10 funções que uma Agência de Comunicação exerce pela sua empresa

10 funções que uma Agência de Comunicação exerce pela sua empresa

Até não muito tempo, a ideia geral que se fazia do responsável pela comunicação de uma empresa poderia ser resumida em basicamente três funções: a) comprar anúncio no jornal para vender um produto; b) organizar um café com potenciais compradores; c) enviar fotos do evento para a coluna social do jornal. Isso mudou, e muito, tornando a comunicação área estratégica para qualquer negócio. Tanto que ficou grande demais para apenas um colaborador dar conta. Por isso, neste post blog, vamos abordar 10 motivos para contratar uma agência de comunicação.

A forma de consumir jornais, rádios, TVs e, até mesmo, anúncios mudou: tudo isso agora também está na internet. Acessados por meio de celulares, esses conteúdos chegam a milhões de pessoas em todas as partes do mundo em poucas horas. Notícias, diversão, compras, tudo consumido de forma on-line. É muita oportunidade a ser explorada, e com o máximo de atenção. Porque também está muito mais fácil expor um serviço malfeito. Por isso, o setor de comunicação da empresa deve ser visto como investimento necessário.

E é trabalho para uma equipe. Vivemos a chamada Era da Informação, ou Era Digital, designações dadas a este período iniciado no meio para o fim do século XX e marcado pela difusão da informática e da internet. São tempos de hiperconectividade e propagação de dados de forma instantânea, o que causou uma revolução na forma de se comunicar, requerendo, cada vez mais, um olhar 360. Afinal, relacionamentos são vias de mão dupla e precisam ser bem cultivados. Dito tudo isso, confira 10 motivos que incentivam a contratação de uma empresa especializada para cuidar da sua comunicação.

10 funções que uma Agência de Comunicação exerce pela sua empresa

1) Planejamento integrado

A primeira ação que uma agência especializada em comunicação faz é estudar, projetar e executar um plano integrado de comunicação. Ou seja, mergulha no negócio e desenha estratégias capazes de atingir o público-alvo, a famosa persona. Isso envolve posicionamento de marca, organização de campanhas de marketing, gestão das redes sociais e assessoria de imprensa. Tudo com foco nos resultados projetados pelo negócio e garantindo o zelo necessário pela imagem da empresa e o bom relacionamento com clientes, parceiros e imprensa. 

2) Posicionamento da marca 

A comunicação corporativa está cada vez mais próxima do jornalismo, produzindo conteúdo com objetividade, dados e rapidez. Para um resultado efetivo, é preciso contar com equipe que estude e entenda o negócio para, então, decidir qual a melhor estratégia de atuação e exposição da marca. Só assim será possível abdicar do antigo método metralhadora para um tiro de estilingue bem dado. Ou seja, atingir quem realmente é seu público-alvo.

É com foco ajustado corretamente que as portas se abrem para a conectividade e a fidelidade. Isso resulta em relacionamento saudável e defesa espontânea da marca. Ainda, cada vez mais é necessário produzir conteúdo de qualidade para seu próprio canal, seja um portal ou blog. Nele deve-se mostrar o que a empresa faz, apresentar cases de sucesso e disponibilizar conteúdos que possam servir de fonte para jornalistas consultarem em caso de dúvidas ou mesmo para criarem pautas.

3) Informação com profundidade

Foi-se o tempo em que a assessoria de imprensa apenas enviava releases. O trabalho deve ser executado por profissionais treinados, se possível com vivência em redações, para entrega de matérias prontas. Com a correria dos dias atuais, as assessorias tornaram-se verdadeiras agências de conteúdo. Com isso, textos construídos com profundidade, contendo dados oficiais do setor e entrevistas internas, emplacam muito mais e até com publicação na íntegra. Ainda, munidos de dados, também atraem o olhar dos produtores, ampliando a possibilidade de convites para entrevistas exclusivas e ao vivo.

4) Presença no lugar certo

Além de uma matéria interessante, é preciso entregá-la no endereço certo. Por isso, não se deve contratar uma assessoria pensando em ter um número fixo de publicações espontâneas com exposição da sua marca na mídia por mês. É frustração na certa. Simplesmente porque a decisão de publicar está fora do controle dos assessores.

