A importância da indústria da reciclagem

Empresas transformam resíduos, que seriam desperdiçados, em matéria-prima para indústria

Reciclagem é a atividade de recuperação e revalorização da matéria-prima descartada, que se transforma em um novo produto, retornando ao ciclo de produção. A importância da reciclagem está atrelada ao desenvolvimento sustentável de uma região, não só ao meio ambiente, mas também aos aspectos sociais e econômicos. Para ter uma ideia cada brasileiro produz cerca de 1 quilo de lixo por dia. Se este número for multiplicado pela quantidade de pessoas de vivem no país, o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia.  

A reciclagem de papel, garrafas pet e alumínio são atividades bastante conhecidas no Brasil. O que poucas pessoas imaginam é que existe também uma indústria de reciclagem de proteína animal. Esta alternativa em expansão tem dois exemplos no estado de Santa Catarina, que reaproveitam toneladas de resíduos bovinos e de peixes que seriam descartados. Para contribuir com o mercado de reciclagem as empresas, Marinho, com sede em Camboriú, e Agroforte, nas cidades de Laguna e Biguaçu, beneficiam por dia, cerca de 200 e 300 toneladas, respectivamente, de resíduos de proteína animal que iriam parar em aterros sanitários ou lixões. 

De forma consciente e contando com a parceria de açougues, peixarias e mercados públicos, a Marinho e Agroforte transformam todo esse resíduo em farinha óleo e sebo. Desse insumo 25% é farinha, 5% é óleo e 70% é agua, que a empresa devolve dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes para o meio ambiente.  

Saiba como é feito esse reaproveitamento:

 – Coleta: a fase da coleta é feita em parceria com açougues, peixarias, filetadores e mercados públicos que descartam os resíduos, que iriam para lixões e aterros, nos caminhões da Agroforte e Marinho.

 – Cozimento: Assim que o resíduo chega à indústria ele passa primeiro pela fase de cozimento que “frita” o alimento para dessecar.

– Separação de fases: (água | secador | óleo) Aqui o resíduo é triturado e dividido em água, farinha e óleo.

– Processamento: (água | farinha) Nessa fase a água e farinha vão para as Estações de Tratamento onde passam pelo processo de refinamento e purificação.

– Destino Final: E para finalizar a matéria-prima está pronta para voltar ao ciclo de produção, como insumo de ração para pets de alta qualidade.

 

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo