No Brasil, 80% da população vive em ambiente urbano e, com a chegada do verão, a ameaça de falta de luz já começa a preocupar. Como a grande parte das cidades turísticas, Florianópolis recebe diversos visitantes no verão e acaba sofrendo com a falta de alguns serviços básicos, e a falta de energia é um dos maiores.
Atualmente, o mercado catarinense já sinaliza soluções para essa demanda, e existem algumas soluções para fugir da crise energética. Uma delas é gerar a própria energia, limpa e renovável. Aqui em Santa Catarina isso já é possível através do sistema fotovoltaico. A Quantum Engenharia Elétrica é uma empresa que viabiliza essa alternativa, transformando energia solar em energia elétrica. O processo é simples: com a instalação de um painel de captação solar, a sua casa pode se tornar usina de energia. A sobra do recurso que não é utilizado no local pode ser transferida para outro endereço ou, ainda, ir para a rede concessionária do município. Em troca, o consumidor ganha um abatimento na conta de luz.
Para aderir ao sistema, é preciso apresentar um projeto à concessionária de energia do município. Se aprovado, o consumidor deve arcar com a troca do medidor de energia da residência. O retorno de investimento varia de seis a dez anos, porém, onde a radiação solar é maior e a taxa de energia é mais alta, o retorno é mais rápido. Com esse investimento, é fomentada a economia na geração, no consumo, na transmissão e distribuição de energia no Brasil.
“Hoje, qualquer cidadão, pode ter um gerador de energia fotovoltaica limpa e sustentável em sua residência, comércio ou indústria, deixando de pagar energia elétrica todos os meses para a concessionária e contribuindo para a preservação do meio ambiente. O retorno do investimento varia de seis a dez anos, porém, com a alta da energia elétrica aplicada já este ano, e prevista para os próximos três anos, o retorno será bem mais rápido”, explica o Engenheiro Eletricista e Diretor da Quantum, Gilberto Vieira Filho. Segundo ele, as placas solares têm vida útil em torno de 35 anos e exigem pouca manutenção, porque não usam motores nem recursos mecânicos de movimento. A expectativa é que os custos diminuam com crescimento do mercado.
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.