Recentemente, a Estrutura de Comunicação promoveu uma ação de entrega de press kit com alguns de seus clientes (Floripa Shopping, Quantum Engenharia e COF – Centro Otorrinolaringológico Florianópolis). O kit trazia máscaras de proteção para que profissionais da imprensa possam se cuidar ainda mais durante a pandemia da Covid-19.
Em tradução livre, press kit significa “kit de imprensa”, ou seja, é uma ferramenta de estratégia de comunicação e relacionamento entre uma marca e a imprensa. Esses kits são compostos, geralmente, de um brinde que faça menção a um produto ou serviço oferecido pela empresa e um release (material informativo a respeito do produto em questão e da marca que está promovendo a ação).
Esse é um recurso tradicionalmente usado pelas assessorias de imprensa antes do lançamento de um produto / serviço ou de um evento com a finalidade de gerar mídia espontânea e de ampliar o relacionamento com a imprensa.
Nos últimos anos, os press kits vêm sendo utilizados também como estratégia de inbound marketing, com foco em influenciadores digitais e produtores de conteúdo, e com demais stakeholders (fornecedores, parceiros, funcionários) – dependendo do planejamento e do propósito da ação.
A grande importância de distribuir press kit é a geração de mídia espontânea – seja nos veículos tradicionais de comunicação (jornais e revistas, principalmente), seja em sites, blogs ou perfis dos influenciadores nas redes sociais.
Com isso, há um aumento da visibilidade do produto, do serviço ou do evento, fortalecendo a marca no mercado e ampliando a possibilidade de negócios. No fundo, as distribuições de press kit são pautadas na máxima “quem não é visto não é lembrado”.
Outra vantagem importante dessas ações é o custo. As inserções pagas em mídias impressas ou em mídias digitais costumam ser caras. Para se ter uma ideia, um influenciador em início de carreira costuma cobrar entre mil e três mil reais por um Instagram Stories de 10 a 15 segundos.
O custo-benefício das ações com press kit é um grande atrativo, por isso, a estratégia é indicada para empresas de diversos portes e áreas de atuação.
Para alcançar o efeito desejado, é preciso segmentar os jornalistas e influenciadores de acordo com áreas de interesse e de atuação. Do mesmo modo, é necessário conhecer, mesmo que superficialmente, a vida pessoal de quem vai receber o material, para que a ação não tenha efeito contrário.
Por exemplo, é preciso saber se uma jornalista tem filhos pequenos ou se passou por algum por algum trauma relacionado à maternidade antes de enviar um press kit de uma loja de roupas de crianças; ou jamais convidar um influenciador vegano para um evento de abertura de uma churrascaria. Nesses casos, a repercussão pode ser bastante negativa.
Além de sinergia entre a marca e os profissionais, é fundamental que o press kit traga objetos interessantes e úteis, para não se tornar somente mais um “brinde” que acaba encalhando nas mesas de trabalho ou esquecidos nos cantos das casas.
Do mesmo modo, deve-se priorizar pelo conteúdo do release, levando informações necessárias e que sejam de interesse do público-alvo da marca e do veículo de comunicação.
Planejamento: Para que a ação traga os resultados desejados, ela precisa ser planejada, isto é, ter bem definidas as personas a quem se destina. Para isso, deve-se considerar a faixa etária, a localização geográfica, as preferências pessoais e o estilo de vida.
Objetivos: Enviar um press kit pelo simples ato de mandar um presente da marca para os profissionais é jogar tempo e dinheiro fora. Antes de criar um press kit, tenha – de modo claro – os propósitos da ação e os resultados esperados.
Criatividade: Na hora de escolher os itens que irão compor um press kit, seja criativo, mas sem que isso signifique perder de vista a utilidade e a identificação do objeto ofertado com a marca, principalmente em datas comemorativas, quando os profissionais costumam receber um volume enorme de press kits.
Tenha em mente de que o press kit, quando parte de uma estratégia de comunicação, é bastante eficiente para fortalecer a marca e gerar autoridade no mercado. Porém, por ser uma ferramenta poderosa, deve ser usada com conhecimento.
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Estrutura de Comunicação
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