Há muito tempo, a maior rede social do mundo, o Facebook, deixou de ser uma rede para encontrar e fazer amigos e se tornou também um canal de relacionamento entre empresa e cliente e um espaço de propaganda e vendas de produtos e serviços, e, o melhor de tudo: possui grande alcance e a possibilidade de explorarmos seu potencial gratuitamente.
O Facebook, de certo modo, amplia e amplifica a tradicional propaganda “boca a boca”. Quando a empresa promove uma ação interessante e bem executada, seus resultados podem ser compartilhados incontavelmente pelos seguidores, que se tornam porta-vozes da marca. Da mesma forma, um comentário negativo pode atingir números inimagináveis. Por essa razão, as atividades de uma empresa nessa rede social devem ser planejadas dentro de uma estratégia de marketing, a fim de contemplar da melhor forma o público-alvo e possíveis clientes – os quais podem ser atingidos indiretamente, por meio dos compartilhamentos, curtidas ou comentários.
O conteúdo que aparece no feed de cada pessoa é oferecido através de algoritmos gerados com base na interação do usuário com as páginas, nas curtidas e comentários em determinadas postagens, com isso, as fanpages precisam se adaptar para atingir seu público-alvo e aumentar o alcance orgânico (não pago) das publicações.
Assim como em toda estratégia de comunicação, é preciso ter um foco e agir a partir dele. Dê uma cara às suas publicações, isso facilita o reconhecimento do público. Ser “mobile-friendly” é importante também, pois é cada vez maior o número de usuários via tablet e smartphone. Adapte a linguagem ao público, seja claro e direto, ilustre posts com imagens, produza vídeos e lance mão de conteúdos que chamem atenção dos leitores e gerem engajamento.
Confira outras dicas para que sua publicação não passe em branco!
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