etc., ajudando a melhorar ainda mais a qualidade das postagens.

# 5 Melhora o processo de vendas e traz excelentes resultados

Ter um canal de diálogo com público é fundamental. Principalmente quanto a pessoa ainda não está pronta para realizar a compra. Afinal, é através da conversa que a empresa ganha confiança do público. Ele pode sanar dúvidas e indicar o melhor momento para a realização do negócio. 

Desse modo, o processo de venda flui mais facilmente. E, ao concluir a compra, o cliente estará mais seguro. Assim, as chances de satisfação aumentam, e todos sabemos da importância da satisfação dos clientes para os negócios. Pois a satisfação leva à fidelidade, que, por sua vez, melhora a participação da empresa no mercado e traz lucros.

Possibilitar uma experiência de compra positiva aos seus clientes é essencial para o crescimento de uma empresa.  

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