A evolução tecnológica que vivemos intensamente nas últimas décadas causa constantes e intensas mudanças sociais, econômicas, ambientais, e com a comunicação é diferente. O modo e a rapidez quase vertiginosa como as notícias se espalham atualmente obrigaram veículos e profissionais da informação a se adaptar e buscar novos meios de chegar até o público. Alguns formatos, no entanto, se mantêm como importantes meios de comunicação, é o caso dos jornais escritos, telejornais e programas de rádio. Entre os muitos ramos da comunicação, o jornalismo adequa sua linguagem e seus métodos de atuação para passar a mensagem desejada. No meio corporativo, duas vertentes caminham lado a lado: a Assessoria de Imprensa e o Marketing Digital de Conteúdo.
Assessoria de Imprensa
Uma das atribuições da Assessoria de Imprensa – e talvez a mais conhecida – é colher informações de seus clientes (organizações, empresas, profissionais liberais, atletas etc.) que possam ser notícias e as transformar em conteúdo jornalístico – como artigos, matérias, notas – para ser distribuído aos veículos de comunicação para ser publicado de forma espontânea.
A Assessoria fornece informações seguras e consistentes sobre seus assessorados e cuida do relacionamento destes com a imprensa, disponibilizando materiais de divulgação (press kit e releases, por exemplo).
Além disso, através do Media Training, também prepara representantes da empresa para atuarem como porta-vozes, posicionando-se da melhor maneira diante de jornalistas.
Também é papel da Assessoria de Imprensa criar rede de relacionamentos, elaborar e atualizar mailings e gerenciar crise, mantendo os veículos de comunicação informados sobre as atividades de seus assessorados.
É uma atividade que aumenta a visibilidade da empresa, fortalecendo a marca, com notícias que transmitam credibilidade e respeitabilidade.
Marketing Digital de Conteúdo
Trata-se do conjunto de ações estratégicas no qual a empresa cria canais próprios de divulgação de seus produtos ou serviços – como Blogs Corporativos e E-mail Marketing –, expandindo a atuação e alcançando potenciais clientes além das mídias tradicionais, além de fidelizar o público-alvo através da produção de conteúdos que interessem a esse público.
Por transitar por diversos meios, o Marketing de Conteúdo permite grande envolvimento e interação da marca com seus clientes, e, ao disponibilizar materiais atraentes, a empresa não somente divulga seus serviços e produtos, como também se torna referência na sua área de atuação.
O Marketing Digital pode ser feito visando diferentes resultados: melhorar a posição do site/blog em ferramentas de buscas; gerar e nutrir leads; converter novos clientes e reter e fidelizar os antigos; atuar no suporte e atendimento ao cliente.
Combinando os serviços
Para alcançar os resultados ideais com a comunicação, o ideal é unir Assessoria de Imprensa e Marketing Digital de Conteúdo, investindo em diversas frentes e tirando proveito do que cada serviço oferece de melhor.
Na ESTRUTURA de Comunicação você encontra uma equipe preparada para pensar em estratégias personalizadas de Assessoria de Imprensa e de Marketing Digital, que atendam às necessidades de sua empresa.
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