Aprenda a explorar o Facebook para aumentar o alcance de sua marca

Há muito tempo, a maior rede social do mundo, o Facebook, deixou de ser uma rede para encontrar e fazer amigos e se tornou também um canal de relacionamento entre empresa e cliente e um espaço de propaganda e vendas de produtos e serviços, e, o melhor de tudo: possui grande alcance e a possibilidade de explorarmos seu potencial gratuitamente.

O Facebook, de certo modo, amplia e amplifica a tradicional propaganda “boca a boca”. Quando a empresa promove uma ação interessante e bem executada, seus resultados podem ser compartilhados incontavelmente pelos seguidores, que se tornam porta-vozes da marca. Da mesma forma, um comentário negativo pode atingir números inimagináveis. Por essa razão, as atividades de uma empresa nessa rede social devem ser planejadas dentro de uma estratégia de marketing, a fim de contemplar da melhor forma o público-alvo e possíveis clientes – os quais podem ser atingidos indiretamente, por meio dos compartilhamentos, curtidas ou comentários.

O conteúdo que aparece no feed de cada pessoa é oferecido através de algoritmos gerados com base na interação do usuário com as páginas, nas curtidas e comentários em determinadas postagens, com isso, as fanpages precisam se adaptar para atingir seu público-alvo e aumentar o alcance orgânico (não pago) das publicações.

Assim como em toda estratégia de comunicação, é preciso ter um foco e agir a partir dele. Dê uma cara às suas publicações, isso facilita o reconhecimento do público. Ser “mobile-friendly” é importante também, pois é cada vez maior o número de usuários via tablet e smartphone. Adapte a linguagem ao público, seja claro e direto, ilustre posts com imagens, produza vídeos e lance mão de conteúdos que chamem atenção dos leitores e gerem engajamento.

Confira outras dicas para que sua publicação não passe em branco!

  • Tenha o Facebook Insights como aliado: Essa ferramenta permite mensurar o desempenho dos conteúdos da sua página, fazendo com que conheça mais seu público e adapte suas publicações às preferências dele. Com o Facebook Insight você pode saber quem (gênero, idade) e de onde são seus curtidores, quais os hábitos deles enquanto estão logados, acompanhar os likes e comentários e, com isso, verificar o alcance e o engajamento de cada postagem.
  • Marque outras páginas: Linkar fanpages de empresas parceiras, de marcas que são tendência e ou páginas de determinadas pessoas formadoras de opinião é uma forma de aumentar a visualização da sua postagem, que será mostrada a amigos ou curtidores das pessoas ou empresas marcadas.
  • Aposte no conteúdo visual: Diversos estudam indicam que imagens são processadas pelo nosso cérebro 60 mil vezes mais rapidamente que textos. Combine boas imagens com textos curtos e certeiros para chamar atenção do leitor. Publicar vídeos também é uma boa opção.
  • Saiba a hora certa de postar: Utilize os dados gerados pelo Facebook Insights para conhecer melhor os hábitos de seus clientes. Em qual horário costumam estar online? Por quanto tempo permanecem logados? A partir daí, programe seus posts para que sejam vistos pelo maior número de usuários. Aumentar a frequência das postagens é importante, sempre tomando cuidado de não “bombardear” o cliente com muitas publicações. Encontre a medida ideal para não acabar sendo bloqueado.
  • Interaja com os leitores: Crie enquetes, faça perguntas, peça opinião e, principalmente, responda às perguntas e mostre-se aberto a sugestões e críticas. Contar com uma equipe especializada em marketing digital facilita esse processo e é fundamental caso precise gerenciar uma crise.
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