Porém, são eles que estudarão o negócio e entenderão qual o nicho de atuação e quais contribuições em conteúdo podem oferecer aos portais, jornais, rádios e TVs especializados. Assim, quando ocorre a publicação, é mais assertiva, pois será entregue diretamente ao público-alvo. Ou seja, não adianta querer apenas sair no principal jornal do país, se o seu cliente está centrado em uma cidade do interior. São as publicações nos veículos com foco no seu negócio que trarão os resultados desejados. 

5) Entrega de relevância

A atuação conjunta da equipe de gestão das redes sociais e de assessoria de imprensa fortalece a relevância da marca. É o jornalista treinado que olhará para o negócio selecionando o que pode atrair o interesse da mídia. Para isso, precisa ter acesso às informações e, principalmente, às pessoas. Uma assessoria de sucesso precisa de cumplicidade, confiança e tempo. Assim, será capaz de produzir conteúdo de relevância e de conquistar espaços na mídia especializada no seu público-alvo.

Uma vez atingido esse objetivo, passa a bola para a equipe das mídias, que destacará esses resultados, mostrando a atuação da marca, conversando com os seguidores e parceiros em potencial, respondendo dúvidas e estreitando laços. Esse relacionamento é fundamental para o bom ranqueamento do material trabalhado por outro braço, o do marketing digital.

6) Gestão das redes sociais

O trabalho de gestão das mídias sociais está profissionalizado. Já não é possível simplesmente postar fotos eventualmente ou apenas em datas comemorativas. É preciso ter estratégia, estudar os melhores dias e horários para atingir o seu público-alvo, interagir, propor brincadeiras e, claro, monitorar e responder. É por meio das redes sociais que estão sendo fechados milhares de negócios e parcerias atualmente. 

7) Estratégia em marketing digital

Faz tempo que a internet virou palco para as principais ações de vendas. Porém, em tempos de pandemia, torna-se ainda mais importante. Ter boas estratégias de marketing digital é fundamental para encantar e satisfazer os clientes, o que vai muito além da oferta de um produto ou serviço de qualidade.

É preciso cativá-los com entrega de conteúdos que realmente lhes interessem, assim como promover ofertas e experiências que os façam concluir a jornada de compra. E isso exige vários estudos, que podem incluir, por exemplo, reformulação do site para um design responsivo, limpo e bonito, ações de e-mail marketing e criação de campanhas no Google ADS e no Facebook ADS. Uma equipe especializada será capaz de avaliar todos os aspectos e traçar o melhor caminho.

8) Relacionamento com a imprensa

Produzir um bom conteúdo, com profundidade e informações atuais, e enviar à imprensa é meio caminho para o sucesso na forma de publicação. É preciso também ter bom relacionamento. O assessor deve enviar material pronto para seus contatos nas redações, assim como oferecer informações específicas e colocar-se à disposição para marcar entrevistas exclusivas. Com a oferta de bons materiais e disposição para conseguir os dados pedidos pela imprensa, cria-se um relacionamento de confiança. 

9) Gestão de crise

Sim, às vezes as coisas saem errado. Portanto, é preciso estar preparado para esse momento. Equipe de assessoria atuando com bons contatos na imprensa é fundamental. Desta forma, caso ocorra algum problema com sua empresa ou denúncia, o jornalista buscará a assessoria para esclarecer os fatos e dar a versão oficial antes de qualquer publicação. Dessa forma, com comunicação transparente, o trabalho das redações é facilitado e evita-se maiores danos à marca.

10) Consultoria

Por fim, nossa lista destaca a consultoria. As agências de comunicação que oferecem projetos integrados contam com profissionais especializados que atuam em 360. Ou seja, trabalham com produção de releases, post blogs, vídeos, peças publicitárias e gestão de relacionamento nas redes sociais. Desta forma, dispõem de conhecimento e experiência para entrega dos projetos propostos, assim como podem atuar como consultores para qualquer imprevisto – e os dias atuais estão cheio deles.

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Estrutura de Comunicação

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